sábado, outubro 17, 2009

BOVESPA CEDE TAMBÉM


Os traders brasileiros estão tristes. Cai lá fora e aqui também. Mesmo com o governo sendo uma ameaça para a Vale a Petrobrás e ainda querendo taxar o capital estrangeiro. Enfim, neste ritmo iremos aos 200 mil pontos no dia primeiro de abril. Olho vivo que Bolsa não é para amador. Já tem gente querendo vender o apartamento para aplicar em ações. Cuidado! Guarde uns trocados para o sanduíche. BOVESPA caiu 0,75% fechando em 66.706 ponntos. E vem IPO por aí. Coitados dos inocentes. 73.000 é barreira, se for até lá.

15 comentários:

Anônimo disse...

Que conversa mole !
O governo sendo uma ameaça para a VALE ! Apenas pressionou por mais investimentos. E daí ? Qual a ameaça? Ela tem uma concessão para explorar o solo brasileiro.
E taxar o capital estrangeiro tá certíssimo. O Brasil tá sendo inundado de dólares, por que ficar dando sopa pra instabildade cambial, só pra satisfazer um discuro liberal e vagabundo de meia dúzia. O que ganha a economia brasileira com a livre movimentação de capitais especulativos? Sabe me dizer, PROFESSOR ?

FLopes disse...

Olá Humberto.

Você é sempre sensato.
Do meu ponto de vista os gráficos indicam continuidade de alta no médio prazo e pequena correção no curto.
Terminando a semana passada com notícias nada boas de GE e Bank of America. Assustou os americanos.
Logo veremos o tamanho desse susto. Se pequeno ou grande.

Abraços.

Anônimo disse...

Bem, entendo que taxar o capital estrangeiro pode vir a ser positivo no médio e longo prazo, a curto, me parece munição para vendedores, mas a medida é positiva, estes gringos colocam a grana deles aqui, especulam muito e não deixam nada para o país, tá certo que o volume de negócios, que é o que faz as ações subirem bem, creio eu, não será o mesmo, e o perfil do estrangeiro na bolsa brasileira será outro, lado positivo e negativo na medida, de certa maneira, parabéns a equipe economica, acho que foi acertada a decisão!

Luis Cláudio SP

Almeida disse...

Finalmente, duas mentes pensantes no blog.

Anônimo disse...

Professor....
Na sexta, o Bovespa caiu 0,75% .
Diferente do seu post que diz que subiu 0,76%.

Abs
Zeca

Unknown disse...

Obrigado Zeca. Já corrigi.

Alexandre Patáro disse...

PERT4
Volume baixo, mas fazendo nova máxima, até agora candle não definido, indicadores continuam esticados,
IFR acima de 70;
mme20 em 35,45 e
banda superior de bollinger em 36,72.
Resistência distante em $38,69.
E continua subindo.
Como diz Buffett, as árvores não crescem até o céu.
Mas essa daí está pegando carona, não sei se é em avião ou em balão.
Abraço,
Patáro

Alexandre Patáro disse...

Correção.
PETR4
mme20 em R$ 35,15

Thiago disse...

Professor, acho que o senhor está agourando um pouco o momento. Tá certo que já esticou bastante, mas pensando nos preços de 1 ano atrás, ainda tem espaço de sobra (uns 30%+).

Abraços

Anônimo disse...

Thiago,quem disse que os preços de 1 ano atrás estavam de acordo com os fundamentos das empresas?
abcos

xandao disse...

Esse discurso esquerdista-populista é irritante. O individuo se intitula ´´anonimo´´ e nao assina seu comentario. Pra quem nao sabe, o brasil e qualquer pais civilizado do mundo precisa de capital estrangeiro pra financiar sua industrialização. Há especulação ? Claro, faz parte do jogo. Mas e ai ?? O que vcs acham que o governo vai fazer com esses 2% ?? Vai gastar mal, desviar, enfim, o de sempre. O BRASIL PRECISA DE REDUÇÃO DE IMPOSTOS, POIS O GOVERNO GASTA MUITO MAL.

Prezado anonimo, coloque seu nome.

Alexandre Patáro disse...

Olá Alexandre,

Respeito sua posição quanto à taxação do capital externo, mas vamos pensar juntos, é interessante pra o Brasil possuir mais de 50% do capital externo investido no país, exposto aos termômetros do humor econômico internacional, como acontecia no passado?
Eu penso que não, em finanças, a relação risco/retorno é algo que se deve ter em mente sempre,
Quando um grande trader gringo chega pra farra do IBOV, no menor sinal de humor do mercado ele sai, e derruba a bolsa e a moeda, com a taxação do IOF, antes de entrar, ele pensará se ele aceita essas condições (fato este que afastará muitos dessa corja), e se ele entrar, ele vai ter uma propensão a deixar o capital por um espaço de tempo maior, o que provocará uma menor instabilidade do IBOV e da moeda.
Por ser um Trader, eu poderia achar péssima essa notícia, mas por ser um professor e antes de tudo um brasileiro, eu creio que foi a decisão mais acertada.
Abraço,
Alexandre Patáro

Henrique disse...

Concordo plenamente com vc Alexandre, graças ao IOF deste governo deste Lula salafrário a bolsa hj tá caindo mais de 4%,ainda tem gente aqui como o anônimo lá de cima que defende isto, "dizendo que só para defender discurso liberal e vagabundo de meia dúzia", deve falar isto pq deve ser político, parente do Lula,sei lá, pq estes sim que são vagabundos, a maioria, uns 97% não fazem nada e só roubam, antes gringo especulando aqui, sou muito mais do que esta corja de ladrões e tem gente que defende estes caras, é brincadeira professor...

Unknown disse...

Thiago eu não sou torcedor. Aprenda como os preços se formam na Bolsa. Veja os múltiplos do ano passado e os de hoje.

Thiago disse...

Professor (e para o Anônimo também, que respondeu meu comentário anterior), como você disse um dia, citando outros, "o mercado é soberano". Não sou especialista mas sei que o preço é formado por, além da realidade da empresa, P/L, risco e retorno, etc, a esperança do que ela, como instituição transformadora, será no amanhã. E é aí que entra o imaginário, o imprevisível, a esperança do torcedor. Negar a existência disso é comprar na primeira entrada ali perto dos 60 e tantos k ano passado, assim que o software mágico avisou. Se todos utilizassem o mesmo software, as mesmas médias e deixassem tudo automático, quem fizesse diferente ganharia. A técnica é guia, não guru (pô essa frase ficou legal, será que alguém já disse essa? hehe). Cuidado pro GPS não fazer você entrar na contramão. No manual diz assim: Olhe/analise as placas e sinais do trânsito. Um abraço e parabéns. Os posts e os comentários estão bastantes lúcidos e construtivos.