segunda-feira, setembro 11, 2006

Pitaco do dia

Oi gente, sobrou um tempo e eu fiz a bobagem de comprar O Globo para ver se havia algo de novo que pudesse interessar aos meus leitores. Ledo engano.
Na página 17 do primeiro caderno, há uma artigo com o título fúnebre "Fundos de ações não se recuperam da crise..."
O texto fala que quem aplicou em ações ou em fundos de ações está perdendo dinheiro este ano. Entrevistam alguns çábios que dizem as seguintes bobagens:
1- Ação é um investimento de longo prazo - Esta é a maior bobagem que existe. Como definir longo prazo? O que é longo prazo para um jovem de 20 anos e para uma aposentado de 65 anos?
Lord John Keynes, considerado o maior economista do século XX tem uma frase lapidar: "a longo prazo todos estaremos mortos". Por isso cada um deve ter o direito de definir seu prazo de investimento: curtíssimo, curto, médio, longo, etc. Ação se compra quando vai subir e se vende quando vai cair. Tem que aprender a fazer isto. O prazo é um detalhe.
2- Fundos tiveram performance ruim - Dois são os motivos:
- a legislação que impede que os administradores vendam as ações da carteira; há um limite para isso.
- os próprios administradores não vendem ou não protegem as carteiras porque não sabem a hora de fazê-lo. Por não saberem ou se recusarem a usar a Análise Técnica, ficam igual a avião de exposição, fazendo piruetas pelo mercado. Mercado cai, a carteira cai; mercado sobe, a carteira sobe. Poderiam defender as carteiras vendendo contratos de futuro de Índice BOVESPA na BM&F ou opções de ações na BOVESPA. Alegam que isto é especulação. Ah! bom. Na Bolsa só tem investidor; os especuladores estão todos presos.
3- Um mais inteligente disse que o investidor deveria investir em ações que pagam dividendos. Todas as empresas pagam dividendos. Só que o preço em Bolsa se reajusta quando isto ocorre. Imaginemos uma situação em que a empresa deu um dividendo de 5% do preço da ação. O preço se reajusta em 5% e o seu patrimônio (em ações) fica 5% menor, já que retirou-se os dividendos da ação. Se a ação cair 5% a proteção da retirada fica zerada. A partir de 5% é preju na certa.
Olho vivo porque a galera não entende muito do essencial em aplicações em Bolsa: responder às 3 perguntas:
- O quê comprar?
- Quando comprar?
- Quando vender?
O resto é enrolação.

Nenhum comentário: