quarta-feira, março 11, 2009

Bovespa termina dia volátil perto da estabilidade

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou um dia volátil perto da estabilidade nesta quarta-feira (11). O índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - teve alta de 0,03%, terminando o dia aos 38.804 pontos.
No dia, as ações das "blue chips" Vale do Rio Doce e Petrobras fecharam em leve alta. Entre as principais quedas, destaca-se a América Latina Logística (ALL), que divulgou balanço mostrando lucro de R$ 176,7 milhões no ano passado. As ações da empresa recuaram mais de 4%.
O volume negociado no dia foi de R$ 3,6 bilhões, em linha com a média do mercado nas últimas semanas. Os investidores aguardam a divulgação da nova taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, para depois do fechamento do mercado. Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano.

Outros mercados
O mercado norte-americano, que abriu em alta depois de registrar o melhor dia desde novembro de 2008 na véspera, também se acalmou. No fim do pregão, o Dow Jones, índice-referência para Wall Street, exibia alta discreta, de 0,06%.

O dia foi de sobe-e-desce também na Europa, onde os principais mercados também ficaram perto da estabilidade. No fechamento, o FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, teve alta de 0,20%, depois de um ganho de 5% na véspera.

A Ásia refletiu nesta quarta o bom humor nos mercados do ocidente na terça-feira, com as boas notícias sobre o lucro do Citigroup no primeiro bimestre de 2009. Tóquio ganhou 4,55%. Seul apontou alta de 3,23% e Hong Kong aumentou 2,02%. Destoando, Xangai caiu 0,91%.

(Com informações da Reuters e Valor OnLine)

Nenhum comentário: