
A BOVESPA teve um dia de alta. Depois de ter rompido uma linha de suporte, está fazendo um movimento de retorno até a linha rompida (pull back). Possui resistência em 39.000 e 39.800 pontos. Os sinais de venda permanecem.
As análises aqui contidas não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de sugestão de compra ou venda de ativos financeiros. Qualquer decisão de compra ou venda de ações, títulos e valores mobiliários deverá ser baseada em informações públicas existentes sobre os referidos títulos, sendo a decisão de investir de inteira responsabilidade do leitor, não cabendo ao autor das postagens qualquer responsabilidade por eventuais perdas de qualquer investidor.
O índice Dow Jones operou em baixa a maior parte do pregão. Depois se recuperou e fechou praticamente estável. Está fazendo um movimento de volta até a linha de suporte rompida ( o nome é pull back). Possui resistências de curto prazo em 12.000 e 12.400 pontos. Vamos ver como se comporta amanhã; os sinais de venda citados antes permanecem.
Conforme minha análise de sexta feira, o IBOVESPA cedeu 1,09% hoje, descolando do Dow Jones e dando indicações de baixa para amanhã. Os sinais já foram apontados na sexta: vendas no estocástico e no TRIX e perda da linha de suporte de curto prazo. Possui suporte de curto prazo em 38.200 pontos (fechou em 38.900) e resistência em 39.800. Numa queda maior pode vir até 36.950 pontos (50% de retração) inicialmente. Saídas de algumas posições devem ser analisadas. Quais? Você decide.


O Petróleo não está morto; está fingindo. No gráfico acima vemos a formação de uma figura de deriva (em preto no final do gráfico), que indica mudança de tendência, bem como sinal de alta no estocástico, inclusive com uma divergência de alta. Olho vivo com as ações. Primeira resistência em US$60,00.
A BOVESPA subiu esta semana e seu índice tem alguns pontos a serem observados:
O índice Dow Jones tem as seguintes análises:
Os gráficos do Petróleo nos permitem as seguintes análises:


Coloquei um gráfico de barras de um mês para fazer um zoom no movimento recente que mostra a dificuldade que o Dow Jones (e outros índices) está encontrando para vencer as resistências em torno de 11.800 pontos. Na quarta feira tivemos um dia de baixa com os seguintes sinais de queda:
BOVESPA continuou subindo e fechou em 38.654 pontos com +0,65%. Sua subida está sendo atrapalhada pelo Dow Jones que posui resistência em 11.800 pontos.
A BOVESPA operou em alta durante todo o dia descolada dos mercados americanos. Chegou a subir +1,87% mas recuou e acabou fecahando em 38.406 pontos com 1,23% de alta e rompendo a resistência em 38.000 pontos. A próxima barreira se situa em 39.500 e depois em 42.000 pontos, caso não haja uma queda nos mercados externos.
O índice Dow Jones operou em baixa por quatro horas; depois oscilou bastante e criou um topo no gráfico intraday em 11.875 pontos. Fechou quase estável em 11.857 com +0,06, praticamente estável. No gráfico diário acima está encontrando dificuldade em subir mais porque o volume negociado vem caido há uns quatro dias o que não é um bom sinal para novas altas.