quarta-feira, fevereiro 18, 2009

BOVESPA FECHA COM LEVE BAIXA

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não conseguiu segurar a recuperação que "ensaiou" no início do pregão e fechou com desvalorização nesta quarta-feira (18). Ao fim do pregão, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, teve perdas de 0,43%, terminando aos 39.647 pontos.
Os analistas de mercado de ações do Citigroup reduziram nesta quarta-feira a recomendação para os papéis listados na bolsa brasileira de "acima da média do mercado" para "neutro". Entretanto, no dia, o comportamento das ações mais negociadas da Vale e da Petrobras foi oposta: o papel da mineradora subiu 1,89%, enquanto o da petrolífera perdeu 1,93%.
Para justificar a decisão, o banco afirmou que trata-se de um posicionamento de curto prazo, já que o Ibovespa acumula alta de 47% desde novembro e apresenta um desempenho acima da média dos emergentes neste período.
Mesmo com a revisão da recomendação, o Citi manteve a projeção de que o Ibovespa encerrará aos 55 mil pontos este ano - hoje, o índice está está em torno de 40 mil pontos. O banco norte-americano também disse que prefere o Brasil ao México e reiterou a recomendação de posição "acima da média" para o Chile.

Bolsas asiáticas seguem pessimismo externo e caem
*
Bolsa de Nova York recua para o menor patamar desde novembro

Estados Unidos

Os investidores mantiveram a cautela frente uma carregada agenda de indicadores essencialmente negativos, como a forte queda na produção industrial dos Estados Unidos, que caiu 1,8% em janeiro perante dezembro. No país, a construção de casas novas também teve forte queda, de 16,8%, no primeiro mês do ano.
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) anunciou nesta quarta-feira que o desemprego nos Estados Unidos deve aumentar de modo significativo até o final de 2010, descendo levemente em seguida. O Fed disse também que a retração econômica do país deverá ficar entre 0,5% e 1,3% no primeiro semestre deste ano.
O mercado também acompanha a apresentação do plano de ajuda para os devedores de hipotecas, que será apresentado pelo presidente dos EUA, Barack Obama. O plano ganhou reforço financeiro de US$ 25 bilhões, e chegará agora a US$ 75 bilhões, segundo informações prévias anunciadas pela Casa Branca.

Comportamento das bolsas
Os índices de Wall Street registrou um dia volátil. O indicador industrial Dow Jones - referência para Nova York - ganhava 0,04% por volta das 18h30 (já depois do fechamento do mercado brasileiro), enquanto o índice eletrônico Nasdaq recuava 0,08%.
O índice FTSEurofirst 300, das principais ações européias, caiu 0,27%, para 763 pontos no fechamento preliminar de uma sessão marcada pela volatilidade. O resultado só não foi pior porque as ações dos bancos, que tiveram forte desvalorização na véspera, apontaram valorização no dia.

(Com informações do Valor OnLine e da Reuters)

Nenhum comentário: