segunda-feira, maio 22, 2006

EDITORIAL DA TRISTEZA

Confesso que não acreditava em uma queda tão forte dos mercados de ação aqui e lá fora. Achava que iria haver uma correção desta subida dos preços; disse, aqui neste blog, quando ela chegou, avisei que os preços teriam que voltar para uma linha de 45 graus.
Esta queda é ruim porque muitos investidores que chegaram agora ao mercado, trazidos por palestras genéricas e apenas informativas e por falsos gurus, não estão preparados psicologicamente para estas quedas. O mercado vive de subir e de cair. A grande questão que se coloca, e eu tenho enfatizado isto, é a de responder às três perguntas fundamentais quando se investe em ações:
O quê comprar?
Quando comprar?
Quando vender?
Eu acompamho umas 200 empresas diariariamente e todas deram sinal de venda antes da debacle. Só foi pego de surpresa quem acha que investimento em ações é um negócio de longo prazo. Balela. O investimento é feito no prazo em que você controla o movimento dos preços.
Tenho enfatizado que é importante estudar o mercado. É mais fácil aprender a fazer um navio ou operar uma safena do que investir em ações. Há tempo ainda. O mercado não vai acabar. Os dias que se seguirão trarão ótimas chances de ganhos de curto prazo. O problema é saber selecionar as empresas e saber comprar na hora certa. Isto é tarefa para profissionais. Você pode ser um deles; é só procurar as respostas. Há um ditado chinês que diz que "quando o aluno está pronto, o mestre aparece". Procure seu mestre.
Tudo é ensinável desde que a pessoa esteja disposta a aprender.
Sucesso nos próximos passos.
Humberto Santos

Nenhum comentário: