A semana começou de forma positiva na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), depois do ganho de 5,79% registrado na semana passada. Nesta segunda-feira (20), o índice Ibovespa teve alta de 2,08%, fechando o dia aos 53.154 pontos.
As ações mais negociadas da Petrobras subiram mais de 1%, enquanto as mais procuradas da mineradora Vale tiveram ganhos superiores a 3% no dia. O volume financeiro negociado foi de R$ 7,7 bilhões, ou seja, acima da média das últimas semanas.
O mercado financeiro brasileiro, que havia registrado perdas em boa parte do mês de julho, já se recuperou e têm ganhos no mês, depois de quatro valorizações seguidas. Considerado o fechamento desta segunda-feira, a alta em julho é de 3,28%. Os 53.154 pontos representam o maior fechamento desde 12 de junho.
Outros pregões
Nos Estados Unidos, o dia também foi positivo, de acordo com dados preliminares. O índice Dow Jones, referência para o mercado de Nova York, teve alta de 1,19%, para 8.848 pontos. O indicador de ações de tecnologia Nasdaq subiu 1,20%, para 1.909 pontos.
Na Europa, as bolsas de valores avançaram pelo sexto pregão consecutivo, alcançando o maior patamar de fechamento em cinco semanas. Na Ásia, a alta desta segunda-feira levou os indicadores a atingirem o maior patamar desde a quebra do banco Lehman Brothers, em setembro do ano passado.
Agenda econômica
A agenda econômica da semana é pouco carregada. Por isso, o foco recai sobre os resultados financeiros, entre eles, Texas Instruments, Apple, DuPont, Lockheed Martin, Coca-Cola, Yahoo, Pfizer, Pepsi, Boeing, Wells Fargo, 3M Company, Amazon.com, AT&T, Microsoft, Philip Morris e Xerox.
No Brasil, o destaque vai para o vencimento de opções sobre ações que acontece no pregão desta segunda-feira. Na semana, o evento de maior relevância é a decisão de juros do Banco Central. A aposta do mercado é que o corte seja de 0,5 ponto percentual, para 8,75% ao ano.
(Com informações da Reuters e do Valor OnLine)
Nenhum comentário:
Postar um comentário