sábado, dezembro 02, 2006

COMO ANALISO O MERCADO

Dia desses um leitor me escreveu perguntando por quê eu achava que o mercado iria cair. Respondi que havia visto uma queda dos mercados nos gráficos que utilizo e que posto neste Blog.

Na realidade as pessoas extranham quando eu digo isso. Afinal, até quinta feira, os jornais só traziam notícias favoráveis às Bolsas. Esse é que é o problema; as pessoas lêem muitos jornais e revistas e se esquecem de olhar os sinais do mercado que são representados nos gráficos.

Ler jornal ou analisar balanços não diz em que momento se deve comprar ou vender uma ação. Notícia nos jornais ou na TV são notícias velhas; o mercado sempre antecipa o que será conhecido mais adiante e vive de expectativas, não do passado.

Os gráficos são fotografias do que está ocorrendo e das notícias que estão por vir. Assim, quando me perguntam por quê o mercado subiu eu respondo que foi porque teve mais compradores do que vendedores. O inverso também é verdadeiro.


A análise funadamentalista talvez seja boa para o longo prazo mas para curtos e médios prazos ou para ativos operados a futuro (índices, moedas, opções) não ajuda em nada.

Por exemplo: suponhamos que em fevereiro de 2007 a maioria dos analistas acredite, depois de exaustivas análises e complexos cálculos, não disponível para o investidor comum que não é profissional do ramo, que a empresa Guaraná Bico Doce deverá ter um lucro fantástico. Ocorre que nesse exato momento, há uma crise no petróleo lá fora e seus preços sobem nas Bolsas. O que devemos fazer se queremos operar opções daquela empresa? Irá o mercado subir com a notícia dos lucros futuros ou irá cair com a crise do petróleo? Isto os analistas fundamentalistas não sabem responder, ou seja, não têm a mínima noção do timimg de entrada e saída na ação.

Só a Análise Técnica pode responder com precisão: O quê comprar? Quando comprar? Quando vender?

Pois é a AT que me permite dizer que o mercado vai cair nos próximos dias. Falei disso dias antes. Quem vendeu está contente. Quem ficou comprado está suando frio.

Uma vez dei aula a uma turma de investidores no Rio. Um dos alunos veio assitir à aula por ter ocorrido com ele um fato inusitado.

Este aluno possuia uma carteira de ações por volta de R$300 mil administrada por um grande Banco. Leu meu blog onde eu dizia que o mercado iria cair. Ligou então para o Bancão e comentou sobre minha análise. Os caras deram risadas e disseram que eu estava por fora. A Bolsa caiu e ele perdeu 30% em um mês. Atitude: retirou toda a carteira do Bancão, veio fazer meu curso e passou a administrar a própria carteira com mais eficiência.

Por quê eu conto estas coisas? Para mostrar a quem está chegando ao mercado que existe uma ferramenta de análise de investimento fantástica e que funciona de uma forma bastante eficiente. Há perdas? Claro, mas é possível trabalhar com defesas que permitem perder pouco e deixar os lucros crescerem.

Bolsa não é investimnento de longo prazo. E também não é de risco. O maior risco é a nossa vida que se perdida não volta. O resto é blá, blá, blá.

Bom domingo. E olho vivo porque cavalo não desce escada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Humberto!

Muito bom o seu Blog, já anexei ao meu Leitor e, também um link no meu (Blog).

Concordo plenamente com seu post.

Também desenvolvi minha linha de trabalho em função de AT mas, admiro muito, quem tem aptidão de interpretar notícias, para um investimento de longo prazo, em uma específica Empresa.

Atualmente, só opero Forex. Partilho da opinião que as notícias estão precificadas nos gráficos.

Enfim, parabéns pelo seu Blog.