sábado, fevereiro 07, 2009

MINHA COLHER NESTE MINGAU

Clique no título para ler o artigo do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vejamos o que dizia o relatorio do mesmo site em janeiro de 2008 para ver se Mendonca de Barros é de fato um dos iluminados que deveríamos continuar a ouvir:"Portanto, nosso cenário base para a economia norte-americana é ligeiramente melhor que o consenso. Acreditamos que há chances de que os EUA consigam evitar uma recessão, ainda que fiquem bem próximos a ela. .... Nesse sentido, reconhecemos que os riscos de um cenário adverso são elevados, mas sem perder de vista o horizonte positivo de médio prazo.
Em relação à Europa, acreditamos que o ciclo de crédito deve se desenvolver de maneira similar aos EUA,embora com menor intensidade, já que as famílias parecem menos expostas."... ".. Esperamos crescimento próximo a 1.5%, pouco abaixo do potencial, nos dois primeiros trimestres. Isso deve permitir que o Banco Central Europeu adote um discurso menos conservador e eventualmente se junte ao FED, flexibilizando a política monetária." ..."Finalmente, não devemos desprezar o risco de que o crescimento no mundo desenvolvido surpreenda para cima, o que pode ocorrer no segundo semestre de 2008. A princípio esse poderia ser mais um ponto positivo para ativos de emergentes. Porém, dada a política monetária expansionista adotada nos EUA, os temores de inflação podem ressurgir rapidamente." Fonte: Relatorio Quest Investimentos janeiro de 2008
Enquanto isso, nesse mesmo janeiro, outros que não o sábio já diziam:
Economist: revisão do PIB pode indicar recessão nos EUA
A recessão nos Estados Unidos pode estar mais próxima do que se imagina. A primeira estimativa para o crescimento do PIB no quarto trimestre, divulgado ontem, foi de 0,6%. Mas, alertou a The Economist em artigo publicado hoje no site da revista, o número pode se tornar negativo nas próximas revisões, e já iniciar o marco da recessão.

(http://www.economist.com/daily/news/displaystory.cfm?story_id=10608833&top_story=1)
Mas salve os Mendonças de Barros da vida, que podem falar o que quiserem porque sempre se encherão de dinheiro dos incautos que não lembram o que lhes foi dito por esses pouco tempo atrás...
Ao menos esse povo poderia descer um pouquinho do pedestal, mostrar o quanto tem errado em suas previsões e análises carregadas de preconceitos, interesses particulares e políticos e outros e admitir o "só sei que nada sei...".

Unknown disse...

Fique calmo pois o coração pode não aguentar.