"São precisos 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de forma diferente."

Acabou a crise. O ano de 2009, com recessão forte mundial, será cancelado e iremos direto para 2010. Assim, poderemos ter um Natal extraordinário, e a crise mundial não chegará por aqui. A máquina do tempo existe.
Já disse que os investidores dos mercados tem visão de jóquei. Só enxergam a cabeça do cavalo. Apesar de termos notícia ruins no dia de hoje, as Bolsas subiram forte no mundo, como se o corte de juros nos States fosse resolver a crise, que é de confiança. Ou seja, a moçada vai ficar sem dinheiro para comprar, mesmo com taxas de juros baixas (lá fora; aqui ainda estão indecentes). As Bolsas subiram, com volumes negociados em queda, o que não representa segurança de investir. Aos novatos uma palavra: calma! Deixem a ambição trancada no armário. Amanhã teremos uma idéia do médio prazo. A hora ainda é de cautela.
DOW JONES subiu 2,11% e o IBOVESPA 7,47% fechando em 37.349 pontos. Tem resistência em 40.000 pontos. Open yours eyes.
A felicidade não tráz dinheiro.

As Bolsas tiveram comportamento errático. Na Europa fecharam em alta. Nos States ficaram de lado o dia todo e no final enfraqueceram. Compraram o boato e venderam o fato da qeda dos juros para 1% ao ano (já pensou isso aqui? A galera ia comprar BMWs e Mercedes, incentivadas pelo Luis Inácio). A BOVESPA, animada com a possibilidade do COPOM cortar os juros (será?), fechou com forte alta de 4,37% mas com volumes ainda baixos, o que me deixa com a pulga atrás da orelha. As americanas podem caminhar um pouco para cima, se não vier nenhuma noticia ruim hoje ou amanhã. Não tem muito fôlego para vôos de águia. Aqui, caso o BC aumente os juros, vai ser um Deus nos acuda, pois a porta de saída é estreita. Na sexta veremos os gráficos semanais pra sentir o clima no médio prazo. Por enquanto é ficar de costas na parede.
Clique no título e assista ao vídeo onde a jornalista Míriam Leitão entrevista o presidente da empresa, Sergio Gabrielli.
"Wall Street é o único lugar para onde as pessoas vão de Rolls Royce pedir conselhos a quem pega o metrô."

PETROBRÁS – Subiu +14,55% em NY e +10,38% no Brasil.
VALE – Subiu +16,32% em NY e + 12,75% na BOVESPA.
Mudei eu ou mudaram os Natais? Olho vivo porque até o Guido já está tremendo.

Por causa desta notícia a BOVESPA subiu 13,42%. O índice Dow Jones subiu 10,87%.Já vi esse filme. Amanhã devem aparecer os vendedores.
Asiáticas fecharam com forte alta e as européias operam com mais de 2% de alta. Será a visita da saúde?
É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles.
Extraído do livro "O Tao de Warren Buffett, editora Sextante.

Continua o clima de pessimismo a nível mundial, exceção para o Brasil onde o povão acredita no conto da marolinha. Vendas se retraindo de leve, à espera do Natal extraordinário do Lula (o dele vai ser bom, com certeza). Hoje li um chute de um coleguinha que dá curso de Bolsa: IBOVESPA se encaminha para os 10.000 pontos. Vou dizer uma coisa que fatalmente se revelará verdadeira: de 0 (zero) o IBOVESPA não passa. Tenho dito.
DOW JONES – Queda de 2,42% fechando em 8.175,77%.
BOVESPA – Queda de 6,50% fechando em 29.453. Encaminhando-se para a projeção em 26.000 pontos.
Como diria Marta looser: é relaxar e gozar (isso ela sabe, que o diga o seu Favre).
Petróleo em queda livre. Chavez, porque não falas?




Esta foi mais uma semana de terror a nível mundial. O grande X do momento é que a crise e mundial, com um total desconhecimento, por parte das autoridades do tamanho do problema.
Para piorar as pessoas estão perdendo confiança no sistema financeiro provocando uma corrida aos Bancos e agravando a crise. A crise agora é de confiança, não é mais financeira.
Estou triste e sem saber o que escrever. Digo, no entanto, que não há nenhuma pessoa no planeta, que possa dar uma luz ao nosso espanto. Os governos lá de fora alardeiam que a crise é séria e deixam as pessoas mais temerosas. Aqui o governo tenta ser otimista e produz medidas que não surtirão efeito, pois o que está em jogo não é crédito ou liquidez, mas sim a desconfiança do homem comum que, na dúvida, se retrai. Não serão medidas estatizantes que irão resolver o problema. Só nos resta esperar, apertar o cinto e ver no que vai dar.
Postei gráficos semanais para tentar ver mais adiante. Todos estão com as mesmas características: sobre vendidos, com os preços fora da banda inferior de Bollinger. Os volumes diminuíram, mostrando que a queda semanal pode ter sido motivada por um apavoramento sem sentido, como havia sido a exuberância anterior.
Vale parece ter encontrado um suporte. O restante está na escuridão.
Depois de asinar um contrato, não á para voltar atrás; portanto, pende em tudo antes de assinar.
Extraído do livro " O Tao de Warren Buffett" - Editora Sextante.

As Bolsas continuam com cara de fim de festa. Sobraram uns bolinhos e o pessoal com fome tenta se enganar comendo os restinhos que sobraram. A crise continua assustando e os governos e seus ministros da Fazenda permanecem atônitos. Consolo: não somos nós, apenas, que estamos sem rumo. A crise começa a ser comentada aqui. O governo Lula acha que o Estado pode tudo. Pode se tiver dinheiro. Vai ajudar os Bancos, as construtoras e agora as automotivas. Mantega deveria pedir demissão e Lula deveria assumir, de vez, o Ministério da Fazenda. O bate cabeça de Mantega com Meirelles deu nisso. Não sabemos que rumos as coisas vão tomar.
A Bolsa de NY fechou em alta o que me levou a redesenhar o Triângulo Simétrico de ontem. BOVESPA em baixa de 4,50%, em 33.490 confirma o rompimento do Triângulo com a projeção de ontem de 26.000 pontos.

Aos poucos o pessimismo vai se espalhando pelas Bolsas mundiais. As notícias sobre as economias desenvolvidas só trazem medo aos investidores. Análises e relatórios oficiais falam da chegada da recessão aos países desenvolvidos. Até aqui, no país do Carnaval, as otoridades estão se rendendo aos fatos e começam a falar verdades. Lula reconhece que a crise pode dar as caras por aqui. Hoje Mantega tentou acalmar o mercado, dizendo que não há Bancos com problemas, mas ao dizer que o Governo pode comprar o controle acionário daqueles Bancos com problemas (sonho do PT), jogou gasolina na churasqueira. Resultado: a BOVESPA fechou com queda de 10,18% em 35.069 pontos. O triângulo simétrico foi rompido e projeta queda até 26.000 pontos, caso perca o último suporte importante em 35.000 pontos.
Na segunda quinzena de novembro estarei realizando um curso de Gráfico de Barras na Comissão Nacional de Bolsas - CNB.
Informações completas em www.cnb.org.br .
As grandes fortunas pessoais, neste país (USA), não foram construídas com base numa carteira de 50 empresas. Foram construídas por alguém que identificou um negócio maravilhoso.

Ontem festa no céu. Hoje purgatório. Sempre que as Bolsas sobem muito sem motivo, no dia seguinte ocorre realização de lucros. Aconteceu hoje. A galera começou a acreditar que haverá recessão mundial (menos aqui). Até a OPEP pensa em reduzir a proução de petróelo para forçar uma subida nos peços. O gráfico do petróleo mostar início desubida, que poderá levar o preço do WTIC aos US$90,00.
O Dow Jones e o IBOVESPA estão comprados, mas amarrados em um Triângulo Simétrico, sinal de indefinição. Vamos ter que aguardar uns 2 ou 3 dias para saber se esta alta foi vôo de galinha, ou será de águia, se romper o lado superior do triãngulo.

Bolsas animadas com ações da Europa e Ásia.
Dow Jones subiu 4,67% e IBOVESPA 8,36% fechando em 39.441 pontos. Parece estar no meio do meio do caminho da alta de curto prazo. Cautela. As sequelas da crise ainda estão expostas.
Clique no título para ler artigo do economista e professor Antonio Delfin Netto, sobre problemas no câmbio daqui.

Esta semana testou quem tem problemas de pressão. Sobe e desce sem dizer para onde o mercado vai. Como os governos estão unidos para debelar a crise, é possível que a semana que começa amanhã seja melhor.
Paul Krugman, Nobel de economia em 2008 disse que o poior já passou. Warren Buffet disse que as ações estão baratas e que está comprando. Ambos sabem das coisas. Vamos torcer.
Continuam sinais de alta de curto prazo. Np médio prazo só vai sinalizar dentro de umas duas a três semanas, se os mercados subirem mais um pouco.
Não é possível fazer um bom negócio com uma pessoa ruim.
Extraído do livro " O Tao de Warren Buffett" - Editora Sextante.

BOVESPA chegou a cair 8,25% atingindo a marca de33.794 pontos. Ao final do dia recuperou-se , fechando com -1,06% de perda, subindo dentro do dia 7,19% e fechando em 36.441 pontos. O suporte em 35.000 pontos foi respeitado e continua valendo.
Já o Dow Jones oscilou ao longo do dia, mas acabou fechando com alta forte de 4,25%.
Persistem os sinais de alta de curto prazo, com Divergências de alta nos gráficos dos dois índices.
"Nunca tenha medo de pedir demais ao vender e oferecer de menos ao comprar."
Extraído do livro " O Tao de Warren Buffett" - Editora Sextante.

Eu não. Não dá para pegar onda em marolinha. Vou para o Havaí pois lá não tem crise e tem altas ondas.
As Bolsas caíram de forma tremenda no dia de hoje. Dow Jones perdeu 7,32% e o IBOVESPA, com queda de 11,37% vai entrar para o Guiness depois de tantos Circuit Beaks. Também com os trapalhões americanos, Bush, Paulson e Bernanke se revezando em soltar notícias ruins não há otimista que se aguente. Claro há uma exceção: LULU. Tem também um outro: LOBÂO.
Falar o quê no dia de hoje? O negócio é encostar na parede e esperar o Natal extraordinário em dezembro.
IBOVESPA tem suporte em 35.000 pontos.
"Fiz meu primeiro investimento aos 11 anos. Eu vinha desperdiçando a minha vida até então"
Extraído do livro " O Tao de Warren Buffett" - Editora Sextante.

A festa acabou? A antiga sim. A hora é de varrer o salão, empilhar as cadeiras e se preparar para outras festas futuras. Só que, ao invés de caviar e salmão, será servido angú e croquete de carne do dia anterior. Dá para matar a fome, mas sem se empanturrar.
Com as fortes altas de ontem e de hoje na abertura, os traders de curto prazo não tiveram dúvidas. Sacaram os Colts e atiram sem piedade. A crise persiste, como disse a ministra da Alemanha. O problema é que os mercados têm visão de jóquei. Acham que tudo vai ser como antes. Na verdade nada será como antes.
IBOVESPA – Contrariou os gringos e fechou com alta de 1,81%. Está formando o lado direito de uma formação em V, e deu sinal de alta de curto prazo. Tem espaço para subir, podendo ir até 50.000 pontos. Resistência em 46.000, tendo fechado hoje em 41.569 pontos.
DOW JONES – Fechou em baixa, com 0,82% de queda, assim como as outras Bolsas americanas; NASDAQ teve queda de 3,54%. Situação gráfica idêntica ao IBOVESPA, podendo caminhar até 11.000 pontos.
PETRÓLEO – Ameaçando início de subida, o que poderá ocasionar, mais adiante, temores às Bolsas debilitadas. Inicialmente dá força às petrolíferas, para depois derrubar os mercados, com medo de recessão mundial.
PETROBRÁS - Subiu 1,49% no Brasil e teve queda de 4,15% em NY.Tem sinais de alta de curto prazo.
VALE – Subiu 0,87% aqui, caindo 5,62% em NY, mas mantendo sinais de alta de curto prazo.
Compras das queridinhas devem ser cautelosas, com preços de entrada calculados e colocação de ordens stop nas compras.
Regra número 1: Nunca perca dinheiro;
Regra número 2: Nunca esqueça a regra número 1.
Extraído do livro " O Tao de Warren Buffett" - Editora Sextante.

Depois de dias de trovão, o céu apareceu no mundo. Os países europeus foram mais rápidos e eficientes do que a América. Fizeram um plano melhor do que o da dupla dinâmica Paulson/Bernanke. Resultado: altas fortes, típicas de náufragos que acham uma bóia, por pequena que seja. Vamos voltar aos dias de ouro? Claro que não. Será um refrigério e uma pausa para pensar. Os problemas de recessão persistirão, a marolinha dará para pegar altas ondas e iremos passar pelo deserto sem água. Pelo menos, agora sabemos que os mercados não irão acabar e que o jogo está feito. Façam suas apostas.
No gráfico do Dow Jones de sexta feira coloquei uma reta de suporte em 35.000 pontos, que foi respeitada. Formando o lado direito de uma figura em V. Hoje tivemos sinais de alta iniciais. Como as altas foram muito fortes, é possível uma realização de lucros amanhã ou na quarta feira. Cachorro amarrado com lingüiça...
Confiram as altas:
Dow Jones: +8,81%
IBOVESPA : +14,56%
NASDAQ: +9,28%
S&P 500: +9,38%
NYSE: +10,34%
PETRÓLEO:
PETROBRÁS – NY: 30,27+ %; SP: 11,83 %.
VALE – NY: + 28,44%; SP: +12,00 %.
Olho vivo porque cavalo não desce escada./span>
Européias sobem mais de 5%. IBOVESPA futuro tem alta neste mometo de 9,65%.
Reunidos em Washington, a capital do ex-império, representantes do G7 divulgaram uma plataforma de rendição ao mercado. Anota cinco promessas:
1. Adotar ações decisivas e utilizar todas as ferramentas disponíveis para apoiar as instituições financeiras importantes para o sistema e evitar sua falência;
2. Dar todos os passos necessários para descongelar os mercados de crédito e câmbio e garantir que os bancos e outras instituições financeiras tenham amplo acesso à liquidez e fundos;
3. Garantir que bancos e outros intermediários financeiros maiores possam, segundo sua necessidade, reunir capital de fontes públicas e privadas, em volumes suficientes para restabelecer a confiança e prosseguir com os empréstimos para famílias e negócios;
4. Assegurar que os respectivos seguros nacionais de depósitos e programas de garantias sejam suficientemente robustos e consistentes para que os pequenos correntistas mantenham a confiança no sistema;
5. Atuar, quando for apropriado, para reativar os mercados secundários para hipotecas (os mercados de compra de hipotecas por entidades financeiras).
Os mercados podem estar cavando a própria sepultura se continuarem a olhar o futuro com desesperança.
São 02:30h e as Bolsas da Ásia operam em alta forte. Tem ações subindo 9%. Deve ser por causa do telefonema do Buxi pru Lula dizendo que dentro de duas semanas e meia a crise será debelada. Eu posso com isso?
Gente vamos gastar que o Natal está chegando e Papai Lula Noel garante nosso emprego.
Amanhã e sexta estarei fora por questões pessoais. Não irei escrever os comentários dos mercados de quinta. No sábado volto à ativa.
Até e acalmen-se. O mundo ainda não irá acabar desta vez.

MERCADOS HOJE – Os mercados continuaram em queda, apesar de ação conjunta do Banco Central de vários países terem se unido para encontrar uma solução para a crise. Bancos Centrais baixaram as taxas de juros, mas o tiro saiu pela culatra, pois os investidores leram a informação como uma confirmação da crise e possibilidade de recessão mundial.
O FMI apresentou previsões de queda no PIB mundial, mas disse que o Brasil deverá crescer 3,5%. Menos mal.
Como eu disse antes não há data para o término da crise nem nível de patamar para se transformar em um fundo de sustentação. Estamos todos abismados e temerosos. Não é só a Bolsa que está com problemas. As empresas começam a perder dinheiro e não se sabe se há outras empresas com os problemas na área de câmbio.
Lula demonstra nervosismo, pois sabe que a crise não é marola e que seus rapazes não são competentes para domar o touro.
Vejam os números de hoje:
BOVESPA – 2%; NASDAQ - 0,83%; PETRÓLEO – 1,23%.
Suporte do BOVESPA em 35.000 pontos.

BOVESPA - Chegou a subir 2,46% mas não resistiu ao Tsunami que ainda molha Wall Street. A marola continua por aqui, Guido fazendo de tudo para se manter no cargo e Meirelles tentando ajeitar as trapalhadas do planalto. O dólar disparou, com alta de 5%, em R$2,30 indicando que este ano não vamos comprar bugigangas da China. No final do dia a BOVESPA caiu 4,66%, fechando em 40.139 pontos. Os economistas, assim como os dentistas, psicanalistas e os frentistas estão zonzos igual a abelha sem colméia. Continuam os problemas lá fora. Aqui tudo vai bem. As pessoas físicas vão saindo do mercado, jurando que não voltam ao ringue nunca mais. Engano. Voltam tão logo que as coisas melhorem. Bolsa é igual a Bingo e cachaça. Os fundamentos da economia continuam sólidos, igual a gelatina Royal. Próximo suporte 35.000 pontos.
DOW JONES – Queda surpreendente de 5,11%, com perda do suporte psicológico de 10.000 pontos. Todos os outros índices caíram mais de 5%. Está formando uma figura em V, típica de pânicos, mas que quando voltar será com a mesma intensidade.
PETRÓLEO – Teve alta de 2,11%. Vai ser difícil gastar o dinheiro do Pré Sal antes do tempo.


MEDO. PÂNICO. ANSIEDADE. TEMOR. DESCONFIANÇA. ESCURIDÃO. REDEMOINHO. POÇO SEM FUNDO. POBREZA. PERDAS. CONVULSÕES SOCIAIS.
Calma gente, são apenas palavras para retratar o atual momento dos mercados no mundo todo. A gripe ainda não vai chegar. A marolinha vem vindo. O Natal está aí; vamos gastar por conta do pré sal (LObão disse que Lula só vai decidir o modelo exploratório depois do segundo turno das eleições (isto se chama esperteza).
Num momento como esse não há o que comentar; só aguardar. Igual ao cara que pulou da janela e ao chegar ao quarto andar disse : "Até aqui tudo bem" (teria sido o Mantega ou o Lula?).
A BOVESPA chegou a cair mais de 15%, ocasionando o acionamento do Crcuit Break por duas vezes. No final, depois de entrevistas do presidente do Banco Central e do ventríloquo Mantega, o IBOVESPA fechou com perda de 5,43% em 42.100 pontos.
O índice Dow Jones teve perda de 3,58% fechando em 9.955 pontos.
O Petróleo cedeu fechando em $87,81 na NYMEX. Suporte em $85,00 e entrando em área de sobrevendido.
DOW JONES, IBOVESPA E PETRÓLEO muito abaixo da banda de baixo das Bollinger Bands.
Acredito que uma crise mundial tão séria, irá unir todas as potencias para, juntas, acharem uma soluçao para o monento atual.
PS: Cuidado com as compras de Natal. Não entrem no papo do Lula e do mantega. Ouçam mais o Meirelles.
As revistas Exame e Época Negócios, além de matérias muito interessantes sobre a crise atual, tráz também uma reportagem sobre Warren Buffet, com direito a trechos de sua autobiografia autorizada (Snowball), lançada nos States e que deverá ser publicada por aqui em novembro. Imperdíveis.