domingo, julho 26, 2009

ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Desde algum tempo eu estava esperando uma reação mais forte dos mercados. Como faço análises diárias não me preocupei em mostrar perspectivas otimistas de longo prazo. O pessoal mal intencionado diz: "você disse que ia subir e caiu!". Ignorância pura de quem não sabe ler os sinais dos mercados.
Nesta semana os gráficos semanais deram sinal de alta para o médio prazo. Os gráficos americanos estõ rompendo figura de alta muito forte.
Que fiz então? Projetei através do Gráfico de Barras um número para o IBOVESPA. Creio que poderá ser atingido entre 3 ne 5 meses. Não quer dizer que esta projeção é 100% certa, mas tenho que seguir a regra dos gráficos.
Minha preocupação, prncipalmente junto aos leitores iniciantes, é que o momento atual de curto prazo prevê uma coreção técnica. É hora de comprar? Depende do seu objetivo. Eu prefiro esperar uma correção técnica e comprar como o Buffett faz: com margem de segurança.
Bom domingo a todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Trabalho na BBI, fizemos algumas projeções baseados em dados técnicos e economicos e chegamos em algo em torno de 72 mil pontos, o que se aproxima bem de sua projeção, bom para as empresas, bolsa, emprego, País e para nós, Obama é o cara!
Sylvio

Giovani disse...

Boa noite professor, desculpa a insistência mas nos outros comentários vc acabou não respondendo... a curto prazo concordo plenamente com vc, mas a média prazo como mostra nos graficos q vc postou tem uma grande divergencia de baixa entre osciladores e preços, indicando perda de força compradora, olhe o MACD-H do semanal do ibov, ao mesmo tempo q atinge 55k novamente o MACD-H não faz novo ( ou igual ) topo anterior, fazendo grande divergencia... oq vc acha, gostaria da sua opinião?

Abraços, bom domingo.

Anônimo disse...

Não dá pra comentar um pouco sobre sua expectativa de correção ?

Um abraço.

Unknown disse...

Sylvio é só uma projeção gráfica. Se não der não me culpem. Abraço.

Giovani são dois cenários. Deu sinal de compra para o médio prazo. Aliás muitos analistas lá de fora estão dizendo que o IBOVESPA vai passar de 73.000 pontos. Eu não olho cenários longos. Procuro escrever o dia a dia. Na realidade não são conselhos, são opiniões minhas. A alta eu vi no meu sistema. Pode ser diferente do seu.

Anônimo uma correção pode ser 50% do que subiu: some a mínima do rally, mais a máxima atingida e divida por dois. Não esqueçpa dos suportes e use Fibonacci para calcular outras retraç~es.