segunda-feira, maio 18, 2009

Bovespa fecha em alta de 5,01% e se aproxima de recorde do ano

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acompanhou o bom desempenho dos mercados internacionais e fechou com forte alta nesta segunda-feira (18), acima dos 51 mil pontos e próxima no nível recorde de 2009 até agora, registrado em maio.
Principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa terminou os negócios em valorização de 5,01%, aos 51.463 pontos. O patamar mais alto do ano foi o de 51.499 pontos, alcançado pelo índice no dia 6 de maio.
Com o resultado desta segunda, o Ibovespa acumula valorização de 8,82% no mês e 37,05% no ano.
Na semana passada, a bolsa paulista acumulou queda de 4,65%.
O mercado foi influenciado ainda pela forte alta dos mercados de commodities internacionais, que deu impulso às blue chips Petrobras e Vale, em dia de exercício de opções.
Segundo profissionais do mercado, os ganhos nos índices acionários de Wall Street e nos mercados de commodities animaram investidores que apostam na alta no mercado de opções.
"Tem gente pressionando para forçar o exercício de algumas séries que pareciam perdidas", disse um operador de uma grande corretora em São Paulo que pediu para não ser identificado.
A volta do cenário positivo acompanha os ganhos verificados nas bolsas do exterior. Na Europa, os principais indicadores fecharam em alta. Nos Estados Unidos, as bolsas também sobem.
No Brasil, dados positivos do mercado de trabalho foram interpretados como sinais de uma possível recuperação na economia e agradaram investidores.
O saldo de empregos em abril ficou em 106,205 mil, bem superior ao saldo registrado em março, de 34,818 mil novas vagas formais criadas no país, mostrou o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged).

(Com informações do Valor Online e da Reuters)

Nenhum comentário: