sábado, janeiro 24, 2009

MÉDIO PRAZO ASSUSTA



Acima coloquei os gráficos semanais do Dow Jones e do IBOVESPA, que indicam movimentos de dois a três meses. Em ambos os casos a análise não é muito otimista. Nos dois gráficos, vemos que o Oscilador e o Indicador de Tendência estão com sinais de baixa. Acredito que após uma correção para cima da situação atual, onde ambos gráficos estão em área de sobrevendidos, iremos ver os suportes serem testados: Dow Jones a 7.500 pontos e IBOVESPA em 30.000. Pode ser que nesses casos, surjam oportunidades de compra para ganhos no médio prazo. No curto prazo, quer dizer no dia-a-dia, continuaremos a ter forte volatilidade nas Bolsas, até que o cenário americano melhore, depois que o plano de resgate do Obama for aprovado no Congresso deles. Barak acha que por volta da metade de fevereiro esta situação da deliberação da bufunfa esteja resolvida. É ver para crer.
Se a queda ocorrer, e os suportes forem perdidos, será interessante procurar barganhas, isto é, empresas com cotações 50% abaixo de seu valor intrìnsico. Aí já é outra estória. É investimento de longo prazo no lugar de Trading.
Bom fim de semana a todos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá professor! Tudo bem com o senhor?! Sou investidor iniciante mas estou estudando muito e tenho um "mentor" que por vezes me auxilia! Gostaria de saber sua opnião em relação ao estilo "investimento em valor" do Grahamm e Buffet de comprar barato (30% de desconto em relação ao valor real da ação). Não acaba dando no mesmo comprar barato e esperar mesmo com as oscilações do mercado? Será que funciona comprar quando os índices estão sobrevendidos e vender na sobrecompra? Me sinto perdendo boas oportunidades de curto e médio prazo! (no meu caso, estou de olho na USIM3 e ARCZ6 para longo prazo)
O que fazer? Mantenho minha posição comprado e espero?! Ou tento aproveitar as oscilações?! Muito obrigado e desculpe o texto enorme e cansativo! Grande abraço e boas vibrações para o senhor e família.
Ass: Roberto

Unknown disse...

Roberto a técnica do Buffett é mais complexa do que vc imagina. Ela não se aplica a movimentos de curto prazo. Comprar e vender nas oscilações requer conhecimentos específicos de Trading System. Se vc tem preparo nesta área pode aproveitar as oscilações. O problema é que a volatilidade das Bolsas e a ausência de uma tendência definida impede um grau de acerto razoável no momento.
Sucesso.

Fernando Biondi disse...

Os gráficos mensal e anual do Ibov e DJ dão um panorama completo do que está por vir. Como o Sr. vejo um MP comprometido com a queda.
Na verdade o que ocorreu até final de outubro do ano passado foi a primeira perna do ciclo de baixa. Estamos vivendo a correção desta queda para posteriormente vir a segunda e dolorosa parte. A crise de 1929 ilustra bem como se constoi um ciclo tão intenso.
Segue abaixo alguns estudos realizados sobre o MP e a crise que ocorrem em 29/30.
Abraços FB

http://papodebolsacomfb.blogspot.com/2009/01/dow-jones-crises-1929-e-2008.html

http://papodebolsacomfb.blogspot.com/2008/11/estudo-tendncia-de-queda-para-o-mdio.html

http://papodebolsacomfb.blogspot.com/2008/10/fora-das-mdias-mveis.html

Anônimo disse...

Prezado Biondi

Sou muito pessimista e acho que as perspectivas são péssimas. Entretanto, a primeira indicação relativa à perspectiva da BV na hipótese de seguir 1928/29 extrapola minhas piores avaliações e parece-me totalmente irreal...
Como estou fora do mercado para mim seria até razoavalmente interessante mas não consigo vislumbrar algo similar. A não ser que o Iran decida enviar algumas bombas...
sds

Unknown disse...

Daniel grato. Vou colocar seu ótimo blog em minha lista. Sucesso.
Humberto