As análises aqui contidas não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de sugestão de compra ou venda de ativos financeiros. Qualquer decisão de compra ou venda de ações, títulos e valores mobiliários deverá ser baseada em informações públicas existentes sobre os referidos títulos, sendo a decisão de investir de inteira responsabilidade do leitor, não cabendo ao autor das postagens qualquer responsabilidade por eventuais perdas de qualquer investidor.
sexta-feira, outubro 24, 2008
SEMANA FOI DIFÍCIL
Esta foi mais uma semana de terror a nível mundial. O grande X do momento é que a crise e mundial, com um total desconhecimento, por parte das autoridades do tamanho do problema.
Para piorar as pessoas estão perdendo confiança no sistema financeiro provocando uma corrida aos Bancos e agravando a crise. A crise agora é de confiança, não é mais financeira.
Estou triste e sem saber o que escrever. Digo, no entanto, que não há nenhuma pessoa no planeta, que possa dar uma luz ao nosso espanto. Os governos lá de fora alardeiam que a crise é séria e deixam as pessoas mais temerosas. Aqui o governo tenta ser otimista e produz medidas que não surtirão efeito, pois o que está em jogo não é crédito ou liquidez, mas sim a desconfiança do homem comum que, na dúvida, se retrai. Não serão medidas estatizantes que irão resolver o problema. Só nos resta esperar, apertar o cinto e ver no que vai dar.
Postei gráficos semanais para tentar ver mais adiante. Todos estão com as mesmas características: sobre vendidos, com os preços fora da banda inferior de Bollinger. Os volumes diminuíram, mostrando que a queda semanal pode ter sido motivada por um apavoramento sem sentido, como havia sido a exuberância anterior.
Vale parece ter encontrado um suporte. O restante está na escuridão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
É mestre, com tudo alguns estao fazendo fortunas na ponta vendida
e para baixo a lei da gravidade manda, quem ira tentar ir contra a correnteza? Ninguem!
O objetivo dos yanques foi atingido, a cada tentativa de reaçao, vao dando uma porretada
agora a queda ira pela inercia, e irá muito mais longe do que pensamos e só ira mudar qdo eles quizerem, e pra que mudar o que esta no lucro? O risco so irá aparecer qdo chegar proximo do zero..
Agora ja se cria temores de guerra, seria o apocalipse financeiro?
Desculpe questiona-lo sobre Vale que voce diz teria encontrado algum suporte?
Acho que tudo esta indo pelo buraco negro...
Ate que apareca algo de positivo que nesse momento e impossivel imaginar? Pelo contrario, dizem agora vem a quebra de fundos hedge , de construtoras, seguradoras, etc
O mais perverso de tudo isso é que o dia a dia de quem nao tem acoes nao mudou nada, pelo menos no Brasil
Imagina na hora que comecar mudar... Qdo nosso excelente governante ver que a arrecadaçao de impostos atual nao podera manter a massa de vagabundos que so faz aumentar no governo
Roberto
Caríssimo Humberto. Você,como sempre,
foi muito feliz em sua análise.Ou seja: medidas estatizantes nada resolverão ... Imagine o Banco do Brasil absorvendo um banquinho em dificuldades ... No dia seguinte, o dito cujo passaria a ter trinta diretorias,e respectivas "entourages", distribuídas entre os "cumpanheiros" e os partidos da "monolítica e fiel" base aliada. E isso na melhor das hipóteses ... Socorro! Polícia! Aliás,que ninguém nos ouça, toda essa confusão foi causada por medidas estatizantes, tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa, entre elas manter juros baixos "na marra" (com o prestimoso auxílio do Sr. Greenspan, por exemplo), a fim de que : 1)nos Estados Unidos fossem carregados sem maiores problemas e anestesicamente os monumentais déficits gêmeos estatais ; 2) na Europa, fossem postergadas as notórias reformas de que ela carece já há décadas. E tome liquidez desenfreada ... Do admirador, Lima.
A bolsa caiu mais de 50%, tá em area de sobre-vendida e tem gente ainda que fica vendendo papéis de Petro, Vale,banco do Brasil nos patamares de preços atuais, ou seja, a preço de banana já em estado decomposição, acredito numa reversão, os investidores vão ter que recobrar o juízo, não é possível uma coisa dessas!
A baixa se estende por mais alguns meses.
O Mercado só sossegará quando houver a capitulação das pessoas físicas que entraram nos últimos 12meses a procura de ganhos fáceis.
De maio/08 para cá, 5 meses, o IBVSP perdeu 60%.
Para retornar ao início da alta, em 2002/2003 do IBVSP (+ - 18.000 pontos), são apenas menos 40%, daqui onde estamos.
Tinha um "Yuppie" hoje na Bloomberg, mandando comprar ações p.q. estavam baratas.
Vai neeesssa......
Timbuka
Sou um cidadão comum, sem muito conhecimento de mercado financeiro. Tenho 34 anos, e venho sobrevivendo aos soluços da economia global e do Brasil desde meados de 1990, quando comecei a tomar conhecimento do mercado de trabalho. O que me preucupa é que até agora está muito difícil de me afirmar como cidadão, pois toda vez que nós, desta geração tão massacrada tentamos erguer a cabeça, vem uma tormenta e atrapalha tudo. Até quando viveremos deste modo??? Até quando continuaremos a jogar este país no buraco. Acho que já passou da hora de pessoas sérias tomarem as rédeas desta carroça desgovernada, antes que vá todo mundo para o buraco.
Amigos como temos muitos comentários vou colocar um post de atacado.
A hora é complicada para quem aplicou na Bolsa, aqui e no resto do mundo. Algumas aplicações foram feias sem critério na hora errada. Está na hora de estudarpara pegar a próxima onda, que ainda não temos sinal. Um dia virá.
O chato é que as pessoas são estimuladas a investir na Bolsa mas não lhes dão os instrumentos para fazer isso. Falta informação e formação aos iniciantes.
Fico triste porque pessoas de bem, que perderam dinheiro vão ficar ao relento, enquanto os tubarões que especularam brabo vão ter ajudado governo. Como já disse, meu receio é quanto ao que vem pela frente pois este governo só sabe administrar com vento a favor. No desespero, Lula acha que é o paizão e diz que vai ajudar a todo mundo e ainda manda o povão comprar. O povo não é bobo. Tá de olho no Pinóquio.
E a muito tempo o BUXI ja era visto como o anticristo, o 666
e logo vira a tona que o que esta acontecendo nao foi por acaso
que foi construido , premeditado pelos americanos
o BUXI sabia desde que entrou no governo, por isso chamou especialistas em crises, Bernar por exemplo, de como criar uma crise de grande repercursao
Muitos paises que foram roubados por esse grande golpe americano ja cogitam que os EUA terao de pagar o que fizeram a suas economias
pois foi um grande assalto, um cheque sem fundo....
Prenuncio de 3 guerra no ar
O BUXI é o pefeito NERD que podera acabar com a humanidade por ser um grande imbecil que nunca fez nada de util em sua existencia
A economia ele ja detonou
Onde esta o dinheiro da ponta vendida?
Nada é por acaso....
Claudio Contamaq
a crise além de financeira e de confiança tem um outro aspecto: o político. basta olhar para a história do nosso tio Sam no século XX. tem muito mais caroço nesse angu; E mês que vem tem eleição lá.
abraços.
Senhores
Tenho visto nesse e em outros sites um desespero desenfreado de pessoas comuns como eu com essa crise.
Calma pessoal! A petrobrás não vai sumir, a vale não vai sumir, as grandes empresas vão continuar simplesmente porque o consumo de ferro, petróleo e matérias primas não vai acabar.
Bolsa é assim mesmo. Quando cai vende-se um desespero (a mídia principalmente) irreal.
O Dow Jones recuou ao menor nível em 05 anos. Bom, então quer dizer que tudo voltou igual a cinco anos atrás? É claro que não.
É inocência nossa dizer que esse problema não será resolvido. A crise de 29 e todas as outras foram resolvidas. A 1ª e a 2ª guerra começaram e terminaram. Até o comunismo acabou.
Peço a todos que reflitam, pois temos que entender que a desgraça já tá para lá de precificada (e exagerada) nas bolsas. Quem vender agora e realizar os prejuízos vai perder de bobeira. Ou será aque aqui 02 anos a bolsa vai continuar nesse patamar ou será que vai subir?
Eu, com acho que vai subir, continua comprando ações, paultainamente, dentro de meu orçamento (muitas compras aliás com os dividendos) e principlamente venho não fazendo dívidas e zerando as que tenho.
Calma pessoal! Dias melhores virão.
Anônimo, interassante que tu comentou que tudo voltará ao normal, claro que volta, até porque todas empresas trabalham para melhorar e não piorar, porém não se sabe quando... observei também que no final escreveu que "venho não fazendo dívidas e zerando as que tenho". Essa é a questão, é um circulo: crise; falta de idéia de até onde ela vai e medo da mesma, menos compras devido as pessoas terem medo de perder o emprego ou coisa parecida, o que alimenta a crise... não estou dizendo que a atitude é errada, apenas que uma crise, assim como um período de crescimento da economia, é complicadíssimo de se saber até onde vai pois ela mesmo se alimenta... nunca tinha visto uma recessão e exatamente por isso não tenho nem idéia de como que deve acabar...
Só para trocar uma idéia...
Grande abraço!
Parabéns pelo blog professor, estou sempre lendo e aprendendo!
Humberto V. Fº (xará de POA)
Olá Humberto.
Bom.
Enquanto a bolsa não sobe vou estudando.
Neste estudo grandes chances do Crude ir a U$50,00 e não demora muito. Lá para para pensar.
Talvez uma pequena escala em 57,50 antes.
Claro que a vida continua.
Abraços e desejo um rápido restabelecimento.
Humberto (POA) coloquei este comentário só para alertar as pessoas a não se enganarem com o discurso ofcial. Estão enganando a galera. Em recessão as coisas escapam ao nosso controle.
Claro que as coisas vão melhorar, até porque a economia vai crescer uns 3% e os preços dos ativos estão subvalorizados. Vai dar para ganhar um dinheiro na Bolsa mas não vai ser a festa de antes. Acho que ainda vamos ficar no escuro até o fim do ano.
Fernando, sábia decisão. Esta é a hora de estudar e se preparar para dias melhores. A palavra chave agora é sobreviver. Grato pelos votos. Daqui a pouco estou no ponto. Estou aproveitando para carregar pedras no repuso e preparando um curso exepcional de Análise Fundamentalista. Devo lançar em fevereiro. Abraço forte.
Professor, estamos no mesmo nível de 2005, agora eu pergunto para ti, o que foi mais exagerado, a queda ou a alta, eu creio que a queda, pois perdemos em 5 meses o que a bolsa demorou 3 anos para conseguir, por isso que estou comprando, posso estar enganado, mas vendo este gráfico postado, notasse um queda acentuada, não me parece nada razoável, fico com o Warren, é hora de comprar apesar da nebulosidade!
A crise poderá estar apenas começando. Já que se atingir o mercado de derivativos virtuais ou não registrados do Over the counter, será um deus nos acuda. Empresas brasileiras estão tomando varetadas, imagine voce, uma empresa como aracruz com um contrato de hegde x 2, não podendo rescindir o contrato tendo que pegar nesta semana um valor de 1 bilhao de reais mensal,e, ainda, faltam 11 meses, ou seja se mantivermos o dolar a 2,30 a empresa terá que desembolsar 11 bilhoes. A empresa quando vali 10 reais a ação valia 8 bilhoes de reais. Esse é o periogo do mercado de derivativos de contratos particulares que são maiores que a economia mundial!
acredito na bovespa a 9.000 pontos
é uma analise do seu grafico desde 1965. quem quizer verificar é só olhar
http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=172
á grande onda descendente pra depois seguir em frente.
essa é a realidade que vai doer.
Miguel concordo.
Dr. Bolsa tá feia a coisa. Não é só iniciante que perde dinheiro. Essas empresas são uma surpresa. Entregaram o ouro aos bandidos e o BNDES vai socorrer. Até onde vai a caxa do governo.
Acabou o segundo turno. Vem aí a verdade.
Humberto,
Estava lendo sobre a crise de 1929. E vi que ela durou até meados de 1931. Após isso ela demorou 35 anos para recuperar o patamar de pontos de 1929, será que temos um cenário parecido? Como é um efeito dominó, não acredito que veremos grandes altas até ano que vem. o que você acha?
Anônimo registrei seu palpite de 9000 pontos na minha Bolsa e apostas.
Thairo, os tempos são outros. Naquela época não havia internet, viagem á lua só nos clássicos de jules vernes e o Brasil ainda não havia sido campeão do mundo de futebol. Os especialystas estão dizendo que a crise irá até 2010. Será? Não sei.
Postar um comentário