sábado, junho 13, 2009

BOLSAS EM RITMO DE ESPERA





Podem estar esperando Godot. Ou esperando que os ativos tóxicos dos Bancos sejam descontaminados com algum produto químico. Ou que o Nouriel Roubini diga que está errado e que a recuperação mundial começará dia 1 de julho. São várias as hipóteses; escolha uma. Se acha que o mercado vai subir venda todos os ativos e coloque em ações. Se acha que vai cair salte fora rapidinho porque a porta de saída costuma ser estreita.
Coloquei nos gráficos duas linhas : uma azul indicando a subida dos preços. A outra em vermelho indicando o volume (quantidade de ações negociadas) em declínio mostrando saída dos comprados. É pura teoria clássica em Análise Técnica. O resto é palpite de desconhecimento.
PS1 - Não deixem de assistir à entevista com o Roubini que coloquei embaixo.
PS2 - Continuam abertas as inscrições para o curso campeão "Mercado de Ações sem Segredo", dia 04 de julho em São Paulo. Informações: hsantos10@hotmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Roubini profetizou a bolha, mas também errou muita coisa, não podemos ter o rapaz como bola de cristal, não dá para simplesmente dizer que o mercado vai cair porque a bolsa está subindo sem volume, pois também caiu sem volume, acredito que o mercado está aguardando dados novos para se posicionar na compra ou venda, nas últimas duas semanas, só vimos apenas uma coisa: enrolação!!!

João Campinas

Edinaldo Junior disse...

Concordo em parte com o comentário acima, por exemplo: No gráfico da DJ, se traçar uma reta no volume do dia entre 16/23 de março e que termina em Abril, temos um volume decrescrente, entretanto, tivemos nesse período um movimento crescente (que vem até o momento) pois tivemos "injeções" de volumes no meio do caminho. Mesmo exemplo podemos tomar no gráfico da S&P500. Claro que a queda no volume deve ser levada em consideração, mas existem outros fatores que interferem nos movimentos.

Um último detalhe, a cunha, triângulo,etc da bovespa, tá cortanto os candles, o que compromete um pouco a análise. Pois ela ainda se encontra dentro da LTA, e formou um triângulo simétrico, que essa semana devemos ter uma definição: rumo aos 56k ou 50k ?

Isto é apenas minha humilde opinião, só gostaria de deixar meu ponto de vista, não desprezando de forma alguma as demais opiniões, pois todas devem ser levadas em consideração.

Abraços,

Edinaldo Junior
CRA/PE: 7521
edinaldo.junior@ig.com.br
http://www.edinaldojunior.com

Giovani disse...

Muito boa a entrevista com Roubini, não é por nada que ele é professor de faculdade em New York, ele não é profeta e nem guru, mas deu pra ver na entrevista que entende e tem uma visão bem ampla de economia que deve ser respeitada.