segunda-feira, janeiro 21, 2008

BOVESPA HOJE

Recebi ao longo do dia diversos e-mails, com pessoas assustadas pela queda forte do IBOVESPA. Eu sabia que um dia isso aconteceria. As pessoas esão acostumadas com a alta, viram çábios em Bolsa, vão para os Fóruns dizer bobagens, tornam-se experts, e no dia que o mercado vira se apavoram. Infelizmente é assim. O medo e ambição dominam os mercados. O medo está ganhando.
Olhando o gráfico intraday do IBOVESPA percebe-se que o mercado caiu na abertura e se manteve de lado até agora (16:30h), sinal de que a presão de venda está localizada, e tende a diminuir amanhã, com as bolsas americanas operando. Os brasileiros hoje perderam o rumo, pois não tiveram os americanos para indicar tendência do dia. O volume está baixo, denotando apavoramento de iniciante.
Meu conselho: a hora de vender já passou; o mercado deve voltar amanhã ou quarta. Será uma recuperação técnica, que pode ser rápida.
Como o índice Dow Jones está em área de sobrevendido, acredito que os mercados tenderão a ter um descanso, para mais adiante indicarem novo rumo de alta ou de baixa.
A propósito: esqueçam as projeções de 82.000 pontos para dezembro feitas pelo Citibank (até eles erram, como erraram feio nas subprime - US$10 bilhões de prejuízo num trimestra dá Prêmio Nobel - de incompetência).

7 comentários:

Anônimo disse...

humberto

logicamente que a queda foi atipica. mas o que esta assustando mesmo sao os futuros americanos, que fecharam com queda de mais de 4%
Se nao acharem o Bin Laden essa madrugada, nao sei o que pode acontecer

Anônimo disse...

Acho que amanhã tem mais Chinelada na Cachorra.

Anônimo disse...

Prezado Mestre Humberto,

Por precaução desfis todas as minhas posições antes das festas e antes de todas essas quedas, todavia agora com tanta ação barata estou me segurando para não entrar novamente... O senhor disse que a hora de vender já passou, mas e a hora de comprar ? Já chegou ou ainda é necessário se ter mais paciência e aguardar ?

Unknown disse...

Leandro
A hora ainda não chegou. Quando chegar é para tiro curto com stop de entrada pequeno e stop móvel também.

Anônimo disse...

Tiro Curto eu vou dar é na minha cabeça!! Até agora já perdi 35k.

Unknown disse...

Mendonça, vou fazer um seguro de vida para vc, onde eu pago mas sou o beneficiário, OK?

Anônimo disse...

Perdeu 35K se vendeu, se não, pode recuperar; o problema é que neguinho põe dinheiro na bolsa p/ pagar o cartão de crédito no fim do mês... aí tem que realizar o preju.