quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Bovespa perde fôlego na reta final, mas ainda fecha em alta

Após chegar a registrar elevação superior a 4% durante o pregão desta quarta-feira (4), a a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) perdeu fôlego na última hora de negociação e reduziu seus ganhos. Ao final do dia, a bolsa nacional apontou alta de 0,96%, aos 40.129 pontos. O giro financeiro ficou na casa de R$ 5,5 bilhões.
A redução do otimismo registrado na Bovespa acompanhou a 'virada' do mercado americano, que passou para o vermelho após repercutir os dados divulgados sobre a economia e a notícia que o presidente Barack Obama vai limitar os salários dos executivos das empresas que estão recebendo ajuda do governo do país.
Por volta das 18h de Brasília, o índice industrial Dow Jones tinha baixa de 1,37%, para 7.967 pontos, enquanto o ampliado S&P 500 caía 0,65% e o Nasdaq recuava 0,07%.

Commodities em alta
Mais cedo, a Bovespa havia subido no embalo dos papéis da Vale do Rio Doce, reflexo de uma alta no preço das commodities registrada durante o pregão..
Os investidores reagiam à notícia de que o excesso de estoques de minério de ferro na China está acabando, segundo a mineradora australiana BHP Billiton.
"Isso está fazendo o mercado acreditar que a Vale terá que conceder um desconto menor nos preços de minério para os chineses", disse Roberto Além, economista da M2 Investimentos.
Após subirem mais de 8% durante as negociação, as ações da mineradora terminaram com elevação de 4,25%. A outra "blue chip" da Bovespa - a Petrobras - teve um dia menos positivo, acumulando alta de 0,47%.

Véspera
Na terça-feira, a Bovespa recuperou-se depois de registrar três desvalorizações seguidas e subiu 2,79%, a 39.746 pontos. O dia foi marcado por dados negativos sobre a economia nacional, mas a notícia de que a expectativa de venda de casas nos EUA cresceu em dezembro animou os investidores.
Entre as ações mais negociadas na Bovespa, Petrobras e Vale operam com ganhos no dia - as ações mais negociadas da mineradora subiram 4,86%, enquanto as da petrolífera ganharam 3,89%. A líder em valorização no dia foi a Cyrella Realty, com alta de 10%. O volume negociado no dia foi de R$ 3,4 bilhões.

(Com informações da Reuters e do Valor OnLine)

Nenhum comentário: