sexta-feira, março 13, 2009

Bovespa tem queda no dia, mas ganha mais de 5% na semana

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa de 0,35% nesta sexta-feira (13), aos 39.105 pontos. Apesar do resultado no dia, a alta da semana foi de mais de 5%.
No dia, os mercados financeiros internacionais tiveram alta moderada no exterior. As bolsas europeias tiveram alta de 0,7%, enquanto o Dow Jones, referência para Wall Street, ganhava 0,75% perto do fim do pregão.

Desempenho na semana
A bolsa paulista teve seu melhor desempenho da semana na nesta terça-feira (10), seguindo os sinais positivos vindos de Wall Street com a perspectiva de recuperação do setor financeiro. Naquele dia, o Ibovespa subiu 5,59%, a maior alta desde dezembro.
O bom humor foi gerado pelo Citigroup. De acordo com uma carta enviada aos funcionários pelo presidente da instituição, Vikram Pandit, o banco teve lucro de US$ 8,3 bilhões, descontados impostos e itens especiais até fevereiro. No entanto, as provisões para perdas com crédito e baixas contáveis podem diminuir ou até zerar os ganhos. Pandit não apresentou potenciais perdas com provisões.

Mercado interno
Nesta sexta-feira, o dia foi volátil e de poucas notícias relevantes no cenário externo, embora o mercado interno tenha mostrado números positivos do comércio.
Após três meses consecutivos de queda, as vendas do comércio varejista brasileiro deram sinais de recuperação em janeiro, segundo dados divulgados nesta sexta pelo IBGE. Frente ao resultado de dezembro de 2008, as vendas cresceram 1,4%, enquanto a receita nominal do setor teve alta de 2,1%.
Alem disso, o crédito para financiamento imobiliário com recursos da poupança alcançou R$ 1,9 bilhão em janeiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O valor representa uma alta de 17,45% em comparação com o mesmo mês de 2008.

(Com informações da Reuters e Valor OnLine)

Nenhum comentário: