segunda-feira, setembro 29, 2008

PUXADA DE TAPETE



Comecei a escrever este post às 16h30min, antes mesmo das Bolsas americanas e da BOVESPA encerrarem suas operações. A recusa do Congresso americano em aprovar o plano Paulson/Bernanke mostra uma confusão na política americana, em face das eleições presidenciais em novembro. Os mercados reagiram de forma brutal. As Bolsas de Valores despencaram lá fora e aqui a BOVESPA interrompeu o pregão depois de ter caído mais de 10%. A situação é de perplexidade em todo o mundo. A crise mundial deve se agravar. A esperança é de que haja nova votação para tentar aprovar o plano. Não há um plano B, infelizmente. Parece até título de filme: Apertem o cinto, os pilotos se fueram. Análises a essa altura do campeonato são meros palpites. Os gráficos indicam projeções muito ruins. Dentro de alguns minutos vou dar uma olhada nos gráficos da BOVESPA e do Dow Jones. Tudo pode acontecer. E agora, Humberto, que é que houve, vão escrever os críticos de plantão? Vou dizer que me baseei nas afirmativas do manteiga e do Pinóquio Lula. Meu guru Alan Greenspan está sem moral. Dizem que a culpa é dele. A hora é de apertar os cintos e se preparar para épocas de vacas magras, como no tempo de José dom Egito. As quedas fortíssimas, principalmente em Petro e Vale, mostram o grau de pânico e irracionalidade dos mercados. Querem sair a qualquer preço. O fato que dá um pequeno alento é o dos preços estarem fora da banda de Bollinger mais baixa. Sempre que isso ocorre há uma reação no sentido contrário.
ÍNDICE DOW JONES – Operou em baixa todo o dia. Junto com outros índices de Bolsas teve uma das maiores quedas na sua história, caindo 6,98%.
IBOVESPA – Chegou a cair mais de 10% acionando um mecanismo de defesa chamado de Circuit Break. Voltou meia hora mais tarde e caiu 14%. Recuperou um pouco no final e fechou com perda de 9,75% em 45.833 pontos. O volume não foi apavorante. Podemos ter um repique por causada queda mas enquanto não ficar claro que o pacotão será aprovado termos fortes oscilações.
PETRÓLEO – Desandou cedendo 9,84% e fechando em $96,37 . Tem forte suporte em $85,00.
Chegamos ao fundo do poço? Nem eu nem a torcida do Flamengo sabemos.

8 comentários:

FLopes disse...

Olá Humberto.

Pois a uns 20 dias atrás fiz uma análise das queridinhas e IBOV.
Usei o que aprendi com você no curso e aqui no seu blog.

E o mais difícil foi montar uma estratégia e acreditar nos gráficos.
Estava tudo lá.
Por exemplo, VALE5 a U$15,00 e o resto todo.

Esta história de pacote me perturbou um pouco.
Mesmo assim não acreditei no natal e fiquei olhando a manada estourar.
Este conhecimento me poupou de um baita prejuízo hoje.

Bom. Os suportes que projetei foram testados.
Daqui para frente novas análises quando a poeira baixar.
Falando em poeira, vou consultar os russos para ver a experiência deles em Chernobil.
Depois deste hecatombe...

PS: Agora poderemos ter o sinistro cumprimento do M no gráfico semanal da RIO/P.

Anônimo disse...

Professor,

Muito interessante a reportagem sobre a crise que foi publicada na revista Veja desta semana, recomendo.

Circuit Braker significa vexame, vale olhar o lado bom, o Sr. já postou comentários neste sentido em épocas de turbulência, que foram fichas perto desta, o IBOV subiu 4,5% se pegarmos da mínima do dia até o fechamento, não é pouco não, respeitou MM 200 no Semanal.

Voltando ao artigo da Veja sobre a crise, logo chegamos a conclusão de que o pacotão de 700 Bilhões não será suficiente, o rombo do Goldman Sachs é de mais de 1 Trilhão.

Foi dito que o Paulson ajoelhou-se, implorando o pacote, não seria perdão? Ajoelhou tem que rezar amigo, e a frase dita por Nancy Pelosi(presidente da Câmara americana): "A festa em Wall Street acabou".

Paulson Pipocão, medrou, ajoelhou, chorou e não ganhou o doce, a madrasta Nancy falou que a festa acabou, contente-se.

Unknown disse...

Fenando havíamos falado sobre isso uns dias antes quando lhe telefonei. Vamos ver se os caras aprovam pois sem sse pacote vai ser difícil viver nesta ilha de tranquilidade. Mantega e Lula que se cuidem. Continuam a incentivar o consumo e o crédito. Uma hora a corda arrebenta. Aí o Lula vai dizer que não sabia de nada.

Unknown disse...

Anônimo será que conseguimos dormir lendo estas análises teríveis?
Vou comprar amanhã.

Anônimo disse...

Pensei que analise tecnica servia pra prever essas coisas?

Ou ela sempre vai atras do bonde?

Abilio

Anônimo disse...

professsor, estou fora do mercado, mas está me impressionando o papél da Petrobrás, se cai, volta rapidinho, a ação num cenário mais estável, acho que vai acertar a lua, o que achas???

Unknown disse...

Abílio para lhe explicar para q serve a análise técnica teria q escrever um livro. Vou deixar vc na ignorância.

João é por aí.

Anônimo disse...

Abilio
meu filho...a analise tecnica esta dando o IBOV em tendencia de baixa tem tempo...
Alex