sábado, outubro 04, 2008

MERCADOS COMPRARAM O BOATO E VENDERAM O FATO




A queda das Bolsas depois da aprovação do pacote trouxe perplexidade aos investidores. Por quê caíram as bolsas depois da aprovação do pacotão americano? Há um ditado, dentre vários, nos mercados que diz: "Dia de notícia boa, é dia de venda". Por quê? Porque a aprovação do pacote é notícia velha. O mercado quer saber como será o amanhã. E então usam outro ditado: "na dúvida, venda". Outra coisa: ontem era sexta feira; os investidores vão ler os jornais de hoje e de amanhã para se posicionarem sobre o futuro, que está mais para Blade Runner do que para Um fio de Esperança. Os catastrofistas de plantão estão a mil (e eu não sou um deles).
Os gráficos acima mostram os preços se aproximando de área de sobrevendido, com Divergência e Deriva de Alta. Também estão abaixo da linha inferior das Bandas de Bollinger. Pode ser um sopro de esperança.

9 comentários:

Anônimo disse...

Saudações Professor,

O visual do site ficou muito bom. Clean.

Talvez não é ser catastrofista de plantão mas nas crises temos um instinto automático de verificar o comportamento dos Índices acionários nestes acontecimentos. A última grande bolha foi a da internet no ano 2000. Verificamos o Índice Nasdaq que alcançou os impressionantes 5000 Pontos, com o estouro da bolha despencou incríveis 80%, parando na marca dos 1000 Pontos. Nunca mais voltou, nem chegou perto desta marca.

Cada crise tem uma história diferente, no momento o que o Sr. citou no comentário abaixo é a minha maior preocupação, a saúde dos nossos grandes Bancos, Itaú, Bradesco, enfim, tomara que não quebremos junto com eles. O que será do nosso dinheirinho em caixa?

Talvez os 74K seja o nosso grande TH, nunca mais será alcançado porque era irreal. A alavancagem nunca mais será a mesma, isto é fato, e foi o grande problema dos bancos americanos.

Que os mercados passem por uma profunda remodelação, que não permitam nunca mais os absurdos, como barril de petróleo a 150 dólares, com instituições financeiras, Lehman Brothers, por trás especulando o barril a 600 dólares. Que o barril volte para os 50 dólares, o justo. O capital especulativo deve ser banido dos mercados.

A casa está muito desarrumada, talvez no 2.º Semestre de 2009 o céu fique mais claro.

O pacote deve dar um alívio sim.

E que as reservas brasileiras sirvam para algo, ou será que o Guido às considera um adorno? Sempre falando de boca cheia dos 200 Bi como se fosse algo permanente e intocado.

Agências internacionais de Rating, o que hoje são títulos podres estavam classificados com notas máximas, de risco inexistente: A, AA, AAA. Uma vergonha.

Não creio que dizer a verdade neste momento seja um mal, o cenário econômico e tudo a sua volta levam a conclusão de que o ambiente está muito propício para termos um Crash, que não significa o fim, muito pelo contrário, mas uma daquelas quedas que com certeza entrarão para a história.

IBOV já registra 40% de queda.

M.

Unknown disse...

M vc está certo. Não acho que os Bancos daqui terão problemas. No Brasil por causa do Meirelles a economia está sólida. Teremos um crescimento ao redor de 3%. Não vai ser o fim do mundo. O problema são nossas ações cotadas em NY. Os caras fazem caixa em cima delas e derrubam a nossa Bolsa. Acho que a BOVESPA devia criar um indice com umas 200 empresas, sem ponderação. Iria refletir melhor nossas empresas. Essa concentração em Vale e Petro distorce muito o mercado.
Abraços.

Anônimo disse...

Professor, na realidade, nenhum analista de mercado pode afirmar o que acontecerá, é impressionante ver a VALE3 que bateu em R$72,00 este ano, estar amargando quase 60%de perdas, aonde vamos parar, e dizem que ainda não chegamos no fundo do poço, a impressão que dá é que o índice vai derreter, apesar de serem unânimes que a desaceleração da econômia ocorrerá de forma gradual, ainda acho que as econômias conseguirão pelo menos a estabilidade, ainda que nivelado por baixo, afinal, os países terão que gerar empregos, infra-estrutura, a vida continua, mas que está dando aquela sensação de pisar no vazio, isso está, a semana promete, torço para que a nossa bovespa se recupere um pouco, afinal de contas, 44000 pontos é uma queda muitíssimo exagerado, assim como os 70000 também, que o mercado ache uma pontuação justa para o nosso índice!!!

Anônimo disse...

Justamente professor, os analistas técnicos e fundamentalistas estão desprestigiados na atual crise. Qualquer análise grafista se mostra ineficaz, e diria que os fundamentos há alguns meses já, não refletem as oscilações baixistas extremadas.

Nos dias de hoje, as notícias vindas da europa e states ditam as posições, somente os noticiários e dados macro econômicos, de resgate, fusões e incorporações, opiniões de gurus estrangeiros e o índice futuro americano, definem os mercados!!!

Falando em índice futuro, é a única aplicação eu diria que se mostra mais previsível, principalmente na venda de contratos, e alguns de compra no day trade...que asseguram alguns ganhos!
Dica: nunca durmam comprados nem vendidos, pq no pregão seguinte pode ser surpreendido com um gap expressivo e consequente ajuste bastante desfavorável ao final do pregão, debitado da sua conta pela BM&F! Digo isso pq a exemplo do que mestre Humberto comentou, ninguém se arrisca a prever nada, nada mesmo!!!
Mas mesmo assim tais operações ainda sugerem bons ganhos, para quem sabe operar evidentemente...

Quanto as minhas projeções, novatas de mercado é verdade, diria que uma força tarefa dos desenvolvidos(EURO-DOLAR-IENE) devem evitar que o mercado mundial mergulhe ainda mais no campo negativo, tomara! E quando esta hora chegar, estejam comprados, mas de olhos bem abertos!

Um abraço ao professor.

Frederico Feijó.

Anônimo disse...

Em tempo professor, concordo plenamente com um índice bovespa mais abrangente. Em tempos de crise e desaceleração dos ricos, as commodities são duramente penalizadas, nas suas cotações especulativas.

Aliás, os nossos órgãos reguladores deveriam se posicionar mais agressivamente diante da crise, evitando uma degradação maior do patrimônio das nossas riquezas. Videm o que fez a Russia, que foi vergonhoso, mas providencial...ao interditar sua bolsa!

Frederico.

Unknown disse...

João correto.

Frederico estamos lidando com a ganância e o medo. Quando as coisas melhorarem a turma volta com toda a força e os analistas voltam a ser lidos.

Anônimo disse...

e não se esqueçam que a bolsa antecipa os fatos: essa queda acentuada já prevê tempos negros pela frente, de modo que aos primeiros sinais de melhora teremos subidas fortes no Ibovespa. A grande questão é quando esses sinais virão...

Julio

Anônimo disse...

IBOV - Novamente "Watered"...
Boa noite pessoal,

Mais uma vez o IBOV encontra-se submerso e com volume aumentando.

Começo a dúvidar que os 43k que aparece como suporte na mm de 200 semanas seja capaz de parar esse trem. 34k ta perto já

[]'s

Rafael Mariano disse...

Pelo jeito virá mais queda por aí... se segurem...