Ocorreu um erro neste gadget

sábado, outubro 17, 2009

BOVESPA CEDE TAMBÉM


Os traders brasileiros estão tristes. Cai lá fora e aqui também. Mesmo com o governo sendo uma ameaça para a Vale a Petrobrás e ainda querendo taxar o capital estrangeiro. Enfim, neste ritmo iremos aos 200 mil pontos no dia primeiro de abril. Olho vivo que Bolsa não é para amador. Já tem gente querendo vender o apartamento para aplicar em ações. Cuidado! Guarde uns trocados para o sanduíche. BOVESPA caiu 0,75% fechando em 66.706 ponntos. E vem IPO por aí. Coitados dos inocentes. 73.000 é barreira, se for até lá.

15 comentários:

Anônimo disse...

Que conversa mole !
O governo sendo uma ameaça para a VALE ! Apenas pressionou por mais investimentos. E daí ? Qual a ameaça? Ela tem uma concessão para explorar o solo brasileiro.
E taxar o capital estrangeiro tá certíssimo. O Brasil tá sendo inundado de dólares, por que ficar dando sopa pra instabildade cambial, só pra satisfazer um discuro liberal e vagabundo de meia dúzia. O que ganha a economia brasileira com a livre movimentação de capitais especulativos? Sabe me dizer, PROFESSOR ?

FLopes disse...

Olá Humberto.

Você é sempre sensato.
Do meu ponto de vista os gráficos indicam continuidade de alta no médio prazo e pequena correção no curto.
Terminando a semana passada com notícias nada boas de GE e Bank of America. Assustou os americanos.
Logo veremos o tamanho desse susto. Se pequeno ou grande.

Abraços.

Anônimo disse...

Bem, entendo que taxar o capital estrangeiro pode vir a ser positivo no médio e longo prazo, a curto, me parece munição para vendedores, mas a medida é positiva, estes gringos colocam a grana deles aqui, especulam muito e não deixam nada para o país, tá certo que o volume de negócios, que é o que faz as ações subirem bem, creio eu, não será o mesmo, e o perfil do estrangeiro na bolsa brasileira será outro, lado positivo e negativo na medida, de certa maneira, parabéns a equipe economica, acho que foi acertada a decisão!

Luis Cláudio SP

Almeida disse...

Finalmente, duas mentes pensantes no blog.

Anônimo disse...

Professor....
Na sexta, o Bovespa caiu 0,75% .
Diferente do seu post que diz que subiu 0,76%.

Abs
Zeca

Humberto dos Santos disse...

Obrigado Zeca. Já corrigi.

Alexandre Patáro disse...

PERT4
Volume baixo, mas fazendo nova máxima, até agora candle não definido, indicadores continuam esticados,
IFR acima de 70;
mme20 em 35,45 e
banda superior de bollinger em 36,72.
Resistência distante em $38,69.
E continua subindo.
Como diz Buffett, as árvores não crescem até o céu.
Mas essa daí está pegando carona, não sei se é em avião ou em balão.
Abraço,
Patáro

Alexandre Patáro disse...

Correção.
PETR4
mme20 em R$ 35,15

Thiago disse...

Professor, acho que o senhor está agourando um pouco o momento. Tá certo que já esticou bastante, mas pensando nos preços de 1 ano atrás, ainda tem espaço de sobra (uns 30%+).

Abraços

Anônimo disse...

Thiago,quem disse que os preços de 1 ano atrás estavam de acordo com os fundamentos das empresas?
abcos

alexandre disse...

Esse discurso esquerdista-populista é irritante. O individuo se intitula ´´anonimo´´ e nao assina seu comentario. Pra quem nao sabe, o brasil e qualquer pais civilizado do mundo precisa de capital estrangeiro pra financiar sua industrialização. Há especulação ? Claro, faz parte do jogo. Mas e ai ?? O que vcs acham que o governo vai fazer com esses 2% ?? Vai gastar mal, desviar, enfim, o de sempre. O BRASIL PRECISA DE REDUÇÃO DE IMPOSTOS, POIS O GOVERNO GASTA MUITO MAL.

Prezado anonimo, coloque seu nome.

Alexandre Patáro disse...

Olá Alexandre,

Respeito sua posição quanto à taxação do capital externo, mas vamos pensar juntos, é interessante pra o Brasil possuir mais de 50% do capital externo investido no país, exposto aos termômetros do humor econômico internacional, como acontecia no passado?
Eu penso que não, em finanças, a relação risco/retorno é algo que se deve ter em mente sempre,
Quando um grande trader gringo chega pra farra do IBOV, no menor sinal de humor do mercado ele sai, e derruba a bolsa e a moeda, com a taxação do IOF, antes de entrar, ele pensará se ele aceita essas condições (fato este que afastará muitos dessa corja), e se ele entrar, ele vai ter uma propensão a deixar o capital por um espaço de tempo maior, o que provocará uma menor instabilidade do IBOV e da moeda.
Por ser um Trader, eu poderia achar péssima essa notícia, mas por ser um professor e antes de tudo um brasileiro, eu creio que foi a decisão mais acertada.
Abraço,
Alexandre Patáro

Henrique disse...

Concordo plenamente com vc Alexandre, graças ao IOF deste governo deste Lula salafrário a bolsa hj tá caindo mais de 4%,ainda tem gente aqui como o anônimo lá de cima que defende isto, "dizendo que só para defender discurso liberal e vagabundo de meia dúzia", deve falar isto pq deve ser político, parente do Lula,sei lá, pq estes sim que são vagabundos, a maioria, uns 97% não fazem nada e só roubam, antes gringo especulando aqui, sou muito mais do que esta corja de ladrões e tem gente que defende estes caras, é brincadeira professor...

Humberto dos Santos disse...

Thiago eu não sou torcedor. Aprenda como os preços se formam na Bolsa. Veja os múltiplos do ano passado e os de hoje.

Thiago disse...

Professor (e para o Anônimo também, que respondeu meu comentário anterior), como você disse um dia, citando outros, "o mercado é soberano". Não sou especialista mas sei que o preço é formado por, além da realidade da empresa, P/L, risco e retorno, etc, a esperança do que ela, como instituição transformadora, será no amanhã. E é aí que entra o imaginário, o imprevisível, a esperança do torcedor. Negar a existência disso é comprar na primeira entrada ali perto dos 60 e tantos k ano passado, assim que o software mágico avisou. Se todos utilizassem o mesmo software, as mesmas médias e deixassem tudo automático, quem fizesse diferente ganharia. A técnica é guia, não guru (pô essa frase ficou legal, será que alguém já disse essa? hehe). Cuidado pro GPS não fazer você entrar na contramão. No manual diz assim: Olhe/analise as placas e sinais do trânsito. Um abraço e parabéns. Os posts e os comentários estão bastantes lúcidos e construtivos.