sábado, dezembro 01, 2007

BOVESPA É OBEDIENTE



Assisti a uma entrevista no Bloomberg, com o economista e consultor Roberto Teixeira da Costa. Roberto, uma das lendas do mercado de capitais brasileiro, tendo sido o primeiro presidente da CVM, se mostrou impressionado com o alto grau de dependência da BOVESPA, em relação às Bolsas mundiais, específicamente com as Bolsas americanas. Podemos explicar isto, como função da globalização (só Chaves e Morales não enxergam esta onda), bem como, pelo fato de termos as ações com maior peso no índice BOVESPA, sendo negociadas nas Bolsas americanas. Sobe lá, sobe aqui; cai lá, cai aqui (se não, ocore o efeito de arbitragem).
Por isso tivemos alta na BOVESPA durante a semana em função das Bolsas do norte (veja análise das Bolsas americanas).
Os gráficos mostram que no curto prazo, o IBOVESPA caminha para testar os topo histórico em 66.000 pontos. Em lá chegando, o índice entrará em área de sobrevendido. Na primeira semana de dezembro, se ocorrer alta lá fora, o Dow Jones vai sinalizar alta de médio prazo, o que puxará o IBOVESPA. Conselho: prepare-se para vender no curto prazo, ao primeiro sinal de queda nos gráficos diário. Prepare-se para posições de compra de médio prazo na segunda semana de dezembro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Prof. Humberto! Sou um admirador do seu trabalho. O que o senhor acha das ações da Petrobrás? Já há sinal de compra? Pesquisei no site da Socopa e verifiquei que o IFR9 da Petrobrás está em nível baixíssimo (próximo a 10). O senhor acha melhor esperar mais ou já é bom partir para cima já na primeira semana de dezembro? Um abraço e obrigado.

Unknown disse...

Deu compra na quinta. Talvez deve entrar com um stop de 3% e colocar stop móvel diariamente.

Anônimo disse...

Eu sinceramente nao acho isso ruim nao, ja ganhei bastante monitorando a bolsa la nos eua, so agora com esses horarios doidos que la abre depois que ta mais dificil. Mas mesmo assim da para ver a tendencia e da para ver a tendencia nos indices futuros de lá tambem o s&p500 por exemplo. Acho mais facil assim se nao nao teria aonde me basear. Nao sei se é por causa do costume mas se derrepente a bolsa daqui se descolasse da de lá eu iria perder o rumo, penso eu né.

Anônimo disse...

Se o barril de petróleo rumar para os 80 dólares, influenciará diretamente, as commodities ditam as regras.

Apostaria mais na outra gigante, ver gráfico semanal do papel e do copper, STO em ponto de bala.

Unknown disse...

Os comentários estão corretos.

Anônimo disse...

Imundice rebaixada para a segunda divisão, foi uma grande lição para a vida, explico, metaram a mão no Internacional em 2005, título roubado, fajuto, tudo deles é fajuto, não existe título mundial, torcida e dirigentes criminosos.

Após 2 anos apenas, o mundo girou bastante e ficaram na depência daqueles que roubaram um dia. Lição: quem bate esquece, quem apanha nunca esquece, lembrem disso, seja bom para os outros, não se envolvam com porcarias, sigam o caminho certo, sempre, porque:

DEUS PERDOA, OS HOMENS NÃO.

Justiça feita.

São Paulo Campeão.

Obrigado pelo espaço Professor.