quinta-feira, maio 07, 2009

Após seis altas seguidas Bovespa cai 2,8%

Depois de seis pregões seguidos de valorização, os investidores aproveitaram a quinta-feira (7) para embolsar os lucros e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda.
Principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa terminou os negócios com desvalorização de 2,8%, aos 50.058 pontos.
Um dos pretextos encontrados pelos investidores para acabar com a rota compradora e embolsar ganhos foi o resultado de um leilão de títulos do governo dos Estados Unidos, que não teve a resposta desejada.
Ações de bancos e de companhias ligadas a commodities, as que mais vinham subindo, estiveram entre as maiores quedas do índice nesta sessão.

Em Wall Street, o índice Dow Jones caiu 1,2%.
Durante o pregão, no meio da tarde, o índice chegou a perder o patamar dos 50 mil pontos e operar em níveis mais baixos.

À espera dos testes
O mercado ainda aguarda os resultados dos "teste de estresse" nos bancos norte-americanos, que serão divulgados no fim da tarde, acabando com uma série de especulações sobre os bancos que precisam levantar mais capital.
Estimativa feita pelo Citigroup aponta para a necessidade de US$ 75 bilhões em capital para todas as instituições, com o Bank of America precisando da maior quantia, US$ 33 bilhões.
Na quarta-feira (6), o Federal Reserve (Fed) e outros reguladores do setor bancário divulgaram comunicado apontando que as instituições terão 30 dias para elaborar planos sobre como levantarão o novo capital necessário para atender às determinações do teste.

(Com informações do Valor OnLine e da Reuters)

Nenhum comentário: