As análises aqui contidas não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de sugestão de compra ou venda de ativos financeiros. Qualquer decisão de compra ou venda de ações, títulos e valores mobiliários deverá ser baseada em informações públicas existentes sobre os referidos títulos, sendo a decisão de investir de inteira responsabilidade do leitor, não cabendo ao autor das postagens qualquer responsabilidade por eventuais perdas de qualquer investidor.
segunda-feira, novembro 30, 2009
NADA DE NOVO NO FRONT
As Bolsas operaram em baixa e nos States fecharam em alta com volume idem. A BOVESPA fechou estável. Não mudou nada em termos de sinal nem aqui nem lá. As resistências estão lá em cima, como fortes barricadas. Compras só depois de rompê-las. No mais é esperar pelo domingo para ver o Mengão. Cautela. Bolsa não se opera todo dia. Ficar de fora é uma decisão de investimento.
sexta-feira, novembro 27, 2009
BRAZUCAS NA CONTRA MÃO
Que Dubai que nada. Aqui é o Brasil. Aqui os Bancos não quebram. O otimismo tomou conta dos brazucas. As Bolsas americanas cederam, Petróleo cedeu, Vale cedeu lá fora, Petro idem. Aqui BOVESPA, Vale e Petro subiram. Tem alguma coisa errada. Quem será? Eles ou nós?
Os gráficos mostram as Bolsa americanas para baixo e a BOVESPA de lado com os 68.000 pontos de olho nos comprados. Quem viver verá.
quinta-feira, novembro 26, 2009
BOVESPA FICA SOLITÁRIA
Hoje foi um dia terrível para os comprados e para os perús nos States. Feriado lá, os brazucas se basearam nos europeus e venderam bastante fazendo a BOVESPA, que bateu de novo na resitência fechar com queda de 2,25% em 66.391 pontos. A hora é de checar as carteiras e ver o que deu sinal de venda. O IBOVESPA está com Divergência de Baixa. Petro e Vale que haviam sinalizado alta desfizeram o sinal. Quem comprou com stop deve ter saído do mercado.
Vamos ver amanhã como os gringos reajem.
quarta-feira, novembro 25, 2009
BOLSAS PISANDO EM OVOS
As Bolsas americanas subiram mas bateram nas rwesistências. Tiveram altas modestas. Volumes em queda.
A BOVESPA também subiu mas precisa ultrapassar 68.000 pontos e confiirmar bno Trading System. Sugiro cautela. Melhor pagar mais caro, mas ter certeza da tendência. Amanhã pode ser o dia da felicidade.
Petro e Vale deram sinal de alta.
BOLSAS PODEM MELHORAR
As Bolsas americanas operaram em baixa no dia 24 mantendo o movimento lateral (sobe e desce) dos últimos dias. A BOVESPA se movimentou na contramão e fechou em alta. Podemos ter um movimento de alta caspo as resistências sejam vencidas: DJONES em 10.500 e IBOVESPA em 68.000 pontos. Se isto ocorrer poderemos ter a formação de Triângulos Ascendentes o que daria um impulso aos mercados. Hoje (25/11) vai ser um bom teste. Neste momento - 7:31h - as Bolsas da Europa estão em alta moderada. Petróleo idem.
segunda-feira, novembro 23, 2009
BOLSAS AMERICANAS OPERAM DE LADO, EM ALTA
As Bolsas americanas abriram em forte alta e depois ficaram de lado em virtude da pressão dos vendedores. Atingiram nívéis de resistências que não foram ultrapassados.
Estão com Divergência de Baixa o que pode provocar baixas amanhã.
A BOVESPA operou em alta durante um certo tempo, chegando a subir 1,56% atingindo 67.365 pontos, mas foi cedendo devagar até fechar com +0,73% em 66.809 pontos. Vale e Petro influenciaram o mercado. O Petróleo continua com tendência de baixa. Vamos esperar amanhã.
OPINIÃO EXTERNA
Abaixo um comentário do escritor e analista Jonh Murphy sobre as perspactivas das Bolsas no médio prazo. Em resumo ele diz que as Bolsas atingiram resistências e também a marca de 50% de retorno da grande queda.
Analistas de lá dizem que a economia americana vai se recuperar em forma de W, o que significa uma queda da atividade econômica no início de 2010, o que faria as Bolsas cederem.
------------------------------------------------------------------------------
John Murphy | The Market Message
TRENDLINES AND 50% RETRACEMENTS REACHED
The following three charts show the three major U.S. stock indexes having reached formidable overhead resistance barriers. Charts 1 and 2 show the Dow Industrials and the S&P 500 having retraced 50% of their bear market declines. More importantly, both indexes are testing major down trendlines drawn over 2007/2008 peaks. Given the fact that the market has rallied 60% in the last eight months without a meaningful correction, that's some cause for concern. Chart 3 shows a slightly different picture for the Nasdaq market, but the message is essentially the same. The Nasdaq Composite has reached important overhead resistance along its early 2008 trough around 2200. That puts all three stocks up against meaningful resistance barriers. Combined with the fact that numerous short-term divergences are starting to appear among market groups, and the recent rotation toward large-cap stocks in the consumer staple and healthcare categories, it looks like investors are starting to lock in or protect some yearend profits. That could lead to choppier market conditions.
sábado, novembro 21, 2009
EM BAIXA
Como os gringos não tem consciência negra, abriram as portas das Bolsas ontem. Deviam ter fechado pois assim elas não cairiam. BOVESPA não funcionou. Todas as americanas fecharam em baixa confirmando a tendência de queda de curto prazo.
Vampos aguardar novos sinais de compra porque agora é pra baixo.
Petróleo também em queda. Tá feia a coisa.
quinta-feira, novembro 19, 2009
CONFIRMADA
As quedas das Bolsas se confirmaram de novo. O Trading System sinalizou queda de curto prazo. Dow Jones tem suporte em 10.000 pontos. IBOVESPA tem suportes em 62.000 e 60.000 pontos. Petróleo formou duas linhas de uma Pá de ventilador. Bateu nos $80 e não aguentou.
Vale e Petro no mesmo caminho... de baixa. Quem vendeu está sorrindo. Quem operou ao contrário do que recomendei está chorando. Vendo lenços.
quarta-feira, novembro 18, 2009
NA TRAVE
As Bolsas operaram em baixa. Os volumes cresceram o que mostrou força dos vendedores. Eu já vinha alertando para o fato dos preços estarem subindo com os volumes caindo. Os inocentes não entendem o que escrevo e ficam me enviando posts com bobagens, as quais não publico (alguns com palavrões). As resistências não foram ultrapassadas.
O Petróleo pode estar formando uma figura conhecida como Pá de Ventilador , o que traria os preços do óleo para baixo. O Dow Jones fez Topo Triplo.
BOVESPA passou dos 67.500, mas não aguentou a pressão de venda e fechou em 66.516 pontos, com -1,32% de queda.
As queridinhas também não resistiram aos Ursos.
Conselho: barbas de molho.
terça-feira, novembro 17, 2009
BOLSAS SOBEM E AUMENTAM RISCO
Isto porque as Bolsas subiram com volume em queda e estão com Divergência de Baixa, inclusive Vale e Petro. Ainda há resistências que talvez sejam rompidas amanhã. BOVESPA fechou próximo da máxima mas não rompeu os 67.500 pontos. É aguardar mas se quiserem comprar só ações com Estocástico abaixo de 20.
BOLSAS SOBEM E AUMENTAM RISCO
Isto porque as Bolsas subiram com volume em queda e estão com Divergência de Baixa, inclusive Vale e Petro. Ainda há resistências que talvez sejam rompidas amanhã. BOVESPA fechou próximo da máxima mas não rompeu os 67.500 pontos. É aguardar mas se quiserem comprar só ações com Estocástico abaixo de 20.
segunda-feira, novembro 16, 2009
CAUTELA É A PALAVRA
domingo, novembro 15, 2009
BATENDO NA TRAVE
As Bolsas subiram na sexta feira com volume em queda. Esta queda se apresenta também nos gráficos semanais. Os volumes não acompanharam as altas.
As Bolsas bateram em resistências e estão com sinais de queda tanto no curto prazo quanto no médio prazo. As altas de sexta podem ter sido uma correção das quedas anteriores. O momento é de cuatela. Não recomendo a compra de nada a não ser que na segunda e terça os gráficos sinalizem reversão.
quinta-feira, novembro 12, 2009
Xiiii!!!!
quarta-feira, novembro 11, 2009
FERIADO NOS STATES PREJUDICA BOLSAS
Por causa do feriado nos States as Bolsas operaram com volume menor que os dos dois dias anteriores.
No início a animação correu solta; depois caíram na real e os vendedores saíram vencendo. Alguém tem que pagar a conta.
Bolsas em área de sobrecomprado.
Vale sinalizou venda e Petrobrás bateu na resistência. Pode estar formando figura de reversão.
O IBOVESPA talvez não ultrapasse sua próxima resistência.
O momento é de análise cuidadosa. Talvez venha venda pela frente.
terça-feira, novembro 10, 2009
APERTEM OS CINTOS
As Bolsas americanas deram uma chacoalhada no dia de hoje, fechando em leve baixa com volume baixo. Os preços entraram na área de sobrecomprado, onde o risco é maior. A BOVESPA também oscilou muito e fechou estável. Tá na hora de vender uns 30% das carteiras de curto prazo.
Petrobrás bateu na resistência e Vale acendeu a luz de alerta.
Quem tem olho grande não entra na China.
segunda-feira, novembro 09, 2009
A FESTA CONTINUA
Bolsas americanas em forte alta por causas de boas notícias lá fora. O Dow Jones atropelou a resistência em 10.100 mas entrou em área de risco. Volumes caindo, o que não é bom sinal. Todo cuidado é pouco aos novatos.
O IBOVESPA subiu 2,71% fechando em 66.214 pontos. Pode encontrar resistência por volta de 68.000 pontos. Se lá fora continuar firme puxa a Bolsa daqui. Compras agora com muita cautela.
Petróleo subiu bem mas tem barreira em $82.
A hora é dos pros.
domingo, novembro 08, 2009
BOLSAS EM RITMO MAIS LTOEN
NOTA
Peço desculpas aos leitoes por não responder a todos os posts enviados. Alguns exigem respostas longas e outros respostas técnicas, que não preenchem a necesidade do leitor.
Tenham paciência comigo. Dias melhores virão. Grato pelo carinho e pela audiência.
Tenham paciência comigo. Dias melhores virão. Grato pelo carinho e pela audiência.
quinta-feira, novembro 05, 2009
RELEITURA
quarta-feira, novembro 04, 2009
DEVAGAR E SEMPRE
terça-feira, novembro 03, 2009
QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA
segunda-feira, novembro 02, 2009
Assinar:
Postagens (Atom)