terça-feira, agosto 29, 2006

COPOM pode cortar 0,5% na taxa SELIC

Credit Suisse acha que o corte será de 0,50 pontos
O Credit Suisse, no seu report desta semana, afirmou que retomou a expectativa de um corte de 0,50 pp na taxa de juros, destoando de muitas das instituições financeiras que reviram suas previsões para um corte menor.

As razões dadas pelo banco são a diminuição nos riscos da inflação, excelente patamar das reservas, exportações surpreendendo, dólar um pouco mais baixo e menor risco de um aumento na gasolina. No fim de julho, após a divulgação da última ata, o banco alterara sua previsão acreditando que o BC poderia ser mais "parcimonioso" na reunião desta semana.

Infelizmente uma das justificativas para tal previsão seria a possibilidade de um crescimento ruim no segundo trimestre. A previsão do Credit é de 1,4% frente ao primeiro tri. Se isso se confirmar, dizem eles, devem rever para baixo a estimativa para o PIB do ano.

De qualquer forma, apesar de apostar nos 0,50 pp, o próprio banco ressalta que a curva de juros mostra probabilidade de 80% e um corte de 0,25pp.

"O fraco desempenho da economia nos 2T e 3T 2006 pode ser um sinal de que os cortes de juros têm um papel menos importante na determinação da inflação do que antevisto pela autoridade monetária", diz o relatório do Credit.

Nenhum comentário: