sexta-feira, maio 22, 2009

COMENTÁRIO DE MÍRIAM LEITÃO

Mercados na Quinta Feira
Bovespa cai por causa de notícias externas

O dia foi de queda nas bolsas daqui e dos Estados Unidos. A Bovespa caiu 2,26%, aos 50.087 pontos. Por aqui, pesou a queda nas commodities, que derrubaram as ações da Petrobras e da Vale, as principais do Ibovespa. Além disso, como já tínhamos dito aqui no blog mais cedo, a redução de estável para negativa para a dívida britânica pela agência Standard & Poor's abalou a bolsa aqui e principalmente o mercado americano e europeu.

A aversão ao risco por causa da redução do rating britânico ajudou na queda das commodities e na realização de lucros nas bolsas, que registraram queda. E só não mexeu no mercaod de moedas.

Lá nos EUA também tiveram os dados do seguro-desemprego, o que ajudou a derrubar as bolsas. O Dow Jones caiu 1,54%, o S&P500 teve recuo de 1,68% e o Nasdaq teve queda de 1,89%.

Essa queda nas bolsas já era esperada. Como já falamos aqui no blog, a gangorra vai ser normal neste momento, já que o mercado antecipou a recuperação da economia. Além disso, as bolsas subiram muito desde o meio de março e não manteriam esta trajetória alta apenas, sem passar por uma realização de lucros e quedas. Até porque, é isso que vai permitir novas subidas das bolsas.

Nenhum comentário: