quarta-feira, dezembro 16, 2009

OTIMISMO NÃO É INGREDIENTE PARA ALTAS NAS BOLSAS



Coloquei este título porque um leitor colocou uma postagem dizendo que eu não sou otimista. Se otimismo valesse alguma coisa era só chamr a torcida do mengão para investir em ações. O que funciona são os fundamentos das ecomomias. Leiam um post de um leitos de Portugal que diz como estão as coisas lá fora.
Vamos ao comentário de hoje.
As Bolsas americanas continuam na mesma. Comprados na torcida e vendedores mandando ver. Os investidores ainda não perceberam que as barreiras (resistências) são muito fortes e os vendedores estão operando como príncipes. Vendem e depois tiram o pé do acelerador deixando o mercado cair e mais adiante permitindo que o mercado suba e alimentando os sonhos dos comprados. Aí entram vendendo pesado.
Hoje os mercados subiram forte na abertrtura e depois cederam bem; os vendedores sorriram. Bolsas americanas divergindo mas sem grandes movimentos no fechamento. Sinais de queda no curto prazo começam a aparecer.
É preciso entender que as Bolsas não foram criadas só para altas. Tem baixas também e movimentos laterais como o atual. Outra coisa é não cair na euforia e entrar comprando quando sobe muito, nas máximas dos movimentos. O barão de Rotschild dizia que ganhava na Bolsa porque comprava na baixa e vendia na alta. Sábio conselho.

6 comentários:

Investidor Calejado disse...

Tem razao, meu caro. Dsde a ultima semana ja temos sinais de desgaste dos touros e os ursos começaram a mostrar as forças. Eh claro, sempre tem uma acao ou outra subindo como um foguete, mas os novatos nao entendem que devemos trabalhar com a tendencia do mercado. Cuidado e canja de galinha.

Anônimo disse...

Prezado professor,

Hoje dia 16!

Pelo perfil dos ultimos 6 meses o DJI vai começar a ceder sem ter cedido o esperado nem subir a média superior do calnal de alta.

Os primeiros 15 dias de dezembro foram bons...mas agora...

Agora é Natal!

Desejo-lhe um Bom Natal, e um 2010 com muitos cursos e bons negócios!

Espero continuar aproveitando da sua experiência em 2010!

At.
Paulo Mesquita

Anônimo disse...

Olá professor.

O Sr postou duas vezes a mesma imagem BVSP.


Abraço
Miltox.

Anônimo disse...

Belo post professor!
E não é que barão de Goldschmidt-Rothschild vendeu tudo mesmo?? Até leilou!

http://veja.abril.com.br/200808/p_122.shtml

brincadeiras à parte: é isso aí!!
abraço

Unknown disse...

Calejado grato por participar.

Paulo Obrigado pelos votos. Idem poara vc e sua família.

Miltox corrigi.

Anônimo legal a informação.

Anônimo disse...

Me assustei com o volume financeiro desta quarta dia 16 : RS16 bilhões ! 3 vezes o de um dia normal. Isso é relevante , professor ? Pode comentar um pouco ?