segunda-feira, agosto 03, 2009

OS GRINGOS ESTÃO ANIMADOS COM AS BOLSAS




Carl Swenlin | DecisionPoint
ESPERANDO POR UM RETORNO
Desde os preços mínimos do início de Julho, os mercados se moveram rapidamente para cima, penetrando a importante resistência criada pela Média Móvel de 200 dias. Quando este rally teve início, uma pequena janela de oportunidade de baixo risco surgiu. Os que esqueceram aquele momento estão esperando que haja uma correção que permita uma entrada no mercado.
O mais óbvio e promissor objetivo de pull back (retorno), seria um movimento para abaixo da média de 200 dias; seria, entretanto um movimento confiável, ou apenas serviria como uma bengala para diminuir a ansiedade do momento atual? Como podemos ver no gráfico acima, uma outra cunha ascendente está se formando e, sabemos que este tipo de figura é baixista, com uma alta taxa de rompimento para baixo. Se o pull back ocorrer, o próximo medo será o de uma da queda longa, e os preços romperiam a cunha para baixo, continuando a cair e testar os mínimos de Julho.
Respaldando a evidencia de um rompimento para baixo da Cunha ascendente, estão os indicadores de médio prazo, mostrando que os mercado estão sobre comprados, uma condição que precisa ser bem esclarecida. Em condições de mercados em alta forte, que eu descrevo como sendo o atual, é possível o mercado continuar sobre comprado, com os preços subindo mais ainda. Isto quer dizer que os preços podem não ceder. O outro extremo, seria uma queda salutar nos preços.
Conclusão: para aqueles que compraram no sinal de 17 de março, a existência de uma Cunha ascendente não trará nenhum stress. Para aqueles, porém que estão olhando o mercado e procurando uma chance de participar de uma perna de alta, as próximas semanas não serão agradáveis
Qualquer dia próximo, o humor do Mercado irá mudar para uma situação de baixa por um período prolongado. Baseado, porém nos preços atuais, eu vou assumir que a situação atual será resolvida em favor dos touros (os altistas). Isto quer dizer que não acredito na quebra da Cunha ascendente para baixo.
Nota: artigo publicado ba carta mensal do Stock Charts.com

Um comentário:

Anônimo disse...

E este outro mestre :

http://www.nytimes.com/2009/07/29/opinion/29wilmott.html?_r=1&scp=1&sq=paul%20wilmott&st=cse