segunda-feira, janeiro 21, 2008

BOVESPA CRIA PÂNICO

Um dia como o de hoje, com uma queda no IBOVESPA de 6,62%, deixou muita gente arrasada, principalmente os que não estão acostumados a ver Bolsa em queda. Subir e cair, faz parte do jogo.
A primeira pergunta que uma pessoa deve se fazer ao iniciar o investimento em ações é: "quamto eu posso perder na Bolsa, que não irá me fazer falta?".
A segunda coisa é aprender as regras do jogo, e também poder responder às perguntas: Quando comprar e quando vender.
O que estamos vendo agora é a correção de um período de quatro anos de alta. Quem entrou atrasado, e não saiu a tempo vai perder dinheiro.
O IBOVESPA caiu rápido nos primeiros minutos do dia, e seguiu de lado por todo o dia, revelando pressão vendedora leve, mas ficando em baixa por falta de compradores mais agressivos, tanto que o volume foi menor do que nos outros dias. Vendas longas foram sinalizadas em 65.000 pontos. Recentemente tivemos sinais de alta que não conseguiram se firmar. Faz parte do processo; é o que eu chamo de impoderável, coisas que os gráficos não conseguem antever.
A projeção para o IBOVESPA, que coincide com o suporte no gráfico, é de 50.000 pontos. Em virtude de estar em área de sobrevendido, com o Estocástico próximo a zero, é que acredito em uma alta a qualquer momento.
Vender agora é perda certa. Melhor apostar em uma recuperação.
NOTA: em virtude de problemas no Blogger, deixo de colocar, hoje, os gráficos do IBOVESPA e da Vale e Petro.
Desesperar jamais. Estudar, sempre.

12 comentários:

Anônimo disse...

Mestre,

para aqueles que têm algum $$ em renda fixa, PGBL etc..., não será a hora de tirar e comprar VALE e Petro ???

JG

Anônimo disse...

O Senhor sabia que isto ia acontecer? Quando?

A mensagem de domingo claramente incentivava a comprar Vale e Petro.

Vale caiu 11% e Petro apenas 6%...

Mas elas não iam subir?

http://bolsahoje.blogspot.com/2008/01/vale-e-petro-devem-subir.html

Gostaria de ver se esta mensagem, que nada tem de ofensiva, vai ser publicada ou não passa em seus critérios de moderação.

Já ensinou seus alunos a terem juízo e não seguirem analises de qualquer um? Ou estas postagens só servem para papo de botequim?

Unknown disse...

Godinho não.

Hissa, leia todos os meus comentários de 2007, compare com o movimento dos preços, e depois critique.
HIIISSAAA!

Anônimo disse...

Ei professor td bom? Parece q os tempos de cursinho lotado vão acabar em? Quem vai querer aprender a investir em um mundo q acaba de entrar em recessão? É fácil ganhar $$$ quando a bolsa sobe 40% ao ano, ou mais. Quero ver ganhar $$$ com a bolsa fechando o ano em negativo, ou com ganho insignificante, como ocorreu de 1994 a 2002. Abraços.

Unknown disse...

Victor é o contrário. Quando a Bolsa sobe, só tem gênios e gurus. Médicos, Advogados, Corretores de Seguro começam a dar aulas sobre Bolsa e Ações. Tem aluno meu que começa a dar curso logo depois da aula, inclusive copiando minha apostila. Festa Total.
Quando a Bolsa cai, a galera cai na real e quer aprender. Já estou com agenda cheia até junho.

Anônimo disse...

o bom é que esta ficando tudo bem barato para quem esta líquido!
=)
espero q isso passe logo e a hora das compras chegue e que nesse momento eu esteja afiado na AT do mestrão Humberto!!
ai é mel na chupeta!!
hehehe!!

Felipe Assos

Anônimo disse...

Humberto,

Te mandei um e-mail ontem, você recebeu?
Gostaria de um feedback.

Abraço

Rodrigo

Anônimo disse...

NO ORDER ONLY CAOS

Anônimo disse...

COMO PODE HISSA ESCREVER "HISSO"
a palavra devem sugere algum incerteza, se tivesse entrado devagar e com stop curto nao estaria ai choraminguando, e taria feliz caçando oportunidades nessa baixa, grato prof. acredito plenamente, vale e petro devem subir AMANHÃ!

Anônimo disse...

É... parece que teve gente que se ferrou. Mas tem de ser muito iniciante para entrar na bolsa de peito aberto num momento como esse. Agora é momento de ficar entrincheirado. Sempre "stopado". Além do mais, ninguém é obrigado a ler o que o professor Humberto escreve. Bola pra frente. E o resto da semana?

Unknown disse...

João ainda não é hora.

Rodrigo respondi hoje.

Anônimo disse...

Sei q o senhor esta cheio d coisas pra fazer...
mas gostaria de uma resposta para minhas perguntas dos emails, pois vai me ajudar muito em minhas análises, já que parece que agora o mercado pelo menos para curto prazo vai dar uma melhoradinha com esse corte de juros do fed...
agradeço sua atenção professor!

Felipe Assis