As análises aqui contidas não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de sugestão de compra ou venda de ativos financeiros. Qualquer decisão de compra ou venda de ações, títulos e valores mobiliários deverá ser baseada em informações públicas existentes sobre os referidos títulos, sendo a decisão de investir de inteira responsabilidade do leitor, não cabendo ao autor das postagens qualquer responsabilidade por eventuais perdas de qualquer investidor.
terça-feira, fevereiro 28, 2006
Mercados americanos antecipam quarta feira de cinzas
Hoje, dia 28-02, aconteceu um fato inusitado: todas as Bolsas americanas tiveram fortes quedas. Parece que pegaram uma carona no carnaval de Nova Orleans, pularam ontem e hoje saíram correndo, antecipando a quarta feira de cinzas. Vejam os índices de queda:
Dow Jones -1,01%
Nasdaq - 1,12%
NYSE - 0,97%
S&P 500 - 1,04%
NDX 100 - 1,48%
Russell 2000 - 1,35%.
Em meu comentário de sexta feira passada eu alertava para o risco de ficar comprado, com dois dias sem Bolsa no Brasil mas com as bolsas americanas operando. O quê vai acontecer na quarta feira? Toda a alegria usufruída nos dias de carnaval vai virar tristeza e dor, como na estória do pierrô apaixonado. O pessoal quando chegar no trabalho não vai encontrar a colombina; apenas cinzas. Depois não digam que eu não avisei.
Vejam o gráfico do Dow Jones com indicações de venda na quarta passada.
segunda-feira, fevereiro 27, 2006
Dow Jones ficou de lado o dia todo
No gráfico acima podemos ver que o Dow Jones voltou a ficar espremido em um triângulo simétrico. O movimento do dia de hoje demonstrou fraqueza para uma subida nos próximos pregões. Observar que o estocástico já está se aproximando da zona de sobrecomprado. Amanhã será um bom teste para sabermos para onde irão os mercados.
domingo, fevereiro 26, 2006
EM MARÇO CURSO EM SÃO PAULO
Curso mercado de ações sem segredo
Agora turbinado com
trading system eficiente
A matemática do mercado
Agora sua chance de operar na Bolsa com sucesso. O curso de sucesso “Mercado de Ações sem segredo” tem ajudado centenas de pessoas a investirem em Bolsa de maneira eficiente. O curso foi agora turbinado com mais duas ferramentas:
UM TRADING SYSTEM EFICIENTE
MAIS A MATEMÁTICA DOS MERCADOS.
O quê é um Trading System?
· Um olhar para o mercado através de quatro janelas distintas que ajudam a investir com mais certeza e segurança; um gráfico confirmando outro ou antecipando reversões de tendência.
2 - A MATEMÁTICA DO MERCADO
Como utilizar cálculos matemáticos para ter sucesso no investimento em ações? Existe uma gama enorme de fórmulas matemáticas que auxiliam no processo decisório. Neste curso, serão mostradas as seguintes fórmulas:
1) Sete fórmulas para se projetar preços nos mercados de alta e nos de baixa;
2) Fórmulas para se calcular 3 níveis de Suporte e 3 níveis de resistência aos preços;
3) Fórmulas para se operar na abertura dos mercados visando operações de Day Trading;
4) Fórmulas para se saber se o dia seguinte é mais propício à compra ou à venda;
5) Fórmulas de variação dos preços usando os preços de abertura do dia;
6) Fórmulas para estabelecer novos topos e fundos importantes que geram reversão das tendências;
6) Números de Fibonacci:
Cálculo de retração dos preços;
Cálculo da expansão dos preços;
Cálculo da projeção de preços objetivos;
Cálculo para determinar o próximo topo ou fundo de um ativo (cálculo de tempo/ciclo).
- Como limitar as perdas quando o mercado se volta contra você: as ordens “Stop” por meio de diversos métodos.
- Técnicas de gerenciamento do dinheiro.
- Comportamento psicológico para o sucesso
- Estes e outros tópicos em uma linguagem clara e objetiva.
Olá professor Humberto
Com o aprendizado recebido nos dois cursos brilhantemente ministrados pelo senhor, já estou querendo tomar as minhas primeiras decisões de investimento usando o seu trading system.
André Macedo.
Mais informações escreva para hsantos10@hotmail.com
sexta-feira, fevereiro 24, 2006
Bovespa em ritmo de descanso
Pois é, o mercado operou em ritmo de véspera de carnaval. Eu achava que o pessoal ia passar o reinado de Momo vendido mas, a esperança de dias melhores, fez com permanecessem comprados, apesar das bolsas americanas estarem meio grogues. O Dow Jones caiu no início e depois recuperou um pouco, mas seu gráfico continua indicando venda. Agora é tirar folga, que ninguém é de ferro e optar entre descansar ou pular. Na quarta veremos como a BOVESPA vai reagir aos feriados de segunda e terça. Sucesso. | |||
|
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
Mercado na contramão
Observem os seguintes sinais nos gráficos acima:
Gráfico de Barras - Sinal de venda no Estocástico + topo duplo;
Gráfico Ponto&Figura - Topo duplo + reversão no curto prazo (as bolinhas vermelhas).
Dia 25 de março estarei em SP para ajudar a novos alunos a ganhar no mercado de ações. Um curso com um Trading System (que inclui o gráfico Ponto&Figura) + a matemática do mercado com fórmulas para aperfeiçoar as operações em Bolsa. Informações: hsantos10@hotmail.com.
quarta-feira, fevereiro 22, 2006
Os mercados patinaram hoje
Hoje vai ser fogo
Olho vivo. Vendam uns 30% das posições.
terça-feira, fevereiro 21, 2006
Gráfico BVSP Barras
Dow Jones broxou
segunda-feira, fevereiro 20, 2006
É isso aí! Sem a companhia da cavalaria ianque, a BOVESPA ficou meio que jururu e operou pouco. Boa parte do pregão ficou em baixa. De repente os ianques que não tiraram folga no feriado americano pensaram: vamos comprar um pouco, puxar os preços pra vender amanhã lá em cima. O quê aconteceu então? Tivemos um topo triplo. O número 38.750 do IBOVESPA está difícil de ser ultrapassado (veja o gráfico). Esta semana vai ser um pouco complicada para os traders verde amarelos. Vem aí o carnaval. Já pensou ficar dois dias sem operar? Quem vai pular carnaval? De qualquer maneira nosso destino está nas mãos dos pele vermelhas. Se as Bolsas do Norte subirem, as do Sul acompanham. Vamos ver como está o humor dos irmãos do norte amanhã. Só dependemos deles e nada mais.
domingo, fevereiro 19, 2006
BOVESPA amarelou
A BOVESPA amarelou igual ao Ronaldinho na França. Subiu 1% na contramão do Dow Jones, que caía, e recuou quando o Dow Jones ficou positivo; acabou fechando quase na mínima do dia. Eu eihn? Será que os traders estão achando que o IBOVESPA não vai ultrapassar o topo histórico? Tá bom, deu uma divergência de baixa mas isto é motivo forte? Sei não, acho que os gringos estão sacando as armas pra mandar chumbo grosso. Eu se fosse o leitor esperaria romper o topo histórico para fazer novas posições e ao mesmo tempo ficaria com o dedo no gatilho para vender as posições em carteira, caso haja algum sinal de venda. Espero que tenham, ou tenham tido um bom fim de semana. Dia 25-03 curso em Sampa. Vou comer um pastel de bacalhau no Mercado Municipal. Quem me acompanha? (No curso, é claro). Sucesso. |
quinta-feira, fevereiro 16, 2006
EXTRA! PROJEÇÕES PARA O IBOVESPA
39.850
40.800
42.400
45.600
48.000 e
54.900 pontos.
Estes são pontos calculados matemáticamente e que se tornarão em resistências futuras. O prazo de ocorrência eu vou dizer passo a passo.
No sábado várias pessoas irão aprender comigo as fórmulas para diversos cálculos.
Em março o circo será armado em Sâo Paulo. Alô alô Paulicéia. Lá vou eu.
Sucesso.
BOVESPA continua firme
A BOVESPA hoje, ao contrário do Dow Jones se firmou e continuou rumo às resistências em 38.500 e 38.750 pontos que, se rompidas poderão levar o índice para os níveis projetados de 41.500 e 43.000 pontos. Se isso acontecer até o Lula vai comemorar e tomar uma branquinha. O Dow Jones precisa urgente de tomar Viagra pois vive à meia bomba. Parece até o Gustavo do Big Brother, que não sabe o que quer. O DJ subiu mas não convenceu. Se ele voltar, pode atrapalhar o IBOVESPA. Vamos ver amanhã o que acontece já que toda sexta feira é dia de venda. Sucesso.
Mercado mais firme
quarta-feira, fevereiro 15, 2006
Ajuste saudável no mercado
O tranco verificado na Bolsa de Valores de São Paulo na segunda-feira, quando caiu 2,33%, ainda passa muito longe, segundo analistas, do que poderia ser considerada uma revoada dos estrangeiros. A previsão é que a liquidez externa continua alta - o que permitirá a manutenção do fluxo de capitais para os emergentes. Nem o primeiro discurso de Ben Bernanke à frente do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) previsto para hoje, que vinha sendo apontado como um evento capaz de deixar o mercado apreensivo, provocará, pelo menos agora, qualquer alteração no cenário. O recuo do início da semana foi avaliado como uma correção de preços necessária após a alta de 15% acumulada em janeiro, que, a propósito, deve voltar a acontecer em dose semelhante em breve - para o bem da Bolsa. Ontem, o baque anterior foi atenuado com alta de 1,42%
- O mercado já vinha há alguns dias com uma necessidade de correção, tanto aqui como lá fora. Essa correção precisa ser feita paulatinamente, e é melhor que seja assim do que se ocorresse uma queda maior, que seria mais traumático - avalia Jason Vieira, da GRC Visão.
Pela análise gráfica, Vieira acredita que, no início de fevereiro, o Ibovespa seguiu um caminho muito além da trajetória que vinha trilhando. A correção veio na segunda-feira.
- Ainda há ajustes não feitos no mercado interno. Isso pode acontecer num momento de ajuste lá fora, onde os ativos estão muito altos. A Bolsa vai seguir volátil, procurando os 35.500 para trilhar um novo caminho saudável de altas.
Esse novo caminho, portanto, seria encontrado à custa de uma queda de mais 3% nos próximos dias.
Para os analistas, porém, o discurso de Bernanke pouco ajudará na procura desse caminho.
- O discurso é mais simbólico. Ele vai comprar a análise do comitê porque acaba de assumir o cargo e dirá que a economia americana vai bem. Não há chance de sair uma indicação sobre um aperto monetário mais forte. Assim, não há riscos de mudança no fluxo de capitais - prevê Alessandra Ribeiro, analista da Tendências Consultoria.
terça-feira, fevereiro 14, 2006
Como vai você IBOVESPA?
Vocês podem ver meu retrato tirado de dois ângulos: no gráfico de Barras, não tenho muito espaço para subir. Até o semanal está vendido. No diário é aquilo, cara de baixa e no Ponto%Figura (gráfico revelador) a cara também está ruim. Se perder o suporte em 36.250 pontos pode ir buscar a projeção de 34.750 pontos. Se isso ocorre os que entraram agora vão embora e não voltam tão cedo.
Para quem ainda não aprendeu a comprar na baixa e vender na alta só tem um jeito: estudar. Um bom caminho são os cursos do meu professore Humberto.
A propósito, hoje é o último dia para se inscreverem no curso que ele vai dar no dia 18 no Rio. Informações pelo e-mail: hsantos01@yahoo.com.br
Gráfico Dow Jones
domingo, fevereiro 12, 2006
Os gráficos acima mostram que tanto o Dow Jones quanto o IBOVESPA podem se recuperar das quedas e tomar novo rumo de alta.
O Dow Jones está amarrado em um triângulo simétrico que, se rompido poderá levar a níveis acima das últimas resistências. Por outro lado, se não romper poderá estar consilidando uma figura de reversão, Ombro-Cabeça-Ombro. Deu compra no MACD.
O IBOVESPA sinalizou alta no Estocástico e se subir irá romper uma bandeira de alta, levando o índice para novos recordes.
Mercado mais esperançoso
O mercado de ações nesta sexta feira oscilou em função das bolsas americanas que passaram boa parte do dia no vermelho recuperando-se ao final. O IBOVESPA chegou a cair 0,58% mas no final melhorou e fechou acima dos 0,50% de alta. O Dow Jones está emparedado num triângulo simétrico. O IBOVESPA está vendido no gráfico diário e no semanal. Como os osciladores estão em uma faixa abaixo de 20 é provável que se recupere no curto prazo. Quem vai ditar a tendência são as bolsas americanas maias uma vez. Hoje, dia 13 último dia para se inscrever no curso "Mercado de Ações sem segredo"; restam duas vagas. Tome uma atitude e pare de perder dinheiro ou ficar estressado. Peça informações pelo e-mail hsantos01@yahoo.com.br ou veja o programa e mais informações no blog www.bolsahoje.blogspot.com | |||
|
A escalada do aluguel de ações
euforia da Bolsa e cobram para emprestar
papéis a operadores do dia-a-dia
Por Miriam Kênia na Isto É Dinheiro de 12-02-06
Com a Bolsa de Valores animada como não se via
há anos, uma modalidade de negócios que até recentemente era uma curiosidade para poucos virou coqueluche do pregão. É o aluguel de ações, sistema em que investidores que compram os papéis para mantê-los quietinhos na carteira por prazos longos emprestam-nos para aqueles que precisam de munição para operações
no dia-a-dia do mercado. Mediante pagamento, claro, conforme a lei da oferta e demanda. E a procura anda fortíssima. Na terça-feira 7, todos os principais agentes
do mercado – estrangeiros, fundos de investimento, fundos de pensão e até pequenos investidores – pareciam loucos atrás de ações para alugar. Foi um dia de stress para as corretoras. No começo da tarde, os papéis mais disputados, como os da Usiminas e do Banco do Brasil, simplesmente acabaram. O diretor da corretora Socopa, Álvaro de Freitas Vidigal teve que apelar para sua agenda para arrumar ações de aluguel. “Liguei para clientes tradicionais e sugeri que emprestassem suas carteiras”, conta. Ao fim do dia, o montante alugado atingiu o recorde para um único pregão: R$ 7,25 bilhões. Tem sido assim nos últimos meses, na medida em que o interesse dos estrangeiros leva o Ibovespa a níveis nunca antes atingidos e abre espaço para ganhos rápidos. No ano passado, as operações de aluguel cresceram impressionantes 128% e movimentaram R$ 58,9 bilhões. As taxas cobradas, que passaram 2005 em torno dos 5% ao ano, já chegam a 20% neste início de ano.
“Temos potencial para dobrar o tamanho desse mercado até o fim do ano”, calcula Francisco Gomes, diretor da Companhia Brasileira de Liqüidação e Custódia (CBLC), que coordena as operações. Parece muito, mas a carteira da Socopa – a mais atuante nesse segmento – de fato cresceu 100% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2005, chegando a R$ 1,5 bilhão. Para explorar melhor o novo nicho, a corretora inaugurou uma mesa de operação só para aluguel em sua sede, em São Paulo, e despachou uma equipe especializada para o escritório carioca. A concorrente Fator também montou um esquema de atendimento exclusivo, e a Banif acaba de lançar o sistema para operadores domésticos. Esta última categoria, de pessoas físicas que negociam ações sem sair de casa, teve sua participação no mercado de aluguel elevada de 20% para 30,5% no último ano. Elas aparecem, quase sempre, no papel de locadoras dos papéis. “É uma forma de garantir uma remuneração fixa, independente do sobe e desce do pregão”, explica Antônio Milano Neto, diretor de operações da Fator Corretora. Atraído por essa perspectiva, o empresário Paulo Gomes da Cunha, de São Paulo, trocou, no ano passado, a aplicação em flats pelo aluguel de ações. Além da taxa, ele ainda recebe os dividendos e conta com a valorização dos papéis.
Não são apenas os acionistas nacionais que garantem a oferta de ações. Os estrangeiros também são ativos, com uma participação de 29% dos negócios. “A taxa de aluguel é maior do que os rendimentos da renda fixa no exterior”, explica Vidigal, da Socopa. Na outra ponta do negócio, os inquilinos aparecem principalmente entre os fundos de arbitragem ou Long Short, que tiram seus rendimentos de rápidas mudanças de posição (compras e vendas) no mercado de ações. A categoria é a principal responsável pelo boom do aluguel. “A locação é fundamental para as nossas operações”, afirma Rogério Poppe, gestor de renda variável da Mellon Global. Faça o que fizer com as ações alugadas, ao final do período combinado, o locatário tem de devolvê-las ao dono. Para evitar problemas, a CBLC exige depósitos de garantia para as operações.
sexta-feira, fevereiro 10, 2006
Curso Mercado de Ações sem segredo
Curso mercado de ações sem segredo
Agora turbinado com
trading system eficiente
A matemática do mercado
Agora sua chance de operar na Bolsa com sucesso. O curso de sucesso “Mercado de Ações sem segredo” tem ajudado centenas de pessoas a investirem em Bolsa de maneira eficiente. O curso foi agora turbinado com mais duas ferramentas:
UM TRADING SYSTEM EFICIENTE
MAIS A MATEMÁTICA DOS MERCADOS.
A oportunidade de aprender em um dia, a responder às três perguntas mais importantes para obter ganhos em Bolsa de Valores:
O quê comprar? Quando comprar? Quando vender?
Veja abaixo o programa dos dois cursos e depoimentos de quem já participou desta maratona de sucesso.
1 – Trading System eficiente
O quê é um Trading System?
· Um olhar para o mercado através de quatro janelas distintas que ajudam a investir com mais certeza e segurança; um gráfico confirmando outro ou antecipando reversões de tendência.
2 - A MATEMÁTICA DO MERCADO
1) Sete fórmulas para se projetar preços nos mercados de alta e nos de baixa;
2) Fórmulas para se calcular 3 níveis de Suporte e 3 níveis de resistência aos preços;
3) Fórmulas para se operar na abertura dos mercados visando operações de Day Trading;
4) Fórmulas para se saber se o dia seguinte é mais propício à compra ou à venda;
5) Fórmulas de variação dos preços usando os preços de abertura do dia;
6) Fórmulas para estabelecer novos topos e fundos importantes que geram reversão das tendências;
7) Números de Fibonacci:
Cálculo de retração dos preços;
Cálculo da expansão dos preços;
Cálculo da projeção de preços objetivos;
Cálculo para determinar o próximo topo ou fundo de um ativo (cálculo de tempo/ciclo).
- Como limitar as perdas quando o mercado se volta contra você: as ordens “Stop” por meio de diversos métodos.
- Técnicas de gerenciamento do dinheiro.
- Comportamento psicológico para o sucesso
- Estes e outros tópicos em uma linguagem clara e objetiva.
O aluno pode se inscrever em um E-group fechado, só para ex-alunos do Professor Humberto Santos, onde terá contatos permanentes com o professor e com ex-alunos, tirando qualquer dúvida e continuando a aprender através de e-mails e de reuniões mensais. Inédito no Brasil!
- Aula com apresentação dinâmica, de aprendizado prático, com orientação personalizada ao aluno dada pelo instrutor;
- Apresentação em Power Point;
- Material de apoio total para prática em aula; não traga nada de casa;
- Apostila com toda a teoria necessária;
- Educação continuada à distância via Internet. O aprendizado não pára com o término do curso.
2 – Horário: das 8:30h às 18h;
3 – Local: BQ Escritórios Virtuais - Rua São José 40, 9º andar – Centro (em frente ao Terminal Menezes Côrtes, perto do Metrô Carioca – segurança total)
4 - Investimento - R$400,00* à vista mediante depósito até o dia 14/02 em nome de:
Humberto dos Santos
Banco do Brasil
Agência: 2810-X
C/C: 11.191-0
Estudantes (comprovados) pagam R$350,00; ex-alunos somente R$300,00
- Indique um amigo e ganhe um bônus de R$50,00.
Após o depósito, informar por e-mail ou fax a data e a agência do Banco o Brasil onde foi feito o depósito. Levar comprovante no dia do curso.
Inscrições e informações adicionais:
Bolsa deve subir hoje
- Uma deriva de alta (em azul);
- o Estocástico está sobrevendido.
Vamos aguardar para ver.
AINDA HÁ ALGUMAS VAGAS PARA O CURSO NO RIO, DIA 18.
TOME UMA ATITUDE E APRENDA A GANHAR NA BOLSA.
SUCESSO
DOW Jones tá amarrado
quarta-feira, fevereiro 08, 2006
BOVESPA cai mas pode subir no curto prazo
Dow Jones melhora um pouco
Não deu ainda
Curso em fevereiro
Presado leitor deste blog
Quero informar que meu próximo curso será no Rio, no dia 18-02 e tem o título de de “Mercado de Ações sem Segredo”.
Minha sugestão é que você faça o que for possível para assistir ao curso; é simplesmente imperdível.
Como as vagas são limitadas, e caso você esteja interessado, peço que confirme sua presença o mais breve possível. As inscrições se encerram no dia 10 de fevereiro. Venha aprender a ter sucesso no melhor investimento de 2006.
Um grande abraço e grato pela atenção.
Humberto
Curso mercado de ações sem segredo
Agora turbinado com
trading system eficiente
A matemática do mercado
Agora sua chance de operar na Bolsa com sucesso. O curso de sucesso “Mercado de Ações sem segredo” tem ajudado centenas de pessoas a investirem em Bolsa de maneira eficiente. O curso foi agora turbinado com mais duas ferramentas:
UM TRADING SYSTEM EFICIENTE
MAIS A MATEMÁTICA DOS MERCADOS.
A oportunidade de aprender em um dia, a responder às três perguntas mais importantes para obter ganhos em Bolsa de Valores:
O quê comprar? Quando comprar? Quando vender?
Veja abaixo o programa dos dois cursos e depoimentos de quem já participou desta maratona de sucesso.
1 – Trading System eficiente
O quê é um Trading System?
· Um olhar para o mercado através de quatro janelas distintas que ajudam a investir com mais certeza e segurança; um gráfico confirmando outro ou antecipando reversões de tendência.
2 - A MATEMÁTICA DO MERCADO
1) Sete fórmulas para se projetar preços nos mercados de alta e nos de baixa;
2) Fórmulas para se calcular 3 níveis de Suporte e 3 níveis de resistência aos preços;
3) Fórmulas para se operar na abertura dos mercados visando operações de Day Trading;
4) Fórmulas para se saber se o dia seguinte é mais propício à compra ou à venda;
5) Fórmulas de variação dos preços usando os preços de abertura do dia;
6) Fórmulas para estabelecer novos topos e fundos importantes que geram reversão das tendências;
7) Números de Fibonacci:
Cálculo de retração dos preços;
Cálculo da expansão dos preços;
Cálculo da projeção de preços objetivos;
Cálculo para determinar o próximo topo ou fundo de um ativo (cálculo de tempo/ciclo).
- Como limitar as perdas quando o mercado se volta contra você: as ordens “Stop” por meio de diversos métodos.
- Técnicas de gerenciamento do dinheiro.
- Comportamento psicológico para o sucesso
- Estes e outros tópicos em uma linguagem clara e objetiva.
O aluno pode se inscrever em um E-group fechado, só para ex-alunos do Professor Humberto Santos, onde terá contatos permanentes com o professor e com ex-alunos, tirando qualquer dúvida e continuando a aprender através de e-mails e de reuniões mensais. Inédito no Brasil!
- Aula com apresentação dinâmica, de aprendizado prático, com orientação personalizada ao aluno dada pelo instrutor;
- Apresentação em Power Point;
- Material de apoio total para prática em aula; não traga nada de casa;
- Apostila com toda a teoria necessária;
- Educação continuada à distância via Internet. O aprendizado não pára com o término do curso.
2 – Horário: das 8:30h às 18h;
3 – Local: BQ Escritórios Virtuais - Rua São José 40, 9º andar – Centro (em frente ao Terminal Menezes Côrtes, perto do Metrô Carioca – segurança total)
4 - Investimento - R$400,00* à vista mediante depósito até o dia 10/02 em nome de:
Humberto dos Santos
Banco do Brasil
Agência: 2810-X
C/C: 11.191-0
Estudantes (comprovados) pagam R$350,00; ex-alunos somente R$300,00
- Indique um amigo e ganhe um bônus de R$50,00.
Após o depósito, informar por e-mail ou fax a data e a agência do Banco o Brasil onde foi feito o depósito. Levar comprovante no dia do curso.
Inscrições e informações adicionais:
Dow Jones na corda bamba
Gráfico BOVESPA Candlestick
terça-feira, fevereiro 07, 2006
BOVESPA perde o gás
A BOVESPA junto com os mercados externos curtem a alta que tiveram. Agora alguém vai ter que pagar a conta da festa. Nem todo dia é dia de compra ou de alta. O mercado vive de sobe e desce; tem que saber entrar e sair na hora certa. Os otimistas apregoam que entrou dinheiro de fora; mas saiu também. O saldo foi de US$2 bilhões em janeiro, que não é nada pois representa dois dias de negociação na BOVESPA. Lá fora a coisa também tá feia. O Dow Jones parece que está formando um Ombro-Cabeça-Ombro. Deve subir por estes dias para corrigir a queda pois os osciladores estão baixos. Olho vivo. |
segunda-feira, fevereiro 06, 2006
BOVESPA tenta reagir mas não consegue
Dia 18-02 vou realizar um curso campeão que tem ajudado centenas de pessoas a investirem melhor e ter sucesso nas operações.
Veja mais informações alguns posts abaixo.
E se der errado?
As fortes altas no mercado de ações e o intenso declínio na cotação em reais do dólar nos últimos meses trouxeram-me alegrias. Entretanto, preocupo-me quando percebo um contínuo otimismo no mercado financeiro. O que pode dar errado?
1) O gigantesco déficit nas contas externas americanas deve ser resolvido com um grande aumento da produtividade ou com a simples queda do dólar. Nessa última hipótese, os juros americanos devem subir para segurar as aplicações dos asiáticos em seus títulos públicos. Se isso acontecer, o apetite dos investidores internacionais para correr riscos será reduzido, prejudicando a entrada de dólares no Brasil.
2) Se os juros subirem muito nos EUA, a bolha imobiliária vai estourar e um efeito dominó jogará para baixo uma parte substancial do que hoje é contabilizado como patrimônio pessoal em países desenvolvidos. Menos riqueza nos registros, menos consumo nos supermercados e um ciclo pessimista se instalará.
3) O petróleo pode subir ainda mais e brecar o ritmo de crescimento dos EUA e de muitos países asiáticos. Nesse caso, cairão os preços das commodities exportadas pelo Brasil, e o bom superávit de nossa balança comercial vai virar pó.
4) O terrorismo pode voltar a atacar e amedrontar investidores. O Brasil, ainda dependente de poupança externa, perderá novamente. Possivelmente, tudo voltará ao normal poucos meses depois.
5) A disputa presidencial no Brasil pode promover a radicalização de propostas e gerar insegurança a investidores mais conservadores. A essa altura do ano, em 1989 e em 1994, as pesquisas eleitorais apontavam para direções muito diferentes do que a abertura das urnas indicou.
Há outros cenários pessimistas imagináveis, mas não desejo azedar mais seu dia. O estranho é que o mercado, hoje, atribui uma probabilidade muito baixa de que esses momentos infelizes voltem a nos acompanhar. Por isso, as ações não param de subir, e o real continua apreciando.
Quem não teme ficar pobre deve apostar todas suas fichas no otimismo. Quem acredita que o futuro é incerto deve recuar e diversificar suas aplicações. Não é a melhor maneira de ficar rico, mas é a melhor forma de garantir um sono tranqüilo e a geladeira cheia.