sexta-feira, maio 08, 2009

Bovespa sobe 2,67% nesta sexta-feira e acumula ganho de 37% em 2009

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou na máxima do dia nesta sexta-feira (8), acumulando alta de 36,87% desde o início do ano e de mais de 74% em relação ao patamar mais baixo do Ibovespa desde o início da crise, registrado em 27 de outubro do ano passado.
No fechamento, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - teve alta de 2,67%, aos 51.395 pontos. Na primeira semana de negociações em maio, apesar da queda de quinta-feira, a valorização acumulada foi de 8,68%.
O volume financeiro foi mais baixo do que o dos últimos dias, marcando pouco menos de R$ 5 bilhões, mas superando a média dos últimos meses, quando o investidor estrangeiro havia fugido da Bovespa.
Entre as principais ações, a mais negociada da Vale (Vale PNA) teve ganho de mais de 2% nesta sexta-feira, enquanto a Petrobras PN, o principal papel da petrolífera, teve perda de 1,5%. No ranking das maiores altas figuraram companhias com a Aracruz, BM&F Bovespa e Braskem.

Mercado americano
No lado real da economia, o Departamento de Trabalho dos EUA mostrou que foram fechadas 539 mil postos de trabalho em abril, montante inferior ao estimado. Em linha com as expectativas, a taxa de desemprego cresceu para 8,9%, a maior em 26 anos.
Na noite da quarta-feira (7), o Federal Reserve (Fed), banco central americano, apontou que dez dos 19 bancos avaliados precisarão levantar US$ 74,6 bilhões para poder enfrentar uma possível piora de cenário econômico. As instituições que precisam levantar dinheiro, entre elas Wells Fargo e Morgan Stanley, já estão se mexendo para buscar capital.

(Com informações da Reuters e do Valor OnLine)

Nenhum comentário: