segunda-feira, fevereiro 09, 2009

BC Focus: reduz novamente previsão do PIB 2009


Pela segunda semana seguida, o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central apontou redução nas previsões para o PIB 2009. Desta vez, caiu de 1,80% para 1,70% (linha preta, no gráfico). A expectativa para a produção industrial também caiu, de 2% para 1,50%.
A previsão para o IPCA subiu um pouco, de 4,60% para 4,73%. A mesma coisa aconteceu com o IGP-DI, que foi de 4,49% para 4,63%.
Na semana passada, tanto o IPCA de janeiro quanto o IGP-DI surpreenderam os economistas vindo um pouco mais forte como reflexo da alta dos preços dos alimentos e dos produtos agrícolas no atacado. Mesmo assim, as expectativas de inflação ainda permanecem num patamar confortável para o Banco Central. O efeito que a crise causa sobre os preços ainda é de queda.
Em julho de 2008, os economistas acreditavam que a economia brasileira teria um crescimento em torno de 4% este ano (linha vermelha).
NOTA do Blog: Mantega e Lula continuam a enganar a galera dizendo que vamos crescer entre 3,5% e 4%. O rei está nu.
Publicado no Blog de Míram Leitão em 9/2/09

Um comentário:

Unknown disse...

Neste ritmo daqui a poucos meses vamos projetar PIB 2009 = 0%

É interessante de ver como existe um gap entre a pesquisa Focus publica e o que o Lula e o Mantega falam ... até parece que eles divulgam dados de outro pais.

Abs.,
Daniel