As análises aqui contidas não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de sugestão de compra ou venda de ativos financeiros. Qualquer decisão de compra ou venda de ações, títulos e valores mobiliários deverá ser baseada em informações públicas existentes sobre os referidos títulos, sendo a decisão de investir de inteira responsabilidade do leitor, não cabendo ao autor das postagens qualquer responsabilidade por eventuais perdas de qualquer investidor.
domingo, julho 30, 2006
Apostilas de Análise Técnica
- Análise Técnica - Gráfico de Barras;
- Tudo sobre o gráfico Ponto&Figura;
- A matemática do Mercado;
- Um trading System simples e eficiente.
Na compra da apostila o leitor terá suporte via e-mail para tirar qualquer dúvida que fique pendente na leitura do material adquirido.
Informações e pedidos: hsantos10@hotmail.com
Agradecimentos
apligraf.com.br e stockcharts.com
BOVESPA rumo às estrelas
Acima gráfico de barras semanal do IBOVESPA
Acima gráfico Ponto&Figura diário do IBOVESPA
A BOVESPA surpreendeu na sexta feira, rompendo uma resistência forte em 37.000 pontos que é chamada Linha do Pescoço de uma figura importante: Ombro-Cabeça-Ombro invertido. Esta figura é um sinal de forte alta. Resistências de curto prazo: 37.600 e 38.700. No médio prazo deverá testar o topo histórico em 42.100 pontos.
Projeções gráficas: 44.000, 46.200 e 48.000 pontos ainda este ano.
Sucesso, vai ter festa no Apê.
Dow Jones pode ter alta forte
Gráfico de barras diário do Dow Jones
O índice Dow Jones tem grandes chances de provocar uma forte alta no médio prazo pois sinalizou compra no Estocástico (inclusive com uma divergência de alta mais a posição de oversold). Tem uma resistência em 11.257 que se rompida formará em definitivo uma figura conhecida como "W" que siginifica alta. Não deve subir direto para testar seu topo máximo em 11.670 pois se enconta em área de overbought. Uma subida nos preços do petróleo pode retardar a grande alta.
sábado, julho 29, 2006
PETRÓLEO VAI SUBIR EM BREVE
quinta-feira, julho 27, 2006
BOVESPA meio zonzo
O IBOVESPA ficou animado c0m os americanos mas estes como não são trouxas venderam hoje porque amanhã pode ser pior. O índice subiu +1,39% mas faltou ar e ele recuou fechando com +0,80% em 36.887. Rompeu 37.000 e deu compra no Ponto&Figura. Amanhã é o dia D.
Resistência no gráfico de barras em 37.000 e suporte em 35.200 pontos. Haja coração.
Vejam os dois gráficos Barras e P&Figura.
Dow Jones ameaça derrapar
O Dow Jones iniciou o dia em alta subiu bem mas não aguentou as patadas dos ursos (que se mudaram para o Líbano). Fechou estável. O Petróleo ameaça com os touros e pode subir bem. O momento é de reflexão porque vem o fim de semana e sexta é dia de venda.
Resistência em 11.250 e suporte em 11.070 pontos
quarta-feira, julho 26, 2006
IBOVESPA não consegue romper 37.000
A BOVESPA oscilou muito hoje. Abriu em baixa e chegou a atingir 36.951 pontos, mas não teve força para romper a resistência da figura em 37.000 pontos. Caso o Dow Jones sinalize venda poderá fazer correção de curto prazo. Se romper os 37.000 pontos vai dar alegria aos comprados e chance de novas entradas. Vamos ver quinta e sexta como se comportarão os mercados.
Dow Jones encontrou os ursos
O índice Dow Jones esteve negativo até as 12h; depois subiu mas enfraqueceu em virtude do aumento nos preços do petróleo. Está entrando em área de sobrecomprado e pode recuar nos próximos dias. Não rompeu resistência no gráfico de Barras. Vamos ver como se comporta na quinta e sexta. Poderá influenciar o IBOVESPA.
Petróleo sujou
terça-feira, julho 25, 2006
QUEM SABE FAZ A HORA
Você não ficar aí sentado, vendo as oportunidades de ganho em Bolsa passarem na sua frente, vai?
Inscreva-se logo e ganhe um brinde especial.
Detalhes neste blog ou em hsantos10@hotmail.com
O mercado sorriu hoje - IBOVESPA
Impulsionada pelos mercados americanos a BOVESPA deu uma boa arrancada rumo a valores mais altos. Fechou com +1.19% de alta em 36.656 pontos. Tem resistências em 37.000 pontos (linha de pescoço do OCO invertido, 37.600 e 38.700 pontos). O rompimento da LP (em 37.000) projeta o mercado em 44.000 pontos o que é razoável. Não vai de uma vez só pois deverá encontrar barreiras de sobrecomprado no Estrocástico. Acredito em uma ida a 40.000 pontos, um recuo e depois uma arrancada até 48.000 pontos no final de setembro ou início de outubro.
Os mercados sorriram hoje - D. Jones
Os mercados americanos operaram em baixa uma boa parte do dia. Somente a partir das 14:40h (hora de Brasília) é que iniciaram uma forte arrancada fechando todos com boa valorização.
O Dow Jones fechou em 11.110 pontos com alta de +0,53%. Este mercado está formando um "W", que significa reversão de tendência para cima. Próximas resistências 11.140, 11.250 e 11280 pontos. Esta alta vai influenciar a BOVESPA.
segunda-feira, julho 24, 2006
BOVESPA com jeito de alta
Como eu havia previsto antes os mercados subiram bem no dia de hoje.O Dow Jones subiu 1,80% e está formando uma figura chamada W.
A BOVESPA, lógico, acompanhou os gringos e fechou com mais 2,10% de alta em 36.257. Amanhã se ultrapassar o nível de 36.750 dará compra no Ponto&Figura.
No gráfico de barras há uma figura em formação de Ombro-Cabeça-Ombro invertido com resistência em 37.800 (linha do pescoço). Até lá é festa no médio prazo e cautela no curto.
sábado, julho 22, 2006
Para ganhar tem que aprender as regras
Curso mercado de ações sem segredo
turbinado com trading system eficiente mais A matemática do mercado
Agora sua chance de operar na Bolsa com sucesso. O curso campeão “Mercado de Ações sem segredo”, tem ajudado centenas de pessoas a investirem em Bolsa de maneira eficiente e lucrativa. O curso foi agora turbinado com mais duas ferramentas:
MAIS A MATEMÁTICA DOS MERCADOS.
· Um olhar para o mercado através de quatro janelas distintas que ajudam a investir com mais certeza e segurança; um gráfico confirmando outro ou antecipando reversões de tendência.
1) Sete fórmulas para se projetar preços nos mercados de alta e nos de baixa;
2) Fórmulas para se calcular 3 níveis diários de Suporte e de Resistência dos preços (qual será o “range” do dia seguinte);
3) Fórmulas para se operar na abertura dos mercados visando operações de Day Trading;
4) Fórmulas para se saber se o dia seguinte é mais propício à compra ou à venda das ações;
5) Fórmulas de variação dos preços do dia usando os preços de abertura;
6) Fórmulas para estabelecer novos topos e fundos importantes que geram reversão das tendências;
7) Números de Fibonacci:
Cálculo de retração dos preços;
Cálculo da extensão dos preços;
Cálculo da expansão dos preços;
Cálculo da projeção de preços objetivos;
Cálculo para determinar o próximo topo ou fundo de um ativo (cálculo da época ou data em que o mercado, deverá mudar de tendência).
No total são 47 fórmulas matemáticas para ajudar na tomada de decisão em diferentes situações de mercado!
8) Como limitar as perdas quando o mercado se volta contra você: os diversos tipos de ordens “Stop” para garantir sua lucratividade.
9) Aprendizado da Operação em Pirâmide, visando preservar seu patrimônio e permitir que você esteja sempre nos mercados certos na hora certa.
- Aula com apresentação dinâmica, de aprendizado prático, com orientação personalizada ao aluno dada pelo instrutor;
- Apresentação em Power Point;
- Material de apoio total para prática em aula; não traga nada de casa;
- Apostila com toda a teoria necessária;
- Educação continuada à distância via Internet. O aprendizado não pára com o término do curso.
2 – Horário: das 8:30h às 18h;
3 – Local: a confirmar (deve ser no Centro ou em Copacabana)
4 - Investimento - R$ 500,00 à vista mediante depósito até o dia 28 de julho em nome de:
Banco do Brasil
Agência: 2810-X
C/C: 11.191-0
· Indique um amigo. Você e ele terão um desconto de R$50,00 erior);
Após efetuar o depósito, informar por e-mail ou fax a data e a agência do Banco do Brasil onde foi feito o depósito.
Levar comprovante no dia do curso.
Inscrições e informações adicionais:
e-mail: hsantos10@hotmail.com;
Tel: 21 25656261
Como referência sou a pessoa que está morando em Recife e fiquei em frente a você durante o curso.
Gostaria de parabenizá-lo pela didática, objetividade, simplicidade na apresentação dos dados e agradecer pelo curso.
Na minha opinião foi muito bom o curso e atingiu toda a minha expectativa.
Fui ao encontro da matemática do mercado, aperfeiçoamento do trading system e gráfico ponto figura (informações iniciais).
Imaginei pelo tempo do curso, somente 1 dia, que poderia ficar alguma coisa para traz, e no meu a questão do ponto e figura (ou se não ele é muito mais simples do que eu imaginei); não ocorreu isto.
Já fiz outros cursos, mas nunca tinha tido contato com o gráfico de ponto figura, talvez também as minhas duvidas estejam ligadas a ser o ponto figura uma coisa nova para mim (acredito que isso é super natural e irá depender de mim o estudo e aplicação a partir de agora).
Estarei aplicando as metodologias e as matemáticas aprendidas, e caso haja alguma duvida gostaria de saber se existe a possibilidade de mantermos um canal para de vez em quando eu lhe solicitar esclarecimentos sobre a metodologia.
De qualquer forma os meus parabéns e muito obrigado.
Sucesso e muitos ganhos a todos nos.
Victor Hugo (Recife)
Antonio – RJ
Gostaria de cumprimentá-lo e agradecer pelo curso, onde pudemos obter uma grande gama de informações e técnicas extremamente úteis vindas de um profissional de longa experiência no mercado de ações.
Muito obrigado, abraço.
Luiz Alberto. RJ
Com o aprendizado recebido nos dois cursos brilhantemente ministrados pelo senhor, já estou querendo tomar as minhas primeiras decisões de investimento usando o seu trading system.
André Macedo RJ.
Eduardo
Faça o curso e comprove – inscreva-se já!
BOVESPA fez correção da alta
Gráfico de barras semanal do IBOVESPA
Gráfico de barras diário do IBOVESPA
Nos dois últimos dias a BOVESPA corrigiu a forte alta da quarta feira. Os mercados estão intranquilo e isto sempre ocorre após uma baixa que deixa muitas mazelas; as feridas ainda estão abertas e o medo persiste, principalmente para quem entrou na subida sem estar preparado, baseado em ilusõs mercadológicas.
Nos gráficos podemos ver suportes, resistências e no Ponto Figura nota-se que o BOVESPA está espremido em um triângulo. Para onde romper, irá o mercado. Estou acreditando que a grande baixa acabou.
Neste quadro estão os gráficos de barra semanal e diário bem como o Ponto & Figura
quinta-feira, julho 20, 2006
BOVESPA recua para subir
A exemplo do seu amigão Dow Jones, e em sinal de solidariedade, O IBOVESPA corrigiu a forte alta de ontem. Nada a temer. Be cool. O mercado, no médio prazo ainda é de alta. No curto vai fazer zig zags normais. Mantenham as posições compradas. Não deu venda ainda.
Vejam o gráfico Ponto & Figura com uma projeção fortíssima.
Sexta feira último dia para se inscreverem em meu curso com desconto. A partir dai preço normal.
Dow Jones corrigiu alta
quarta-feira, julho 19, 2006
Mercados firmaram
Gráfico diário do Dow Jones em 19-07-06
Conforme antevi em comentários anteriores, desde ontem os mercados daqui e de lá de fora deram sinais de compra. Em um comentário passado eu havia dito que os mercados iriam subir na segunda ou na terça. Bingo!
Há espaço para uma boa subida. Há uma projeção gráfica para o IBOVESPA de 47.000 pontos que acredito vá ocorrer no final de setembro ou início de outubro. Esta projeção eu já havia feito em março de 2006. Ocorrerão correções durante a subida.
Quem projetou o IBOVESPA para 22.000 pontos quebrou a cara.
O mercado tem barreiras que estão mostradas nos gráficos acima.
Comprem ações que derem sinais de compra nos gráficos e não apenas consideradas "boas ou sólidas".
Sucesso.
Estou de volta
Estão abertas as inscrições para o meu curso destinado a quem quer aprender como funciona o mercado de ações e tirar bom proveito dele.
Peça informações pelo e-mail
hsantos10@hotmail.com
Sucesso a todos
terça-feira, julho 18, 2006
BLOG fora do ar
Sucesso.
Humberto
domingo, julho 16, 2006
Pare de perder no mercado
As inscrições feitas até 21 de agosto recebem um bônus de R$50,00. Traga um amigo e ambos ganham um desconto de R$50,00 (cumulativo). O curso é imperdível!
Não gaste para aprender perdendo no mercado. Faça o curso e seja um vencedor.
Informações e depoimentos em hsantos10@hotmail.com
Bovespa prepara subida
No processo carneirinho a BOVESPA teve comportamento parecido com o índice Dow Jones. No início chegou a subir+0,79%. Depois degringolou (sem trocadilhos com os gringos) oscilando ao redor de 35.200 pontos e fechou em 35.349 praticamente estável. Está em área de sobrevendido o que permite prever reação de alta segunda ou terça. Idem na leitura do gráfico semanal.
Leiam a coluna de Míriam Leitão de hoje e entrevista com o Ministro Mantega (ah! se ele tivesse coragem de peitar o Dr. Meirelles) na Isti É Dinheiro eletrônica com sinais positivos para a economia.
Vejam os gráficos semansl e diário do IBOVESPA.
Dow Jones prestes a subir
Gráfico semanal do Dow Jones em 14-07
Na sexta feira com a "paura" do Petróleo os mercados americanos cederam. O Dow Jones abriu em 10.950 pontos e acabou fechando em 10.740 com um queda de quase 1%. O ponto positivo é que além de ter entrado na área de sobrevendido, bateu no suporte de 10.700 e fechou melhor. Pode recuperar as coções na segunda ou na terça. Aguardar estes dois dias pois o Dow Jones influencia o IBOVESPA. Acima os gráficos diário e semanal do índice.
sexta-feira, julho 14, 2006
BOVESPA cede
Está entrando em zona de sobrevendido o que poderá provocar reversão da baixa na próxima semana.
Abertas as inscições para o curso que vai fazer você deixar de perder dinheiro. Informações: hsantos10@hotmail.com
Dow Jones cai abaixo do esperado
quarta-feira, julho 12, 2006
Bovespa segue Dow Jones
O índice IBOVESPA seguindo o Dow Jones teve queda durante o dia apesar de ter tentado subir atingindo 36.747 pontos com +0,49% de alta. Como o DJ cedeu o IBOVESPA acompanhou seu irmão siamês e caiu 0,89% fechando em 36.229 pontos .
Também está formando figuras de reversão de alta como uma bandeira e um Ombro Cabeça um Ombro. No médio prazo é de alta. Talvez tenhamos reversão de tendência na próoxima semana.
Dow Jones negou fogo
BOVESPA pode subir muito
Ontem à noite recebi uma e-letter americana com um gráfico compactado do índice Dow Jones mostrando a formação de um Ombro-Cabeça-Ombro que é é uma figura de reversão de tendência. Esta figura está no gráfico diário.
Examinei com mais detalhe, o gráfico diário do IBOVESPA e descobri figura semelhante: um Ombro- uma cabeça - dois ombros. A linha do pescoço passa por 37.000 pontos; se este número for ultrapassado (teria que subir mais de 3%), teremos uma confirmação da alta já vista no gráfico semanal. Se isto ocorrer teremos duas projeções a partira de figuras:
1) a da cunha de alta, que projeta 40.000 pontos para o IBOVESPA;
2) a do OCO, que projeta 43.000 pontos para o índice.
Claro que o mercado não irá direto para estes pontos, mas será interessante fortalecer as compras poi significa que o mercado firmou. Vejam acima a nova análise da figura.
terça-feira, julho 11, 2006
Dow Jones pode subir muito
BOVESPA segue os gringos
Influenciada pelos mercados americanos, que tiveram queda mas reagiram na parte da tarde, o IBOVESPA, que havia tido queda pela manhã de 1,52% (35.589 pontos) se recuperou à tarde e fechou positivo em +1,14% em 36.553 pontos. Formou uma cunha de alta que, se rompida, poderá levar o índice até 40.000 pontos. Tem resistência em 36.700 pontos e está vendido no curto prazo. No médio prazo praticamente todas as ações deram compra e estão no início da alta. O mercado sempre nos surpreende. Por isso é tão fascinante aprender como se formam seus movimentos de alta e de baixa.
Dow Jones recupera queda do dia
O índice Dow Jones chegou a cair 0,60% mas recuperou fechando em 11.141 pontos com maia 0,34%.
Formou uma bandeira de alta e se rompida pode levar o índice para patamares mais altos.
Ressalva: o volume de hoje foi menor do que nos últimos dois dias e os sinais de baixa permanecem.
Resistências - 11.140 (lado da bandeira) e 11.200 pontos.
segunda-feira, julho 10, 2006
Aprenda a investir coim sucesso.
Veja um depoimento expontâneo de um ex-aluno:
"O curso ministrado pelo prof. Humberto foi uma excelente porta de entrada pela sua simplicidade e aplicabilidade, pois mesmo depois de conhecer outras técnicas, continuo utilizando as informações como confirmação das operações. Conceitos como resistência, suporte, pontos de entrada e saída do mercado, dicas semanais, bibliografias e desenvolvimento continuado através de e-books, reuniões periódicas e da participação do e-group, fizeram deste curso um excelente investimento."
Eduardo
BOVESPA tentou subir
Resistência em 37.500 pontos e suportes em 35.000 e 32.00 pontos. Ainda não é hora de compras no curto prazo.
Dow Jones mais fraco
Os mercados americanos abriram em alta nesta segunda mas não se sutentaram muito. O Dow Jones chegou a subir até 11.680 pontos e depois cedeu fechando em 11.103,5 pontos com +0,12%. O interessante é que o índice NASDAQ fechou com -0,62% antecipando uma queda para amanhã naqueles mercados. Permanecem os sinais de venda para o curto prazo.
Petróleo começa a cair
domingo, julho 09, 2006
Desvendando o Código Da Vinci
Como uma corrente de analistas financeiros lê o futuro em gráficos de ações.
Por Alexandre Teixeira na Isot É Dinheiro de 09-07-06
Eles não são místicos, mas pertencem a uma corrente de pensamento que, para os leigos, parece uma seita esotérica. Dizem-se capazes de ler o futuro em gráficos, onde enxergam figuras como a de um Buda meditando ou um homem enforcado. Parte importante de suas teorias é elaborada a partir da Seqüência de Fibonacci, imortalizada em uma das pistas para o “simbologista” Robert Langdon no best seller O Código Da Vinci. Os personagens. personagens em questão são analistas de mercado, trabalham em bancos ou corretoras e dedicam-se a recomendar compras e vendas de ações. Chamam-se analistas gráficos ou técnicos e, na turbulência que sacudiu os mercados nos últimos dois meses, provocaram seus colegas ortodoxos, gabando-se de ter antecipado a virada do mercado, a partir de 9 de maio. Com a ajuda de Fernando Góes, analista gráfico da corretora Ágora Senior, DINHEIRO desvenda a seguir os mistérios dessa versão financista de O Código Da Vinci.
A REVELAÇÃO
O ponto de partida para o desenvolvimento desta trama está em um mercado de arroz na cidade de Sakata, no Japão do século 18. Foi ali que um negociante conhecido como Homma criou os fundamentos da análise gráfica. Fez isso desenhando durante anos os preços de abertura e fechamento do mercado até detectar padrões de comportamento cíclicos que lhe permitiam antecipar movimentos. Um dos gráficos assim criado lembrava o formato de um Buda meditando. Rebatizado de “figura ombro-cabeça-ombro” ao ser adaptado à teoria ocidental, tornou-se um clássico da análise técnica, muito usado até hoje.
A TEORIA DE DOW
Mais de um século depois, em Nova York, Charles H. Dow, fundador da agência de notícias Dow Jones, formulou a primeira teoria ocidental para o estudo do movimento dos preços por meio de gráficos, que norteia a análise técnica até os dias de hoje. Mas os padrões encontrados em Sakata, reunidos na chamada “Teoria de Candlestick (castiçal, já que os gráficos de Homma eram em forma de vela)” ainda são muito usados atualmente.
AS ONDAS DE ELLIOT
Há uma série de vertentes alternativas da análise gráfica, como a “Teoria das Ondas de Elliot”, de 1939, que defende que o mercado de ações segue um padrão de cinco ondas de subida e três ondas de descida para completar um ciclo. Cada grafista tem suas preferências e vários deles usam um pouco de cada uma. “O mais importante”, diz Góes, “é que a análise gráfica está sempre refletindo a psicologia das massas, oscilando entre otimismo e pessimismo, em ciclos que tendem a se repetir”.
SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI
Dentro de toda essa discussão sobre ciclos é que entra a Seqüência de Fibonacci – que se forma somando um número ao anterior infinitamente, como em “1,1,2,3,5,8,13”. Criado pelo matemático italiano Leonardo de Pisa (Fibonacci é uma corruptela de Filho de Bonaccio), no século 12, este padrão é encontrado em constelações, nos ciclos das marés e até nas proporções do corpo humano. Da Vinci a chamava de Divina Proporção e a usou em muitos de seus trabalhos. “Como a natureza, o mercado também segue o padrão”, diz Góes. “Após configurar um gráfico, apontando alta ou baixa da bolsa, podemos projetar para onde o mercado vai usando Fibonacci”, ensina.
PROFECIA REALIZADA
Mesmo os mais céticos surpreendem-se com a capacidade da análise gráfica em antecipar o movimento dos mercados. “Antes do atentado de 11 de setembro, tínhamos gráficos totalmente configurados para quedas, com grandes figuras apontando nessa direção”, lembra Góes. Pode ser coincidência. E há até quem diga que insiders da Al Qaeda se posicionaram no mercado antecipando a grande baixa. “O importante é que estava tudo estampado nos gráficos, e a queda realmente veio”, pontifica o analista.
NÃO PERGUNTE POR QUÊ
A bola de cristal dos grafistas teria funcionado, também, na reversão de expectativas na bolsa no último mês de maio. O mercado subia de vento em popa, até que uma súbita reviravolta mudou a direção das cotações das ações, que despencaram. “Isso também foi antecipado por uma figura de queda, a chamada ombro-cabeça-ombro”, afirma Góes. Segundo ele, o analista gráfico não está interessado nas razões do mercado, mas sim no seu modus operandi. Em outras palavras, se quiser decifrar este código, não pergunte por que os preços sobem e descem, mas como e quando isso acontece.
sábado, julho 08, 2006
Aprenda a investir com sucesso
Muitos alunos que assitiram ao curso deixaram de perder dinheiro na Bolsa simplesmente porque aprenderam a responder a três perguntas:
O quê comprar? Quando comprar? Quando vender?
De uma maneira simples e prática eu ensino como ter sucesso em ações no curto e no médio prazo.
Faça sua inscrição antecipada e ganhe um desconto.
Solicite detalhes pelo e-mail: hsantos10@hotmail.com.
Você não pode perder este evento se quiser ter sucesso investindo na Bolsa.
Análise do IBOVESPA
1 - Curto prazo: o índice atingiu a zona de supercomprado no Estocástico e acabou cedendo. Sinais de venda no Estocástico e no TRIX. Também encontrou resistência nas Bandas de Bollinger.
2- Médio prazo: indicações de compra no oscilador e no indicador de tendência (TRIX). Bateu na banda inferior de Bollinger e subiu.
O IBOVESPA quando voltar a subir, talvez ainda na semana que vem, tem espaço para testar a resistência em 42.200 pontos. O mercado será de alta até as eleições, quando, conhecido o candidato vencedor, terá uma correção.
Resistências: 37.450 e 38.500;
Suportes: 34.650 e 32.000 pontos.
O momento é favorável à seleção de ações com tendência de alta, mas as compras devem ser feitas após ao término da queda de curto prazo.
Correções de 50% da alta: 36.100 (atingido) e 34.500 pontos (que é próximo0 do suporte em 34.650).
Gráficos do IBOVESPA
Dow Jones em dois momentos
No quadro abaixo temos duas situações distintas mas compatíveis:
1- Curto prazo: o mercado é de queda conforme indicado pelos sinais no oscilador Estocástico e no indicador TRIX (uma média móvel exponencial). A queda de sexta feira só não foi mais preocupante porque o volume foi muito baixo. Observem também que houve resistência nas Bandas de Bollinger, fazendo o mercado cair. (Gráfico diário).
2- Médio prazo: cenário promissor. Indicações de compra no Estocástico e no TRIX e nas Bandas de Bollinger, significando que a queda atual é apenas uma correção da alta recente. (Gráfico semanal).
Resistência: 11.250 pontos; suportes: 10.005 e 10.900 pontos.
Correção de 50%: 1) 11.075 e 2) 10.975 pontos.
quinta-feira, julho 06, 2006
BOVESPA na contramão
A BOVESPA operou hoje na contramão dos americanos O índice Dow Jones subiu e o IBOVESPA, com máxima de 36.992, o que não foi suficiewnte para reverter o sinal de baixa no gráfico Ponto&Figura. O índice que havia subido 1,69% acabou cedendo e fechando com apenas +0,43% o que significa queda dentro do dia. Está com indicações de venda no Estocástico e no TRIX.
Suportes: 35.000 e 33.600 pontos;
Resistência: 37.450 pontos. O momento é de cautela no curto prazo.