A Bolsa de Valores de São Paulo teve um pregão de perdas nesta quarta-feira (14), acompanhando o dia negativo dos mercados financeiros mundiais. Ao final da sessão, o índice Ibovespa - principal referência da bolsa - apontou queda de 3,95%, aos 37.981 pontos.
A Bovespa operou em baixa desde o início dos negócios, chegando a marcar queda de 4,6% na mínima do dia. A bolsa segue o pessimismo registrado em Wall Street, onde os indicadores registram perdas acentuadas. Por volta das 18h de Brasília, o índice Dow Jones mostrava uma queda de 2,6%, aos 8.227 pontos.
Economia enfraquecida
O mau humor dos mercados vem desde cedo, depois que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos apontou queda de 2,7% nas vendas varejistas em dezembro. O sinal de queda na maior economia mundo diminuiu o preço de algumas commodities e tirou a atratividade dos principais papéis brasileiros.
"Veio muito pior do que o esperado", comentou Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros, se referindo aos dados de vendas nos EUA.
Também nesta quarta foi divulgado o chamado Livro Bege, um sumário sobre as condições da economia americana. Nele, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), avalia que a atividade econômica nos EUA continua a se enfraquecer no começo de 2009.
Além dos indicadores econômicos, o setor financeiro também gera preocupação. O Deutsche Bank estima um prejuízo de US$ 6,4 bilhões no quarto trimestre. E o Morgan Stanley acredita que o HSBC precisa levantar US$ 30 bilhões para reforçar o capital.
Publicado pelo site G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário