quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Instabilidade dita ritmo do pregão e Bovespa fecha em baixa

Bolsa nacional teve queda de 0,88%, para 40.845 pontos.
Rumo das commodities influenciou resultado das ações no dia.

Do G1, em São Paulo

A queda nos preços das commodities levou a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para a terceira queda seguida nesta quarta-feira (11), depois de um pregão volátil e de giro financeiro limitado.
O índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - foi afetado pela queda de ações como a Petrobras e a Vale e fechou com baixa de 0,88%, aos 40.845 pontos. O volume negociado foi de R$ 3,7 bilhões.
No setor de metais, conversas de que a Vale estaria enfrentando pressões mais fortes de clientes na China por descontos maiores nos preços de minério de ferro levaram a ação da companhia a cair 1,94%, para R$ 30,29.
A queda nos preços de metais também pressionou as fabricantes de aço. A Usiminas perdeu 2,8%, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) teve baixa de 2,7%. Reagindo a uma nova queda no petróleo, a Petrobras perdeu 0,55%.

Commodities e pacote
Segundo investidores, na ausência de indicadores macroeconômicos mais relevantes, os investidores buscaram referência nos mercados de commodities, que tiveram outro dia de ajuste, após tendência de alta do início do mês.
"Teve um pouco de realização de lucros", acrescentou Nicolas Barbarisi, diretor de operações da Hera Investments.
A queda do índice foi parcialmente esvaziada nos últimos minutos da sessão, com a reação positiva de Wall Street ao anúncio de que congressistas dos Estados Unidos chegaram a um acordo sobre o pacote de estímulo econômico do governo Obama.

Mercado externo
Na Europa, os mercados acionários perderam terreno, fechando no menor patamar em uma semana, à medida que o novo plano de resgate de Washington teve uma recepção negativa, enquanto os investidores digeriam uma série de resultados variados.
O índice FTSEurofirst 300, principal referência das bolsas de valores europeias, fechou em queda de 0,21%, a 804 pontos, menor patamar de fechamento desde 3 de fevereiro.
Os mercados da Ásia refletiram hoje o pessimismo da terça e fecharam em baixa.

Nenhum comentário: