quarta-feira, novembro 21, 2007

DE ALMA LAVADA

Depois que dei um piti e me arrependi, contra alguns anônimos, recebi um enorme número de e-mails que me reconfortaram.
Eu criei este blog, inicialmente, para falar comigo mesmo, e para outros mais adiante.
Sempre usei uma linguajem despojada, a fim de atingir o maior número de pessoas que não entendem o linguajar da maioria dos analistas.
Nunca tive a pretensão de fazer deste blog, um instrumento de decisão, para investir em ações. Algumas pessoas usam para isso, mas por conta e risco próprios.
Aos que reclamam que eu erro muito, o que não é verdade, dou um conselho: deixem de visitar este espaço. Vão para os Fóruns, onde existem milhares de sábios e vencedores, dando conselho de graça. Lá é o lugar de vocês.
Entendam que, ao se aborrecerem comigo, estão se prejudicando, pois eu não dou a mínima quando falam mal de mim. A raiva fica nos seus corações; eu nem sei que vocês estão com raiva. Como disse, tenho perfeita consciência de minhas virtudes e de meus defeitos. O que persigo sempre, é a honestidade no meu trabalho, seja dando aula, seja escrevendo neste espaço.
Eu fico contente quando as pessoas ganham dinheiro na Bolsa, com uma dica ou um curso. Isto é que importa.
O resto é silêncio.

20 comentários:

Anônimo disse...

Prezado,

descordei do seu posicionamento de ontem,sobre a subida dos mercados na quarta-feira, mas tenho plena convicção de que análise gráfica não é análise das certezas, pois se assim fosse teríamos vários ricos. Nem por isso deixo de ser seu assíduo leitor. Críticas sempre irão existir ainda mais para quem mostra a cara como o Sr.
Continue com o seu bom trabalho, pois continua sendo um dos meus balizadores

Clara Turbiani de Castro Ribeiro disse...

Sr. Humberto parece que você se procupou com os recentes comentários difamatórios que recebeu.

Isso é totalmente normal e saudável até, porque uma pessoa que se preocupa com sua reputação tem um nome a zelar.

Posso ser um apostador de sucesso se realmente suas previsões estiverem corretas.

Quero fazer o curso, porque me parece que a coisa é cartesiana...!

Abs,

Othon

Anônimo disse...

Olá Humberto.

Visito freqüentemente seu blog pois neste árduo mundo moderno, suas tiradas humorísticas nos confortam.
Hoje foi um dia bastante nervoso, no mundo e aqui, e naturalmente quem vive o mercado de ações também ficou.
O que diferencia os grandes seres como você é a educação e frieza nestas horas. Você foi muito educado e superior revendo sua posição.
Isto, assim como o bom humor, é sinal de muita inteligência.
Eventualmente abusamos de sua boa vontade. Sua postura de acessibilidade e inteligente humildade, às vezes nos leva a tomar liberdades que não são simpáticas.

Parabéns pelo Blog, pelo seu trabalho e pela sua postura.

PS. Aos nervosos deixo algumas dicas que vi em outro curso. Não o mencionarei por uma questão ética em relação ao seu curso que pretendo fazer em Camboriú.

1. Preço: Só existe um preço na bolsa. O preço em que o ativo está cotado neste momento. Preço justo, preço alvo, preço teórico, preço que deveria estar segundo a sua análise, preço que vai estar no dia tal, preço que o analista tal acha justo, etc., são ilusões. O único preço que existe no mercado é o preço do último negócio. Uma ação está cotada a 10 reais. Você acha que está barata? Coloca uma ordem de venda a 20 reais e vê se alguém compra.

2. Alta é alta e pronto. Quando sobe é alta. Simples assim. Se você comprou ganhou, se vendeu perdeu, isso é a única coisa que importa.

3. Queda é queda e acontece sempre que cai. Se caiu é queda, não é alta. Se você comprou, perdeu. Se vendeu, ganhou. Somente isto importa.

7. Não existe nada certo na bolsa. Pode existir o provável, o possível, o esperado, mas o certo simplesmente não existe

9. Amanhã não vai acontecer o que os analistas previram, amanhã não vai acontecer o que você está pensando, amanhã não vai acontecer o consenso do fórum, amanhã não vai acontecer nem o mais óbvio e nem o mais esperado. Amanhã vai acontecer o que acontecer e tudo será possível.

10. Todos os atos que você pratica na bolsa são de inteira responsabilidade sua. Aprendendo isso você já deu um grande passo para vencer.

Anônimo disse...

Boa Sr. é isso mesmo. O Blog é seu diario e ca entre nos Foruns de graca com sabios e vencedores com noticias quentes nao existe! Mais como o senhor mesmo disse o que importa é que o senhor analisa o mercado e da a sua analise, os leitores que se interessaram pela a opiniao do Sr. que mastiguem e formem as suas opinioes. Parabens pelo seu trabalho que é muito bem feito e analisado, a aula do senhor realmente traz resultados e eu particularmente entro todos os dias no blog do senhor, como entro em varios outros sobre mercado, para ver o que o senhor postou e analisou sobre o mercado financeiro.

Unknown disse...

Muito obrigado a todos. Aumenta minha responsabilidade, e me faz procurar alternativas para melhorar meu trabalho de informar sobre o mercado.

Falc, você pulou de 3 para 7. É isso mesmo?
Se não for, envie o restatnte. Está muito bom.

Unknown disse...

Caro Sr. Humberto
Gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pedir que siga em frente. Sempre aparecerão engraçadinhos querendo azarar, mas tenha certeza que para cada um que critica existem 20 que aplaudem.
Ninguém acerta sempre, principalmente em épocas de volatilidade e mão inglesa como esta. Se existe esse alguém ele deve estar tão rico que não perderá seu tempo dando dicas para os outros.
Suas opiniões são muito úteis e cada um deve interpretá-las e usá-las como quiser. A responsabilidade operacional é sempre uma questão pessoal e intransferível.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa e linguagem do blog.
Do seu leito e chara
Humberto Conzo Junior
http://blogdaspragas.zip.net

Anônimo disse...

Prof Humberto,

Sou um ex-aluno do seu curso, porém da ANDIMA. E, todos os dias acompanho seu blog. Acho muito interessante para aprender e principalmente para ter uma outra opinião formada por uma pessoa que entende do assunto. Uso a análise técnica para me ajudar em tomadas de decisões, mas sou sincero ao dizer q tb acompanho de perto a economia e as situações das empresas d q compro papel.
Concordo com o Sr. com esse seu "desabafo".

att,

William Storch disse...

Sr. Humberto, conheci seu blog a poucos dias, espero que continue seu trabalho, pois estou gostando muito e aprendendo.

Parabéns.

William

Anônimo disse...

Olá Professor...

Permita-me que eu te chame assim apesar de nunca ter feito seu curso... pois é assim q eu já o considero...

Mais uma vez, o sr. se mostrou humano e com um coração enorme... Como todo ser humano, as vezes naum conseguimos nos conter, mas afinal, corre sangue em nossas veias né??? Estamos vivo... graças ao nosso Pai Celestial...

O perdão é uma das maiores virtudes do homem... e o sr. tem essa virtude...

Como o sr. citou sobre sua linguagem despojada, por favor, naum deixe de usá-la não... rsrs...
É uma diversão a parte...
Esse mercado é tenso, é apreensivo, e pelas palavras que vc usa, msm a notícia sendo péssima, é sensacional a forma com que a recebemos e que poderemos nos dar mal... kkkk...
show de bola... rsrs....

Sei que o sr. é um vencedor e não precisa provar nada, abosolutamente nada a ninguém.
Nesse ramo, ninguem é dono da verdade, mas sempre digo com meus amigos que o sr. tem uma participação grande nela... rsrs...

um forte abraço de um futuro aluno...

Unknown disse...

Os comentários acima me confortaram e me deram ânimo para continuar, pois sei que muitas pessoas se sentem bem, lendo minhas abobrinhas.
Obrigado a todos, inclusive aos que não escreveram nada, mas que continuam fiéis na leitura deste blog.
Deus abençôe a todos.

Anônimo disse...

Parabens professor! Coerência é a palavra... e os anônimos se não aprenderem que no mercado o grande segredo é acertar mais do que errar, e que quando errarem precisam cortar o prejuízo rapidamente, nunca poderão operar, apenas ficarão falando mal de quem expõe sua idéia sobre o mercado...

Grande abraço e sucesso!

Humberto V. Fº

Dr. Bolsa disse...

Professor, fui seu aluno duas x!
Sei da sua experiência de mercado e a respeito muito. Eu e meus amigos fizemos seus cursos e sempre vemos todos os dias e discutimos na faculdade. Não concordamos todas as vezes. Mas sempre com respeito, pois o blog é feito, meramente, para explicitar sua opinião. O problema é a falta de respeito com a sua opinião. E o que faz a internet um lar democrático é não ter que entrar no blog e o anonimato é proibido,pois não dá direito de resposta a quem foi ofendido. O que vi nos comentários,citados pelo Senhor,são apenas deboches, e desrespeito. O problema é que o pessoal deve achar que o senhor é um guru que acertar todas as atitudes da bolsa. E alguns parecem não aprender uma antiga lição primordial da bolsa. ELa é imprevisível,mesmo, com tantos estudos, com tantos conhecimentos não dá para acertar todas.

O Senhor deve continuar com o blog, além disso com os comentários fanfarrões,pois eu fico rindo e penso q o senhor deve ficar pensando nos títulos o dia todo.. HAHAHAHA... UM grande abraço!Feliz dia de ações de graça!

Lavi disse...

Grande professor,

Infelizmente, temos de aturar quem se esconde atrás do anonimato para atacar, incomodar.

Fique tranqüilo, pois ninguém é dono da verdade. É muito claro para mim, ainda mais depois do curso que fiz com você, que os gráficos nos aponta tendências. E o imponderável, o humor variável do mercado, nem sempre aparece nos gráficos.

Que bom que o espaço continua aberto. Ajuda muita gente a aprender.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Caro Humberto

Sou leitor daqui. Gosdto de olhar os seus graficos e comparar com o meu. O problema que gera confusão é o senhor afirmar "amanhã Ibobespa volta com tudo". Se volta você vem e fala "não disse? Venga fazer o curso campeão". Se desaba, como desabou, você, por outro lado, será naturalmente cobrado.

Conselho de amigo: seus graficos são muito bons, mas, nos comentarios, deixe a certeza de lado e trabalhe no campo da probabilidade, esquecendo esse negocio de amanhã vai acontecer X. Eu também acho que o Djia está proximos de um repique de uns dias. Mas acertar que ele vai subir amanhã é muito perigoso: fica parecendo que quer criar um mito, ao invés de realmente ensinar a usar os graficos como eles devem ser olhados.

Um abraço cordial.

Anônimo disse...

Meu caro, venho acompanhado seu blogg a uns dois meses, acho otimo a sua abordagem, estou louco para fazer o curso, não liga para essas babaquices dos anonimos, te acho um baita profissional.

Que Deus Te abençoe e te ilumine.

abraços

Pablo Berbat

Anônimo disse...

OLA HUMBERTO
TENHO ACOMPANHADO VOCE ATRAVÉS DOS SEUS COMENTÁRIOS
QUE SO FAZEM MELHORAR.CONTINUI AMIGO E DEIXEA A TURMA NO SILÊNCIO.VOU LIGAR PARA O FRANÇA E FALAR SOBRE ESTAS
ÚLTIMAS
ADOLPHO ROLLEMBERG

Unknown disse...

Serei simples e direto
Já aprendi muito ,e mais, já ganhei muito dinhiro lendo e aplicando o que o Sr tem ensinado

Obrigado e nao os abandone

Anônimo disse...

Olá professor, por favor, não consigo operar com tranquilidade sem acompanhar o seu blog, portanto, nem pense em mudar o seu estilo alegre e sempre bem posicionado...quantas vezes recomendou cautela em meio à euforia e...pimba, num é que tava certo. O seu blog amigo já é acompanhado em clube de investimento ao qual faço parte...só tá faltando tempo pro curso campeão...abraço ao amigo

Anônimo disse...

Picareta, nunca acerta nada

Anônimo disse...

Olá Humberto,
Não se abale com comentários de pessoas que não têm noção do que afirmam.
Continue com seu trabalho, que é muito útil para a tomada de decisões.
Abraço.