quarta-feira, dezembro 16, 2009

OLHAR DE PORTUGAL SOBRE O BRASIL

O leitor de Portugal, José Daniel enviou um post interessante. Refleta o olhar de uma pessoa da Europa. Reproduzo abaixo para justificar minha cautela em relação a novas compras. Vender também é opção de investimento. Ficar rico na Bolsa em curto prazo só nas estórias em quadrinhos.
__________________________________________________________________________________
Sou , um investidor, de Portugal, e não acompanho muito a bolsa Brasileira, mas tenho amigos que compram titulos Brasileiros em ADRS, e a opinião de quem está de fora , é de vender , sair do mercado .
Comprar Brasil , quando o país está em crise , como foi em 1991,e 2003 (eleições), e vender em euforia.
Estive a falar com pessoas que estiveram na semana passada no Rio, não se fala de crise , existe alguma euforia consumista, o que contrasta com o que se vive actualmente e m Portugal e na Europa.
Portugal está com a pior crise desde o após revolução de 1974.
O conselho que dou é sair da bolsa Brasileira, ou vigiar atentamente as posições.

16 comentários:

Anônimo disse...

Portugal está atualmente no grupo de Grecia e Austria e outros paises em que a crise esta recrudescendo. Estes paises, de pequena população, terão dificuldades em manter um mercado interno que sustentem sua economia. Já os populosos Brasil , India e China, com mercado interno se fortalecendo pelas suas peculiaridades (no caso do Brasil , um Estado abrangente , como foi o Estado Novo na saida da crise de 1929).

Desde Capao da Canoa, mais um natal enviando posts de felicidades

Almeida disse...

Jesuuuuus!!!!
Já é público e notório que a Europa anda mal das pernas.
Vamos vender Brasil e comprar Portugal.
Belo long and short.

Situação econômica brasileira é totalmente diferente da Europa, apesar dos pesares.
Não se fala em crise, pois não estamos em crise. Ora, pois pois.

Nada mais natural que uma realização saudável. E que realize, só assim eles vão poder entrar.
E já que há tanta certeza na queda, pq não entram vendidos?

Unknown disse...

Tudo bem que aqui é diferente. O problema é a globalização pois quando alguém espirra no planeta o espirro se espalha por medo e insegurança dos comprados.

Almeida disse...

Isso é verdade, professor.
Mas acredito que o reflexo seja no curto prazo.

Abs,
Bons trades.

JOSE DANIEL disse...

Simplesmente estou a dar um conselho, e o professor Humberto Santos, devido á experiencia da vida e nos mercados, está com uma postura prudente e defensiva.
O Brasil já passou por diversas crises, mudanças de moedas , inflação elevada.
Tem que se vender em euforia,e esperar.
O Bovespa , está neste niveis, graças também a compras de fundos alocados em mercados emergentes BRIC, e porque o Brasil está na moda, na CNBC e na Bloomberg , entrevistas especiais,etc.
Em 2003 ninguém queria Brasil, devido ao receio da eleição de Lula , as Brady Brasil vão a niveis incrivelmente baixos.
Qualquer crise em algum dos mercados emergentes , pode afectar fortemente Brasil , como a crise de 1997 ,com na Russia , Tailandia, e países asiáticos.
Em 2010, vai haver novamente eleições,e uma variável que têm de estar atentos, é a geopolitica na America do sul, aconselho a leitura de um site www.defesanet.com.br .

Cumprimentos a todos

Fabrício (Cabra) disse...

Prof.

Deparei-me com um Post com o Meu nome, mas perceba que o sujeito NÃO estava logado!

Essa de se passar por outro é de mau gosto, e creio que o senhor já passou por isso.

Grande Abraço!

Leal disse...

Como esta ruim para aplicações na Europa e STATES, os investidores estrangeiros estão aplicando nos emergentes, como o Brasil o que, segundo alguns analistas, esta criando uma bolha que podera estourar no primeiro semestre de 2010.

pirata da bolsa disse...

CERTEZA nao temos de nada na bolsa...
aprendi a operar durante uma das maiores crises ja vistas, vi meu dinheiro dissolver, e isso não é uma coisa agradavel, me lembro ainda que os otimistas, falavam:"ja caiu o suficiente, é hora de comprar" de repente nao sei quantos mil pontos caiam rapidamente depois de um repique de alta....... dinheiro meu nao coloco a jogo facilmente assim mais nao.... preservo bem meu suado lucro... tou contigo profesor: profissionalizar-me cada vez mais como investidor....
OBRIGADO pelos sabios conselhos...

Anônimo disse...

Isso, vende na euforia. Em 2003 subiu 97%. Quem vendeu perdeu as altas dos 4 anos seguintes.

Julio

Anônimo disse...

Hoje o IPO do fleury roubou a cena, hein professor?
E com essa quedinha, fica ainda mais clara a tendência de baixa no CP que vc tem apregoado a tanto tempo!
O bom é que logo logo volta a euforia com os preços baixos! Pelo jeito vamos cair num belo retângulo de congestão!
Tomara que ele não dure muito!

abraços!

Unknown disse...

Fabrício não esquenta. O cara que escreveu usando seu nome é um IDIOTA!!!

Anônimo pra que esquentar com este volume? O importante é o resultado. Mais vendores do que compradores.

Sorrypor não responder atodos. Grato pela visita e pelos comentários.

Índio disse...

Hoje o Brasil não vive uma situação ainda melhor devido às grandes dívidas sociais causadas na época da colonização e quem está pagando esse dívida aqui no Brasil é a nossa geração, já em Portugal os hedeiros dos colonizadores gozam até hoje das riquezas tiradas do Brasil na época da colonização, talvez para tirar o povo português da crise a solução seria vender o ouro entre outras riquezas que foram roubadas do Brasil na época. Quem sabe?

Ahl disse...

Gostei do post acima, "Vamos vender Brasil e comprar Portugal",rss. Com todo o respeito, quem não sabe que muitos países da Europa, assim como o nosso ex-colonizador, têm visto seus PIBs derreterem a cada ano?
E quem comprou ativos em 2003, ou mesmo em 97? Será que tiveram lucro, Vale, Petro?
Sinceramente, esse papo de que lá fora parece conversa de buteco.
Quem tem olhos que leia, o Brasil não está na "moda", nosso país tem um fator importante que se chama FUNDAMENTOS, nós estamos resolvendo nossos problemas em casa, embora falte muito ainda, temos dados crescentes e concretos, e isso causa uma certa invejinha nos paises ricos, que antes, desprezavam os selvagens, no seculo 16, 17, em diante, a Europa tampava o nariz quando se falava em Brasil. Mas hoje a história é outra.
Nosso amigo professor faz análises diárias, de curtíssimo prazo, hoje cai, amanha sobe, mas a longo prazo temos melhores perspectivas do que eles.
Ah , aqui no Brasil conselho bom se vende.

Anônimo disse...

Dê-em um apito para o índio depois deste post nada a ver.

Anônimo disse...

caro AHL
o Brasil pode ter o melhor fundamento do planeta terra, mas se o mercado cair nos States, vai cair no mundo todo...vc conhece globalização???(prof falou acima)se vai cair mais ou menos não saberemos agora, mas se cair la tbm vai cair aqui.
Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre,

Conheço sim o quê significa "globalização", acho que foi isso que vc quis dizer, né? Todo mundo aqui assim como eu, aprecia da sabedoria do Professor, mas a minha dica, procure conhecimento também para ter a sua própria opinião.
Não sei se veremos um descolamento a longo prazo nas bolsas, mas vemos a liquidez mundial diminuindo cada vez mais e o descolamento evidente no crescimento economico dos paises em desenvolvimento, talvez o futuro seja a Bovespa menos líquida e mais dependente do investidor brasileiro, ou até podermos ver outra moeda substituindo o papel do dólar??