segunda-feira, agosto 04, 2008

PÂNICO NAS RUAS?





Parece que sim. A queda nos volumes negociados, tanto aqui como em NY, mostra a saída desenfreada das sardinhas. Os tubarões fazem o contrário: compram na baixa e vendem na alta. Neste instante, quando até boas notícias são mal recebidas, é esperar, porque a onda passa. Digo nas minhas aulas e acho que já escrevi aqui: Bolsa não é para amadores. Quando sobe, todo mundo é guru, sabem tudo, dizem que estão ficando milionários. Quando os preços das ações caem, é lamúria, falam em especulação, armação dos grandes, etc. Só tem um jeito: preparar-se para dias melhores, que virão. Ou será que a pessoa só entra para uma faculdade depois que consegue um emprego? Lembrem-se de José do Egito. Vacas gordas e vacas magras. Claro que se você não estudar, tem a possibilidade de chegar a presidente da República. Só que é um de cada vez.
Bolsas em baixa por motivos psicológicos, como sempre. Queda do Petróleo é ótimo para o planeta. Petrobrás não vai ser afetada pela queda dos preços, mas sim pelo lobo mau.

12 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Qdo teremos uma subida de verdade??
So levo fumo todos os dias...

abrs

Anônimo disse...

Olá, então dá para se concluir o que??? Que o mercado está chegando no limite???
Tomara!!!

Anônimo disse...

Humberto, estou dividido com seus posts de hoje.

Hoje você caprichou nos graficos! Muito bem elaborados! Meus parabéns.

Mas pelo amor de Deus:

PÁRA DE FALAR EM ALTA!!!!!

Prepare seus alunos para a baixa
Não fique angariando esperanças

Vão ter correções sim

Mas bolsa é downhill até o final do ano ao menos

Unknown disse...

El hacher se eu tivesse essa informação não iria colocar em um blog. Iria vender para o Armínio Fraga por 10 mil dólares para ele usar e diminur o prejuízo enorme em seus fundos e na BRA.

Ivan o que eu escrevi, é que acho que estamos em um momento de pânico quando quase todo mundo acha que a Bolsa acabou. O oposto dos momentos de euforia que quando falei me jogaram pedras virtuais. É assim que eu penso. É só um pensamento e não um conselho.

Anônimo vou contar um segredo só para vcmas não espalha; BOVESPA vai cair até 5.000 (cinco mil) pontos. Vai ser uma tragédia. Até o mantega vai tentar pedir demissão. Vocês nunca viram a Bolsa cair um ano seguido? isvai cair 3 anos (primeiro de abril atrasado). Outra coisa dá parame ensinar como vc mediu a queda até i fim do ano? Assim eu tiro férias e vou assistir as Olimíadas.

Anônimo disse...

É isso ai Humberto,daqui a pouco quando a bolsa começar a bombar esse mesmo anônimo ai do downhill,vai pro fórum da VALE postar foguetinho e tudo mais.Sai pra lá seu vendido!

Unknown disse...

Prof. Humberto,
1) o Estocastico e o MACD nao indicam que vai cair mais?

2) A economia americana ta diminuindo o crescimento e o dinheiro devolvido dos impostos ja foi gasto. A tendencia eh piorar, nao?

Obrigado.

Anônimo disse...

Prof, vou fazer uma pergunta bem cretina: Se o dólar caiu de 4 para 1,50, é impossível pensarmos numa bolsa que estava em 70.000 cair a 30.000?
Estou indo contra a corrente. Quanto mais cai mais compro mas ao mesmo tempo fico pensando: -E se eu tivesse me entupido de dolar quando ele estava a 3?
Decisão difícil, não?

Unknown disse...

Luis 1 - É isso aí;

Luiz 2 - Realmente pelo estocástico mostra possibilidade de queda. Pode ocorrer também uma subida. Se romper o triângulo q segura o Dow Jones teremos novas quedas no curto prazo (infelizmente o pessoal não sabe distinguir os movimentos de curto prazo dos de médio prazo);

Rê acho que não tem nada a ver o dólar com a Bolsa. O dólar sempre foi o pior investimento. A Bolsa sempre foi omelhor. A questão é ser ab quando comprar e quando vender.

Anônimo disse...

"Lembrem-se de José do Egito. Vacas gordas e vacas magras."
Uau! Humberto, e de cinema, você gosta também?... Literatura? Shakespeare?... Comprar ou não comprar, vender ou não vender, eis a questão...

Unknown disse...

Bel ou belinha? Comprar ações que deram sinal de compra. Calcular o preço de entrada. Colocar stop de entrada de 3%. Colocar stop móvel de 3% sobre o fechamento do dia anterior.
Aula grátis.

Anônimo disse...

Tô brincando... Não tenho muito essas dúvidas... É só estudar, esperar a hora certa, e operar. Os traders têm que se livrar desse apego emocional com PETR e VALE. Parece que outros papéis vão indo muito melhor.

Unknown disse...

Izabel ou será Bel, Belle, Belinha, Bela? Valeu a brincadeira. Veja os filmes:
- Wall Street com Michel Douglas;
- Trocando as Bolas, com Eddie Murphy;
- Uma secretária de Futuro;
- Com o dinheiro dos outros;
- Meu primeiro milhão.
Filme também é cultura.