sábado, dezembro 29, 2007

BOVESPA VAI CONTINUAR ATRELADA ÀS AMERICANAS


Não adianta tentar tapar o sol com a peneira; a BOVESPA caminha com as Bolsas americanas. Alguns "analystas", que escrevem para a EXAME, ou que dizem bobagens no Conta Corrente da Globo News, ficam iludindo os investidores, dizendo que a BOVESPA vai se descolar das Bolsas de lá. Puro engano. Hoje, na Bolsa de NY, os ADRs de ações brasileiras, negociam um volume maior do que todas as ações da BOVESPA juntas. Ora, se subir lá, sobe aqui. se cair lá, cai aqui. Por quê? Por causa de um efeito chamado arbitragem. Se os preços descolam surgem vendas/compras nas duas praças, e os preços voltam a se igualar. Elementar, meu caro Watson.
Os gráficos acima mostram uma situação de possibilidade de perda no curto e no médio prazos.
No curto prazo, não há espaço para alta forte na BOVESPA. Atingiu a área de sobrecomprada com Divergência de Baixa.
No médio prazo, tinha sinalizado alta, mas inverteu com sinal de queda.
Olho vivo. Ainda não deu não deu venda, mas é bom, encostar na parede. Quem tem olho grande não entra na China.

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante esses marketeiros da bolsadas revistas, por que nao falam que que do mes Junho de 1997 ate Agosto de 1998 a bolsa caiu 65%
que de Fevereiro de 2000 ate Agosto de 2002 caiu 58% e desta data ate agora subiu 636%
Ate qdo vai tanta alta, acho que ninguem sabe
mas na minha ignorancia a economia deveria estar 636% melhor do que 2002, se esta cada um deve saber por si

desculpe discordar do mestre e de Miriam Leitao que dizem que nossa bolsa e para 80.000 pontos final de 2008 , eu acho nossa bolsa de bom tamanho em 47.000, 50.000 pontos, pior quadro 25.000

Abcs

Seu Ex Aluno

Unknown disse...

Caro aluno anônimo
Quando eu escrevi que poderia ir a 82.000 pontos era apenas uma brincadeira em relação às projeções do Citibank. Acho que em 2008 este número não chega nem a pau. Tanto que o título do meu post foi "Deixa que eu chuto". Fiz uma análise do gráfico, que projeta 82.000 pontos DEPOIS DE ROMPER OS 66.000 PONTOS. O prazo de atingir este número ainda não existe.

Anônimo disse...

Mestre agora entendi,

pelos calculos aprendido em seu curso se romper chego ao numero de 79.000 pelo menos ,bem proximo dos 82.000

Desejo a voce e todos que acompanham esse blog um 2008 repleto de paz e saude ! (independente da economia, por que a economia fica e nos passamos)

Anônimo disse...

Tenho gostado de algumas coisas nesse blog, mas tenho achado ele muito pessimista, apocalíptico. Ser realista é uma coisa, achar que a bolsa está quase sempre na pior já é bobeira. Enquanto isso, os otimistas/realistas de verdade enchem suas contas de dinheiro ganho na bovespa, essa que vcs dizem que tá sempre pra desmoronar.

Marcelo

Unknown disse...

Marcelo já pensou se todos tivessem a mesma opinião? Talvez o lula não tivesse casado com a marisa. Procuro identificar, com meus conhecimentos, movimentos do mercado. Posso estar errado; faz parte, mas tenho que expressar minha opinião, certa ou errada. Não se ganha dinheiro só com Bolsa em alta. Querer que o mercado somente suba, faz parte da torcida dos comprados. Os ciclos econômicos existem e funcionam; é a lei da economia. Podemos estar entrando em um ciclo de queda na economia mundial. O problema é que quando a Bolsa sobe muito, poucos acham que ela vai cair. Quem viver verá.